Se você curte games, sabe muito bem o quanto este universo é envolvente e similar ao mundo real.
Desde quando The Sims e a Colheita Feliz eram o auge dos jogos virtuais, já víamos que os games têm uma função: nos envolver, independente da nossa idade.
Afinal, atire a primeira pedra quem nunca virou a noite construindo uma mansão ou colhendo milho na fazenda.
Para conseguir cativar o público, nada melhor do que tornar a realidade virtual o mais parecida possível com as nossas vidas.
Vem com a gente, leia o artigo completo e descubra quais possibilidades o mundo dos jogos oferece ao envolver o público em seus universos.
De acordo com a Gazeta do Povo, o mercado de jogos movimentou R$11 bilhões de dólares apenas em novembro de 2020, apontando, segundo a consultoria da Newzoo, um crescimento a longo prazo, podendo chegar ao faturamento de US $200 bilhões no final de 2023.
Essa indústria não para, sabe por quê? Porquê os jogos virtuais são consumidos constantemente no mundo todo.
Analisando o potencial dos games, já parou para pensar em como seria vantajoso utilizar os jogos virtuais para representar causas sociais e transmitir seus significados para as pessoas?
Não precisa pensar muito, isso já acontece, e vamos te contar mais nos próximos capítulos.
Diversos games representam a realidade da sociedade, sendo assim, também é possível representar causas sociais para despertar o interesse das pessoas, e conscientizá-las a respeito de determinados assuntos, veja alguns exemplos:
A Epic Games homenageou um dos maiores líderes sociais da história, Martin Luther King Jr, através do jogo Fortnite, que apresentou o mapa “Marcha Pela História”, fazendo alusão à marcha sobre Washington, que ocorreu na capital americana em 1963.
A alusão a causas sociais não ficam restritas a homenagens.
A sociedade também homenageia ações proporcionadas pelo universo game. A visibilidade de mulheres produtoras de conteúdo sobre jogos virtuais é uma delas.
O mundo virtual é um espelho do mundo real e, assim como as pessoas hoje em dia tem muito mais interesse em abraçar causas, dar espaço de fala para minorias e investir em ações sociais, os games buscam maneiras de ressaltar questões em prol de uma sociedade melhor.
Afinal de contas, se eles representam nossa realidade, quanto melhor ela for, mais legal os jogos serão, certo?
Vale lembrar que, jogos são criados e administrados por empresas e, como sempre falamos por aqui, as organizações estão cada vez mais interessadas em abraçar causas e se aproximar dos consumidores, mostrando-se preocupadas com a sociedade.
As indústrias de games expressam essa preocupação em seus produtos: jogos. E como a maioria delas são conhecidas por seus produtos, a comunicação é efetiva, o público compreende suas ações facilmente, e consomem cada vez mais.
E a sua empresa, a comunicação dela é efetiva e mostra quais causas sociais são apoiadas?
A equipe da Benetton pode te ajudar, entre em contato conosco! ;)
Gostou do conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Globo Esporte
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.