postagem de 18 de Fevereiro de 2021

5 dicas para gerenciar uma crise de imagem

5 dicas para gerenciar uma crise de imagem
Entenda a importância do gerenciamento de crise na sua empresa

Lidar com uma crise de imagem é algo assustador para qualquer profissional, não é mesmo?

E na comunicação essa tarefa é ainda mais difícil e importante, porque é através dela que o público interno e externo de uma empresa fica sabendo o que está acontecendo.

Portanto, a comunicação é capaz de recuperar a reputação de uma marca, ou “afundá-la” de uma vez por todas.

É válido lembrar que crises acontecem, e todas as organizações estão sujeitas a lidar com isso em algum momento, mas o que realmente importa é como a empresa vai sair dessa, principalmente nos dias de hoje, em que as tecnologias de informação e comunicação possibilitam que tudo tome uma proporção maior, por alcançar mais pessoas rapidamente.

Neste artigo, além de te ajudar a entender a importância do gerenciamento de crise, temos também dicas para lidar com isso, acompanhe!

A sua empresa está preparada para lidar com uma crise de imagem?

É claro que ninguém fica esperando uma crise acontecer para trabalhar, mas é importante considerar que ela pode chegar um dia e virar tudo do avesso.

Caso isso aconteça, sua equipe precisa estar preparada, e o setor mais importante neste contexto é o da comunicação.

A equipe de comunicação precisa estar alinhada com os donos do negócio antes de oferecer qualquer posicionamento sobre o que iniciou a crise.

Também é importante ter um plano de ação traçado para lidar com esse tipo de situação, por isso é interessante que, antes mesmo da crise ocorrer, esse departamento crie um manual de gestão de crises, que pode ser incorporado por toda a equipe.

Além disso, o bom relacionamento desses profissionais com a imprensa e outros contatos valiosos podem ajudar a organização.

Esses pontos são fundamentais para que sua equipe de comunicação esteja preparada para lidar com uma eventual crise de imagem na empresa.

5 dicas para lidar com a crise de imagem

Justamente por não sabermos como é, de onde vem e quando vai acontecer, que a crise de imagem é tão assustadora.

Mas nós temos algumas dicas que podem ajudar você a se preparar para lidar com o desconhecido da melhor forma possível:

  1. Planeje: não espere a crise acontecer para criar um manual de gerenciamento de crise, a inexperiência e o improviso podem colaborar para potencializar o problema;

  2. Seja transparente: em momentos de crise, a transparência é fundamental. Você precisa se colocar no lugar do público e oferecer a verdade, por mais difícil que seja admitir. Se retratar e buscar soluções é muito importante!

  3. Não minta: a mentira sempre pode ser descoberta, e quando isso ocorre a empresa perde ainda mais credibilidade;

  4. Entenda o problema: saiba exatamente o que aconteceu e gerou a crise de imagem, busque pensar em uma solução efetiva para que o problema seja resolvido e não se repita;

  5. Aprenda com os erros: use a lição da crise de imagem para se preparar para outras possíveis situações.


Empresas que passaram por crises de imagem

Brastemp

A empresa Brastemp sofreu uma crise de imagem quando um consumidor, insatisfeito pela demora para realizar o conserto da sua geladeira, gravou um vídeo reclamando da marca.A publicação no Youtube gerou muita repercussão em poucos dias. A empresa se manifestou rapidamente oferecendo um pedido de desculpas publicamente, além da troca do produto e indenização para o cliente. Sua equipe mostrou estar preparada para gerenciar crises de forma efetiva.

Avianca

A empresa aérea Avianca recebeu uma denúncia de assédio sexual durante o voo em 2018, que teve grande repercussão.

Neste caso, a empresa demorou para se manifestar, o público reclamou do atraso e a Avianca demonstrou estar despreparada para gerir uma crise de imagem.

Por que trabalhar a gestão de crise no setor de comunicação da sua empresa?

A imagem que uma organização ou líder transmite durante uma crise é tão importante quanto suas ações, portanto precisa ser planejada estrategicamente para salvar a marca e não “levá-la para o buraco” de vez.

Os profissionais de comunicação sabem, melhor do que ninguém, cuidar da imagem, e são altamente capacitados para oferecer uma comunicação efetiva em momentos de crise. Porém, essas habilidades precisam ser trabalhadas e planejadas, para oferecer transparência, rapidez e posicionamentos precisos nos momentos de dificuldade.

Investir no planejamento e treinamento dessas habilidades prepara sua equipe e garante a reputação da sua marca, e hoje em dia a reputação vale ouro!

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


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