postagem de 11 de Maio de 2021

5 livros que todo profissional de comunicação deve ler

5 livros que todo profissional de comunicação deve ler
Saiba mais sobre os hábitos de leitura dos brasileiros e confira dicas!

Uma pesquisa recente - e super interessante - da Opinion Box apresentou dados sobre o perfil dos leitores brasileiros, além da forma como o brasileiro lê, compra e consome livros.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas, divididas igualmente entre homens e mulheres, dos 16 aos 50 anos, da classe social AB, em todas as regiões brasileiras. Para determinar o público, foram definidos como leitores aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos 3 meses.

O que mais leva os brasileiros a ler?

De acordo com a pesquisa, no topo da lista entre os motivos que levam os participantes a ler, está o crescimento pessoal, que representa cerca de 56% das respostas do público.

Outros motivos apontados pelos leitores é a vontade de se distrair e passar o tempo (52%), o gosto pela literatura (44%) e a chance de aprender sobre diferentes

lugares, culturas e pessoas (34%).

Além disso, a pesquisa também mostrou que nos últimos 12 meses, os hábitos de leitura entre o público aumentou cerca de 32%. O ato de ficar em casa e o isolamento social contribuíram para o aproveitamento de um tempo a mais para a leitura, onde “ler em casa” representou cerca de 93% das respostas quando perguntado onde o leitor costuma ler.

Quais os tipos de livros mais lidos entre os brasileiros?

Entre os queridinhos dos leitores brazucas, estão:


  • Literatura de ficção 47%

  • Religiosos 34%

  • Livros técnicos, para formação profissional 34%

  • Autoajuda 30%

  • Contos/Crônicas 29%

Quando questionados sobre quem foi o responsável por levar o gosto da leitura para sua rotina, a maioria dos entrevistados respondeu eu mesmo (72%), seguido pela professor/professora (26%), amigos (20%) e pais (19%).

Na pesquisa também foi identificado que a maioria dos leitores escolhe os livros que irão ler de acordo com o tema/assunto, e que preferem ler livros de não-ficção (55%), de autores homens (62%), brasileiros (55%).

Já o ticket médio gasto (baseado nos últimos três meses) pelo leitor fica entre R$ 51 a R$100, e a maioria das compras de livros é feita pela internet, em grandes lojas (45%), seguido pelos sites das editoras que representam 38% das compras.

Livro físico x livro digital

De acordo com a SNEL/Nielsen Book, em 2020, foram vendidos 41,9 milhões de livros no Brasil, um crescimento de 0,87% em relação a 2019. Em valores, o setor livreiro movimentou R$1,74 bilhões contra R$1,75 bilhões em 2019.

Mostrando que o livro físico ainda é o preferido dos leitores brasileiros, que preferem este formato para ler.

Segundo os que preferem ler livros digitais, os principais motivos para a escolha são a facilidade de levar os e-books para qualquer lugar (58%), ocupar menos espaço em casa (48%), a praticidade de comprar e receber na hora (39%) e os e-books serem mais baratos (39%).

Já entre aqueles que não leem livros digitais, o motivo para 72% é a preferência pelo livro físico. 31% disseram ter dificuldade de ler nos dispositivos digitais, 6% acham caro e 5% não encontram os livros que querem ler.

5 livros que todo profissional de comunicação deve ler

Saber se comunicar de maneira efetiva é algo essencial em vários aspectos da nossa vida em sociedade. E no âmbito profissional isso não é diferente, principalmente, se você trabalha na área de comunicação.

Um profissional, seja nas áreas de design, jornalismo, marketing, publicidade e propaganda, rádio, TV, Internet ou relações públicas, precisa saber se comunicar bem, e essa expertise precisa ir além da comunicação oral, a escrita também é primordial entre as qualidades para essa área.

Mas para aprimorar essas habilidades, é em outro tipo de comunicação que muitos recorrem, a leitura!

Por isso, separamos indicações de livros inspiradores que todo profissional da comunicação deveria ler, tanto para agregar conhecimento na sua área, quanto para melhorar ainda mais suas skills em apresentações, linguagem corporal, persuasão, comunicação empática, feedbacks e relacionamentos. Confira!

Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam - e como podemos transformá-los.

Sprint serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.

Este livro reúne as principais descobertas feitas pelo neuromarketing nas últimas décadas e suas possíveis aplicações como argumentação para os anúncios publicitários.

Neste livro você encontrará propostas objetivas para administrar e potencializar sua imagem de marca pessoal, ampliar seu valor no mercado e construir.

Este livro é também ótima opção de leitura para estudiosos e, por que não, curiosos sobre marketing e estratégia. A era digital já era. Bem-vindo ao mundo pós-digital.

Gostou das dicas?

Para garantir um conteúdo relevante para seus clientes e ficar por dentro das tendências do mercado, conte com os especialistas da Benetton Comunicação!

Benetton Comunicação

Por: Jacqueline Fernandes

Fotos/ Créditos: Divulgação

O material poderá ser reproduzido por terceiros, desde que citada a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade