O YouTube não quer mais saber de polêmicas com o seu nome envolvido. Há um certo tempo já vem impedindo publicações que envolvam sexo ou violência extrema, e recentemente publicou mais uma restrição para os criadores: vídeos de brincadeiras e desafios perigosos são proibidos na plataforma.
Considerados como “conteúdos que encorajam a violência ou atividades perigosas que podem resultar em sérios danos físicos, estresse ou morte”, publicações como essa infringem a política de produções ofensivas e perigosas, de acordo com site, segundo o B9. A plataforma também cita a questão de afetar as crianças, que podem “sofrer estresse emocional” ao tentar seguir esse tipo de desafio.
Esse tipo de publicação não é algo recente, mas esse tipo de “pegadinha” está alcançando novos problemas, como a preocupação de outras empresas! O desafio mais recente é inspirado no filme Bird Box, o “Bird Box Challange”, e leva as pessoas a praticarem desafios com os olhos vendados, como dirigir carros. Isso deixou uma repercussão tão grande, que as polícias de diferentes lugares e a própria Netflix (que distribui o filme) pediram ao público que parassem com o Challange.