Uma estratégia simples e que muitas marcas e empresas têm recorrido para otimizar os textos na internet são os backlinks. Mas entender o que é, é o primeiro passo. Backlink são aquelas palavrinhas sublinhadas, ao longo de um artigo, que auxiliam um texto/ artigo, complementando assim a leitura.
Isso! Basicamente sim. São links posicionados de forma estratégica-inteligente em um artigo/ notícia, a fim de "melhorar" o texto, dar aquela "encorpada" no conteúdo, sabe? Basicamente é isso.
1. Guest posting
A dica de ouro aqui é o "guest posting". Ele costuma ser uma parceria entre empresas, ao qual uma produz conteúdo pra outra, como uma troca mesmo, quer coisa melhor? Isso sim é relevância! Assuntos complementares, relacionados, links que agregam o seu conteúdo, uma auxiliando e indicando a outra. Acredite, isso sim agrega valor e relevância para os mecanismos de busca!
2. Monitore o mercado
E esteja muito, muito atento! Existem ferramentas como o SEMrush que verificam onde estão as ações de backlink, verificando as oportunidades de ações dos competidores do mercado.
3. Textos-âncora
Textos-âncora é aquela palavra-chave que você irá inserir o link, seja interno ou externo, sendo termo associado ao que seu público está buscando, logo, um termo relevante, estratégico. Os textos-âncora funcionam muito e são muito recorrentes para você começar a ver os resultados, por isso, não tenha medo, use e abuse dessa prática de backlink!
Existem boas práticas para transformar o seu conteúdo em um conteúdo relevante. Reformular o seu site, apostar em conteúdos estratégicos, investir em diversas ferramentas e profissionais, mas a dica principal é: comece! Reflita primeiramente no que você precisa, como precisa e o que quer oferecer, esse é o primeiro passo. Refletir sobre o seu negócio é essencial para logo em seguida buscar ajuda. Existem muitas empresas no mercado para as mais variadas necessidades e aqui trouxemos uma das dicas digitais, mas que talvez, para o seu negócio, não seja assim tão interessante (vai saber?). Por isso, acreditamos que o essencial é você ter a resposta da sua pergunta: o que você busca alcançar com o seu negócio? Comece refletindo a respeito de onde quer chegar, o restante, com certeza o mercado terá inúmeras respostas para te auxiliar.
Boa jornada!