postagem de 16 de Fevereiro de 2022

3 séries que ensinam muito sobre marketing digital

3 séries que ensinam muito sobre marketing digital
Entenda o sucesso por trás dos fenômenos das plataformas de streaming

Não é de hoje que a Netflix vem recebendo inúmeros concorrentes diretos. Diversas emissoras seguiram o exemplo da “vermelhinha do tudum” e decidiram se adaptar ao novo normal, apostando no leque de infinitas possibilidades oferecido pelo serviço de streaming. Esse termo, por definição, refere-se a uma ou mais plataformas online que oferecem um extenso catálogo de filmes, séries e músicas aos seus consumidores.

Um ponto em comum e importante de ser destacado sobre todas essas plataformas é justamente o formato flexível de assinatura que proporcionam. Os streamings aceitam assinantes mensais, semestrais e anuais, além de oferecer descontos progressivos com certos benefícios (como maior resolução de imagem ou quantidade de telas simultâneas), dependendo da escolha do cliente. Esse método de troca caracteriza o gatilho mental da reciprocidade e pode ser aplicado em qualquer empreendimento. É quando você oferece algum tipo de material exclusivo para o seu consumidor, e em troca, ele te oferece dados de e-mail, telefone ou mantém seus serviços contratados por mais tempo, por exemplo.

Atenção, alerta de spoiler! Este blog contém dicas imperdíveis sobre algumas estratégias de marketing de qualidade, inclusive sobre a técnica que é capaz de gerar identificação com o público e fidelizar clientes em qualquer segmento. Por isso, preste bastante atenção aos detalhes, mas não se esqueça de apreciar o final, que é sempre a melhor parte.

Bateu aquela curiosidade para saber mais sobre o assunto? Separamos 3 séries de sucesso que podem ajudar a exemplificar e ilustrar tais estratégias. Confere aí!

A febre Emily in Paris

Estrelada por Lilly Collins, a série da consagrada Netflix teve sua segunda temporada lançada em dezembro de 2021 e já recebeu, em janeiro deste ano, a confirmação das duas próximas filmagens. Seu enredo gira em torno de Emily Cooper, uma jovem profissional de marketing (alerta de gente como a gente ativado!), que precisa lidar com as transformações ocasionadas por uma nova oportunidade de trabalho, em um país totalmente novo e desconhecido.

Depois de conseguir superar o choque cultural, Emily também nos ensina algumas lições muito importantes sobre criatividade, resiliência e oportunidades dentro do mercado. A personagem deixa uma mensagem clara sobre a influência das redes sociais no processo de networking e co-branding. Ao observar suas atitudes, entendemos o quanto é essencial para a sobrevivência de uma marca, e principalmente para agências de marketing, ter a capacidade de se adaptar às novas tendências que surgem no mundo da tecnologia.

Deu vontade de saber mais? Assim que a série foi lançada, publicamos uma matéria cheia de dicas e insights em um dos nossos blogs passados. Clique aqui para ficar por dentro de cada um deles.

O fenômeno Euphoria

Original da HBO Max, esta série teen com classificação adulta estreou em outubro de 2019 e atualmente conta com sua segunda temporada sendo lançada semanalmente pela plataforma todos os domingos. Essa técnica específica já contribui de forma muito positiva com o impulsionamento dos episódios e pode ser destacada como outro exemplo de gatilho mental de troca. Quanto mais o público renova suas assinaturas mensais na plataforma, maiores são as chances de acompanhar o lançamento até o final.

Por abordar temas muito polêmicos como o vício em drogas da protagonista Rue, interpretada por Zendaya, a série procura conscientizar os jovens e aposta em uma estética visual única. Jogos de câmera diferenciados, luzes fluorescentes e maquiagens artísticas com bastante glitter fazem parte da sacada. A identidade visual da série se solidificou tanto a ponto de inspirar influencers e produtores de conteúdo a imitarem suas tendências, a exemplo dos vídeos de roupas inspiradas em determinados personagens da série.

Dessa forma, Euphoria caracteriza um ótimo exemplo de branding, pois estabelece conexões sensoriais de forma voluntária e até mesmo involuntária com o público que atinge.

O atemporal: O gambito da Rainha

Esta produção também da Netflix é baseada em um livro de mesmo nome, publicado em 1983 por Walter Tevis. A série, por outro lado, teve seus 7 episódios lançados em dezembro de 2020. A trama discorre sobre a história da vida de Beth Harmon, uma garota bastante ambiciosa, que graças à sua alta capacidade de aprendizado e aptidão, consegue se tornar a maior jogadora de xadrez do mundo.

Devido ao seu grande sucesso e engajamento global, a série fez com que o livro, publicado há quase 40 anos, se tornasse um dos mais vendidos durante 4 semanas. Como se isso não bastasse, a busca por jogos, tabuleiros, sites e vídeos que ensinam as técnicas de xadrez aumentaram exponencialmente. A procura pela estratégia chamada “o gambito da rainha”, por exemplo, cresceu em 250%, enquanto a pesquisa sobre “jogada siciliana” aumentou em 300% de acordo com o Google Trends.

Todos esses dados e informações reforçam o quanto é fundamental para a sua empresa investir em marketing de conteúdo. Afinal, histórias elaboradas através de um storytelling rico, são justamente aquelas que conseguem emocionar o público, fazendo com que as pessoas se identifiquem e conectem-se de forma natural com o seu produto ou serviço.

Curtiu o conteúdo? Entre em contato conosco. Nossa equipe está sempre ligada nas tendências do mercado que podem aumentar suas vendas e aprimorar o seu sucesso.

Benetton Comunicação

Por: Mariana Romeira

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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