postagem de 15 de Outubro de 2019

Abbey Road volta ao topo das paradas britânicas após 50 anos

Abbey Road volta ao topo das paradas britânicas após 50 anos
Edição comemorativa do álbum reacendeu o sentimento nostálgico dos fãs pela banda

Lançado em setembro de 1969, meses antes da banda anunciar seu fim, o Abbey Road é um dos álbuns mais importantes da história da música mundial.

Em comemoração aos 50 anos, foi lançada uma versão remasterizada do álbum, que conta também com áudios de ensaios da banda. Graças a este relançamento, o Official Charts, uma das maiores empresas de compilação de tabelas musicais do Reino Unido, informou no mês passado que o disco voltou a estar no topo das paradas britânicas.

Antes do Abbey Road dar as caras novamente, o álbum dos Beatles que estava no topo das paradas, após ser relançado, era Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band que também teve sua versão especial de 50 anos.


Além de ter voltado para o topo nas paradas, o vinil também voltou com tudo, tendo vendido cerca de 9 mil cópias na semana de seu lançamento.


A volta do Abbey Road não é apenas um marco representado pelo alcance da banda, mas sim como uma banda e suas músicas conseguiram se manter relevantes mesmo após tantos anos e gerações, afinal, nem todos que hoje ouvem The Beatles já estavam neste mundo na década de 60/70, quando os Garotos de Liverpool tomaram conta do mundo todo com seus yeah yeah yeah.

A cultura Beatles é passada de geração em geração, mas nunca perdendo sua essência e sua importância.


Curiosidades sobre o Abbey Road


1 - Não era para ser o último disco!

Recentemente foi descoberta uma antiga fita gravada em 8 de setembro de 1696, com áudios que revelam que George, Paul, John e Ringo não sabiam que aquele seria o último disco da banda.

Naquele dia, estava reunido apenas 3/4 da banda, pois Ringo estava internado.

Por conta da falta do baterista, John decidiu gravar tudo o que a banda conversaria, para que Ringo pudesse ficar inteirado das discussões.

“Ringo, não pode estar aqui, mas isso é para você possa saber o que dizemos”, garantiu o compositor.

Até então, a versão que sabíamos era que os Garotos de Liverpool já tinham entrado em estúdio tendo em mente de que aquele era o fim da banda.

Após a revelação recente, Ringo Starr declarou em uma entrevista que, de fato, queriam continuar.

"Nós fizemos o Abbey Road e pensamos, 'okay, isso é muito bom"?' Mas nenhum de nós disse, 'okay, essa é a última vez que vamos tocar juntos.' Ninguém disso isso. Eu nunca me senti assim."


2 - McCartney x Harrison

Que nem tudo eram flores dentro da banda todos sabemos, mas uma treta que poucos sabem é que Paul não costumava gostar das composições de George para a banda. Na mesma fita em que é possível ouvir o áudio que diz que este não seria o final da banda, podemos ouvir também Paul comentando “Eu achava, até esse álbum, que as músicas do George não eram tão boas.”.

Mas George não deixa por menos e rebate:

“Isso é uma questão de gosto. Ao longo dos anos, muita gente tem gostado das minhas composições.”

E, de fato, após composições como Here Comes The Sun, Something (que foi composta na época do White Album, mas que entrou apenas no Abbey Road), não podemos negar o talento do guitarrista.


3 - Here Comes The Sun nos jardins de Eric Clapton

A amizade entre Clapton e Harisson sempre esteve em evidência, tanto que Here Comes The Sun foi escrita nos jardins da casa do amigo.

Em uma tarde, fugindo de reuniões de negócios e provando seu valor para Paul McCartney, George compôs uma das músicas mais tocadas dos Beatles.


Comemoração especial

É Paul McCartney, parece que George Harisson conseguiu subir no seu conceito! ?

Em comemoração aos 50 anos do álbum, a canção Here Comes The Sun, uma das maiores contribuições do guitarrista para o disco, ganhou um clipe novo.

O vídeo traz uma nova mixagem estéreo da música, com imagens representando o nascer do sol iluminando o estúdio 2 de Abbey Road, onde foi gravado parte do álbum.

No vídeo podemos ver também imagens do arquivo da Apple Corps, como filmagens inéditas e especiais de Paul McCartney, fornecidas por Linda McCartney, ex-mulher do britânico.



Benetton Comunicação

Por: Laís Amorim

Fotos/ Créditos: Divulgação


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade