postagem de 24 de Março de 2021

4 passos para potencializar suas vendas utilizando omnichannel

4 passos para potencializar suas vendas utilizando omnichannel
Entenda a importância dessa estratégia para melhorar sua relação com os consumidores

Você já ouviu a expressão “quem não arrisca não petisca”?

É pensando nela, que compreendemos que mudar é necessário.

Ao longo dos anos o mundo tem vivenciado inúmeras mudanças, e algumas vieram para mostrar soluções melhores para as pessoas.

A omnicanalidade foi uma delas, que surgiu para oferecer soluções para as empresas que perceberam o aumento nas vendas pela internet, e procuraram oferecer uma experiência de compra integrada para os clientes, tanto online quanto offline.

Essa solução foi potencializada pelas demandas que surgiram com a pandemia, e atualmente pode oferecer grandes benefícios para o seu negócio. Acompanhe nosso artigo e saiba como melhorar suas vendas através da omnicanalidade!

O que é omnichannel?

A omnichannel trata-se da conexão de todos os canais de uma empresa, sejam eles físicos ou online, para garantir que o consumidor seja atraído até o momento de compra de forma assertiva.

Omnichannel integra todos os canais de acesso que o cliente usa para se conectar com uma marca, como redes sociais, aplicativos, sites, lojas físicas e outros, mantendo um padrão de layout e elementos visuais, que permitam que o cliente realize suas compras online ou não, sabendo que se trata da mesma marca.

Pandemia: aumento nas compras online potencializou a omnicanalidade

De acordo com o Google, no contexto de pandemia, o número de compras online teve um boom: registrou um aumento total de 112% nos pedidos online e um crescimento de 104% no faturamento do e-commerce brasileiro no 2º trimestre de 2020.

Com a adesão das compras online em consequência da pandemia, a omnicanalidade foi fundamental para gerenciar as relações entre empresas e consumidores, por oferecer a possibilidade dos clientes realizarem compras ou resolverem suas pendências através de qualquer canal, seja ele online ou offline. Em tempos de pandemia isso parece um paraíso, concorda?

E é um paraíso mesmo, que além de ajudar os consumidores, ajudou as empresas a continuarem vendendo durante o isolamento social.

4 passos para aumentar suas vendas usando omnichannel

Agora que você entendeu a importância da omnicanalidade e que ela faz parte do cenário em que estamos vivendo, deve estar se perguntando como aplicar essa estratégia no seu negócio, sendo assim, confira as etapas que preparamos para você:

Conheça o público

Quanto mais informações você tiver sobre o seu público, melhor!

Pode ser interessante criar uma persona, para te ajudar no direcionamento de campanhas.

Você também precisa entender qual é o canal preferido dos seus clientes para chegar até sua marca, e avaliar a jornada de compra de cada um, para entender suas necessidades e ajudá-los.

Sincronize os canais

Esse passo basicamente resume a estratégia que trouxemos neste artigo, afinal, a ideia dela é utilizar todos os canais para oferecer uma experiência de compra melhor para o cliente.

Portanto, conecte-se com seu público, seja na loja física, no site ou no app, sempre sendo atencioso e mostrando que conhece suas preferências.

É importante realizar um cadastro do consumidor e manter um histórico da sua jornada de compra e interesses, para atendê-lo bem em qualquer canal.

Crie ofertas personalizadas

Você já foi em uma loja e a pessoa que te atendeu foi assertiva na sugestão, sabendo exatamente o que você estava procurando, com base nas suas compras anteriores?

Com omnichannel isso é possível também nos canais online, e de forma ainda mais específica, através do histórico do consumidor.

O investimento em ofertas personalizadas faz o cliente se sentir especial, aumentando as chances de compra.

Prepare os canais para oferecer uma boa experiência ao consumidor

Não adianta atrair o público, se você não estiver preparado para recebê-lo!

Sendo assim, treine sua equipe nos pontos físicos, invista em palestras e cursos para que eles assimilem a omnicanalidade e a ideia de garantir uma boa experiência de compra para o cliente.

No meio digital, invista em tecnologia para mapear a jornada do consumidor e levantar dados precisos sobre seus gostos e preferências, que garanta uma experiência de compra personalizada e única, para torná-lo um evangelizador da sua marca.

Quais as vantagens de inserir o omnichannel no meu negócio?

Antigamente parecia impossível imaginar as inúmeras transações bancárias e ações importantes que realizamos pelo celular.

Hoje os clientes e possíveis clientes usam canais distintos para entrarem em contato com uma empresa, e quando um negócio entende isso e investe em tornar esses portais cada vez mais preparados para receber os usuários e atendê-los da melhor maneira possível, uma relação entre marca e consumidor é cultivada.

Além do mais, o investimento nos diferentes canais de contato com o público gera familiaridade entre as pessoas e a marca, tornando o processo de comunicação mais fluido e a jornada de compra mais assertiva.

E claro que quando o consumidor se sente bem e familiarizado com uma empresa ele vai indicar para os amigos, certo?

Dessa maneira a imagem da empresa melhora e todo mundo sai ganhando.

Viu só? Investir em omnichannel é uma estratégia certeira.

Não perca tempo, conte com nosso time de especialistas da Benetton para te ajudar neste processo.

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Leia também:

-Omnichannel: como essa estratégia funciona no marketing?

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato.

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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