postagem de 10 de Janeiro de 2020

Twitter lança plataforma especial para pesquisadores acadêmicos

Twitter lança plataforma especial para pesquisadores acadêmicos
Tudo que você posta nas redes sociais é valioso e essas informações vem ajudando a entender o comportamento da sociedade

É fácil e tentador compartilhar o dia a dia no Twitter. Quase como um diário online, o aplicativo está sempre na palma da mão e faz com que informações pessoais sejam publicadas por livre e espontânea vontade. O lado bom é que todos esses dados vêm sendo utilizados não só para publicidade, mas para mapear o comportamento da sociedade.

A ferramenta lançada se chama “Dados do Twitter para Pesquisadores Acadêmicos” e apresenta informações abrangentes sobre as APIs da plataforma, que vão desde integrações e acesso a dados, análise, visualização e infraestrutura, até hospedagem. Mas, para conseguir dar uma olhada em todos esses dados é preciso solicitar uma conta e responder um questionário. O acesso é criado especialmente para contas de desenvolvedores.

Para entender um pouco melhor a funcionalidade e qual o objetivo de tudo isso, é preciso entender o que é uma API. Chamada de “Interfaces de Programação de Aplicativo”, é a forma como os programas de computador conversam entre si para trocar informações. São aplicações que já vem sendo utilizadas para desenvolver sotftwares que integrem o Twitter. A partir dessa ferramenta é possível que as empresas possam medir a opinião dos clientes que postem algo na rede social por exemplo.

Agora, com a ferramenta, a relação entre Twitter e estudiosos se fortalece e o desafio aumenta. Um dos principais objetivos dos estudos é entender comportamentos da sociedade e os chamados assuntos de “conversas pública”. Vem muito trabalho pela frente e não é atoa que, mesmo tendo acabado de lançar a ferramenta, o Twitter já se comprometeu a melhorar os recursos disponíveis e remar na direção contrária de seus concorrentes, né Facebook?

Tá, mas por que esses dados são tão especiais para os pesquisadores?

Os dados do Twitter tem uma característica única porque é reflexo de informações que os usuários escolheram compartilhar. Mesmo os dados privados, como as Mensagens Diretas, também podem ser gerenciadas e compartilhadas, se assim o @ quiser.

Por isso, a plataforma tem uma variedade de dados que podem ser usados de diferentes formas. As principais, e que podem te afetar diretamente, são:

Contas e usuários: Para esse caso os desenvolvedores podem gerenciar perfis e configurações de conta, solicitando informações sobre a atividade de uma conta autorizada, por exemplo. Um dos benefícios disso vem de departamentos públicos, como por exemplo o Controle de Emergências da Comunidade Britânica, que compartilha com os moradores alertas de emergência.

Tweets e respostas: Para esse caso, é possível acessar tweets por palavras-chave ou até mesmo solicitar uma amostra de tweets de uma conta específica. Esses são dados muito utilizados por instituições, como a ONU, que busca identificar e combater desinformação que afeta iniciativas de saúde pública. Um bom exemplo disso é o rumor sobre as vacinas fazerem mal"? questão de utilidade pública, não é mesmo?

Mensagens Diretas: O Twitter não comercializa Mensagens Diretas, ok, mas compartilha as que foram previamente permitidas por usuários (inclusive vale a pena dar aquela checada como estão as permissões da sua conta). Esse é um exemplo utilizado principalmente para empresas, que conseguem criar experiências a partir do diálogo, com a interação humana para atendimento ao consumidor, ações de marketing e engajamento da marca.

O impacto da plataforma e dos seus resultados no mundo

2020 é um ano eleitoral chave nos Estados Unidos e por isso fica fácil entender porque a preocupação com as interferências das redes sociais aumentam. Estudar o comportamento dos usuários ajuda a identificar o que pode ter sido ação de robôs por exemplo, afinal não é novidade para ninguém que tudo isso afeta diretamente a saúde das democracias (e ela parece estar em cheque).

O lado bom é que existe pelo menos uma tentativa de monitorar a desinformação e esse crédito deve ser dado à comunidade de pesquisa. O Twitter é uma das primeiras redes sociais a assinar um Código de Prática voluntário que formaliza o compromisso da plataforma em combater contas falsas e robôs.

Esse engajamento contribui para que possamos entender, cada vez mais, o que acontece na internet e qual o poder de cada um de nós dentro dela. Lembre-se, cada clique e cada palavra pode significam vendas, resultados e até democracia!


Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/ Créditos: Divulgação

O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.

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