O profissional de mídia é o principal responsável pelo planejamento e execução de grande parte da estratégia que existe por trás de uma campanha publicitária ou ação de marketing. É ele quem sugere os meios de comunicação, negocia orçamentos, programa as inserções, planeja as ações e acompanha o desenvolvimento dos processos.
Bateu aquela curiosidade para saber mais sobre o assunto? Então fique ligado nos tópicos que separamos para este blog. Boa leitura!
Antes de qualquer coisa, é muito importante saber que esse colaborador precisa ter um perfil bastante centrado, para lidar bem com diferentes contas ao mesmo tempo, assim como é feito dentro dos squads da Benetton.
Além disso, é ele quem estabelece a ponte de comunicação entre clientes e equipe, através do diálogo constante com as diferentes áreas envolvidas na criação de uma peça on ou off-line.
Por isso, confira abaixo as 3 principais atividades desenvolvidas pelos profissionais de mídia em uma agência de comunicação:
Para ter um amplo conhecimento sobre o público e persona de seus clientes, esse profissional vai precisar realizar pesquisas, acompanhar dados de consumo e analisar comportamentos em comum, dentre outros pontos.
A partir das pesquisas e coletas de dados realizadas, será necessário dividir o público em diversos segmentos, como faixa etária, classe social, nível de formação, perfil de consumo etc. Aqui o foco é criar um panorama completo com todos os públicos e personas de cada conta, para que se entenda qual mídia é mais acessada por cada perfil.
Após a fase de mapeamento e estudo de público, o mídia verifica os meios mais adequados para divulgar comunicações de forma estratégica. Se a maior parte do seu público estiver concentrada em uma rede social específica, como o LinkedIn, por exemplo, este vai ser seu foco inicial.
Para além das redes adequadas, o profissional de mídia também faz a análise e seleção de horários ideais para realizar qualquer tipo de ação estratégica. Se a sua escolha de veículo para postagens for o LinkedIn, deve-se analisar qual é o melhor horário de acessos para gerar maior engajamento de seus consumidores de forma orgânica.
O mídia também precisa acompanhar informações relacionadas à audiência dos veículos de comunicação. Ele deve analisar dados como o número de seguidores ou inscritos nas redes sociais, assinantes dos jornais, acessos aos portais de notícias etc.
O objetivo dessa tarefa é compreender o alcance de cada veículo de comunicação, para saber qual deles é o mais adequado para as campanhas desenvolvidas pela sua empresa.
Além dos tópicos mencionados acima, contar com a presença do profissional de mídia pode ajudar a alavancar sua estratégia de comunicação ao melhorar o relacionamento com clientes e colaboradores, proporcionar mais engajamento para suas ações digitais e até mesmo beneficiar o ROI do seu negócio!
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Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
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