postagem de 02 de Dezembro de 2021

AIRBNB: um case de inspiração no uso de storytelling

AIRBNB: um case de inspiração no uso de storytelling
A maior plataforma de hospedagens do mundo se apoia na 'contação de histórias' para vender mais

Podemos traduzir livremente o termo em Inglês ‘storytelling’ como contação de histórias. Neste artigo vamos contar como essa ferramenta é usada no marketing para conectar marcas a pessoas, e com isso, gerar ótimos resultados.

Fica até o final.

O storytelling e as 7 áreas do cérebro

Para começar nós, seres humanos, como sociáveis que somos, gostamos de ouvir e de contar histórias porque é algo que nos conecta uns com os outros.

A prova disso é que muita gente se lembra com carinho de episódios da infância quando, na presença dos avós, eles iam contando histórias, reais ou inventadas, e faziam de uma tarde chuvosa e sem graça um momento quase mágico.

Viu? Neste pequeno trecho mostramos um resuminho do que é um storytelling e talvez tenha vindo à memória de alguns como eram os móveis na casa dos avós nessa época, outros podem ter sentido o cheiro da cozinha ou sentido o toque macio das mãos enrugadas…

Tudo isso pode ter acontecido em seu cérebro pelo fato de que quando ouvimos uma história, 7 regiões cerebrais são estimuladas:

A área da linguagem e compreensão;

Cheiros e aromas;

Sons;

Tato;

Movimento;

Cores e Formas e

Processamento de informações

Enquanto uma boa narrativa atua nessas diferentes regiões cerebrais, usar dados, por exemplo, mexe com apenas duas dessas regiões. Isso sem citarmos que atualmente os consumidores estão sendo bombardeados por informações o tempo todo, tornando o storytelling um recurso leve, quase um alívio para quem o acessa.

Outro ponto importante a ser levado em consideração aqui é que esse tipo de recurso gera retorno para negócios que atuam B2C, que vendem diretamente ao consumidor final, por ser um tipo de compra motivado por uma decisão tomada com base no fator emocional - que é o ponto-chave estimulado pelo storytelling.

E o que isso tem a ver com vendas?

Vamos voltar ao foco inicial deste conteúdo que é o de mostrar através do exemplo do AIRbnb como isso acontece na prática.

Para usar a estratégia do storytelling com sucesso, a AIRbnb notou que muitos relatos deixados pelos usuários se referiam não apenas aos lugares visitados, como também à cultura com as quais passaram a ter contato depois das viagens.

Então, percebeu que usar essas histórias, contadas pelas próprias pessoas, faria com que outros usuários se conectassem e quisessem contar suas próprias histórias também, deixando o próprio serviço que vendem, o de hospedagem, em segundo plano.

A ideia foi juntar por meio da plataforma pessoas que curtem conhecer novos lugares, culturas e fazer novas amizades, para só então, vender a hospedagem. A aposta deu certo a partir desse engajamento.

São as histórias de quem usa o serviço que vendem o AIRBNB.

É possível que neste momento você esteja se perguntando como fazer isso sem ser uma mega startup criativa e a resposta é que um bom storytelling precisa sempre conter os seguintes elementos:

  • Diálogos reais, uma conversa que seja factível, pelo menos;

  • Despertar emoção;

  • Um conflito que seja resolvido no final


Podemos pensar em um exemplo, apenas para ilustrar: um evento no qual sua empresa participou, para o qual não se sentia preparada, mas foi mesmo assim, e pôde perceber o quanto o comprometimento dos colaboradores foi importante, recebendo elogios ao término do evento.

Perceba que o storytelling busca seguir a trajetória da “jornada do herói”, (caso não conheça vale muito a pena conhecer), no qual a personagem principal (sua empresa) está de um jeito, sai de sua zona de conforto, enfrenta uma situação e sai dessa situação de uma maneira diferente e melhor do que quando entrou.

No storytelling você consegue também mostrar aos clientes os valores que fundamentam seu produto ou serviço. No caso do AIRBnB eles trazem os valores da amizade e da hospitalidade como pilares das narrativas, é por isso que funciona: são valores reais da empresa.

O que podemos usar como inspiração é que toda empresa tem seus valores intrínsecos e pode usá-los como sustentação para criar suas histórias.

Quando usamos a verdade para nos conectar com os clientes, o resultado é sempre muito bom, uma vez que, valores reais nos levam a falar com a essência humana das pessoas.

Vale experimentar e, já sabem: se precisar de parceria, seja na criação de boas histórias que vendam seus produtos/serviços, seja para criar seu planejamento de marketing digital completo, fale com a Benetton.

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Benetton Comunicação

Por: Ludmila Prado

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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