postagem de 17 de Setembro de 2021

As 5 habilidades fundamentais para profissionais de marketing

As 5 habilidades fundamentais para profissionais de marketing
As 5 habilidades fundamentais para profissionais de marketing

Entre as carreiras profissionais mais promissoras neste cenário de novo normal em direção ao futuro, o marketing digital está entre elas.

Neste artigo vamos mostrar 5 soft skills muito bem-vindas para quem atua ou quer atuar na área.


  • Criatividade

Essa parece bem óbvia, não é mesmo?

Mas, o que pode não ser tão claro é que a criatividade não é apenas para inventar aquela frase impactante, fazer uma arte digna de viralizar ou transformar um simples gif em um meme super engraçado.

Criatividade também é ter uma resposta, uma solução diferente para problemas ou uma nova ideia capaz de otimizar processos.

Outro ponto, é que é uma habilidade que pode ser desenvolvida!

Como?

Ferramentas legais para desenvolver a sua é ler bastante, ter contato com pessoas diferentes que possam lhe expor conteúdos diversos e ouvir músicas de diversos estilos.

Resumindo, ampliar sua bagagem de conhecimento e de experiências pode melhorar bastante a criatividade.

Uma técnica ótima é ter um bloco de anotações. Talvez já tenha percebido que uma ideia legal pode surgir quando você está fazendo atividades que não estão relacionadas ao trabalho, é muito comum isso acontecer.

Aí está outro ponto: faça pausas. Um cérebro descansado é mais criativo e produtivo.


  • Resiliência

Um profissional resiliente suporta e lida bem com mudanças e pressão, de forma equilibrada, claro. Nada em excesso é saudável.

Mas, conseguir contornar as situações e sair mais forte lá na frente, é sim, uma habilidade boa em qualquer profissão.

No marketing não seria diferente. Até porque planejamentos mudam, hoje você pode estar dominando certos procedimentos e técnicas que amanhã já não serão mais os mesmos é preciso resiliência para se adaptar e seguir!


  • Empatia

Essa palavra anda em alta ultimamente. Saber se colocar no lugar do outro, não só do cliente, mas de seus pares, de seu gestor, enfim, ‘calçar o sapato alheio’, é uma capacidade especial e essencial para alguém que realiza um trabalho em função do desejo dos clientes.

Quando temos essa capacidade, fica mais fácil compreender as dores dos personas e falar algo que realmente é relevante para ele.


  • Conhecimento de métricas

Esta soft skill é técnica e também bem importante.

Procure se atualizar sempre e ter conhecimento, pelo menos, sobre as métricas mais usadas no marketing como: alcance, engajamento dos leads e impressões, por exemplo.


  • Engajamento

E por falar em engajamento, tão importante quanto engajar leads é engajar-se entre equipes.

Saber trabalhar com times, ouvir, respeitar a opinião dos outros, formar realmente um grupo com objetivos comuns é realmente um diferencial. O famoso “tamo junto”, que sempre é positivo!

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Benetton Comunicação

Por: Ludmila Avilez

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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