postagem de 18 de Março de 2022

Atendimento nichado: a estratégia de se escolher o que não fazer

Atendimento nichado: a estratégia de se escolher o que não fazer
Entenda porque é importante estabelecer seu nicho e sempre acompanhá-lo

Ser capaz de oferecer um atendimento personalizado de acordo com o seu nicho de mercado é uma estratégia fundamental para diferenciar o seu negócio da concorrência. Ao definir de forma precisa o público-alvo do seu segmento, você reduz investimentos em ações e campanhas desnecessárias, além de transformar todas as suas ações em conteúdos cativantes, que realmente conversam e conquistam os devidos consumidores.

Deu vontade de saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para ficar por dentro das definições, possibilidades e vantagens que um atendimento nichado de qualidade pode trazer para o seu negócio.

O que é nicho de mercado?

No segmento do Marketing, utilizamos bastante a expressão “nicho de mercado” para falar sobre a pequena parcela que raramente é atendida em um grande grupo consumidor. Em outras palavras, uma minoria, que geralmente é deixada de lado, sem receber a atenção necessária, apesar de ter grande potencial para trazer oportunidades diversas dentro de um ramo de negócios extremamente amplo e competitivo.

Preste atenção nos detalhes: não confunda segmento de mercado com nicho de mercado! Apesar de similares, essas expressões não possuem o mesmo significado, portanto, evite ao máximo usá-las como sinônimas. A primeira diz respeito ao grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes. Portanto, o segmento é o recorte mais amplo de um mercado consumidor já conhecido, enquanto o nicho de mercado se refere sempre a um grupo menor e dificilmente explorado.

A Benetton, por exemplo, atende empresas do segmento de Logística, com foco e atuação em Comércio Exterior (o famoso Comex). Da mesma forma, também temos clientes da área de Tecnologia, com nicho em desenvolvimento de Agentes Digitais. Deu para perceber a diferença? Quando analisamos o segmento de mercado com maior precisão, encontramos o nicho: aquela especificidade que caracteriza um grupo menor e que faz toda a diferença.

Descubra porque é tão importante definir o seu

Ao entender e estruturar detalhadamente um nicho de mercado, você consegue aumentar a eficiência do seu plano de marketing, formulando CTA’s mais precisos e se comunicando diretamente com a persona que deseja atingir.

Além disso, ao explorar mais a fundo seu mercado de atuação, é possível fechar parcerias mais certeiras e reduzir a quantidade de concorrentes, já que seu objetivo será chegar em um grupo mais seleto de consumidores. Quer ficar por dentro de mais vantagens? Clique aqui e confira tudinho no nosso Instagram!

Em suma, definir um nicho do mercado é fundamental para garantir que seu tempo, dinheiro e trabalho sejam reconhecidos pelo público-alvo certo e investidos de forma eficaz, a fim de proporcionar um retorno que traga o tão merecido sucesso para o seu empreendimento

O passo a passo ideal para estruturar seu nicho

1º Busque conhecimento, siga o conselho do E.T Bilu

Primeiro, pesquise muito sobre o mercado que você deseja atuar ou no qual já atua. Procure informações sobre o comportamento do consumidor, construa ou reformule sua persona e encontre as novidades sobre a área. As redes sociais são ferramentas essenciais para isso, pois é através delas que surgem todas as atualizações em tempo real.

2º Seja referência e autoridade no assunto

Em seguida, pense sobre um tema"?que goste e domine bem: é ao redor dele que se constrói a figura de autoridade. Seja perspicaz para expor suas ideias e dicas para soluções de problemas. Assim, o público-alvo se sentirá representado e acolhido, portanto, verão valor e referência na sua marca.

3º Identifique o problema dos esquecidos

Para chegar na parcela do segmento de mercado que não recebe atenção, você precisa focar muito em identificar os problemas que ainda não possuem solução. Por isso, aprofunde suas pesquisas sobre o tema escolhido em grupos e fóruns das redes sociais. Algumas ferramentas do Google também podem ser usadas para identificar palavras relacionadas ao negócio que pretende atuar e, assim, encontrar segmentações da área.

4º Avalie a lei da oferta x procura

Na sequência, entenda se a demanda encontrada é um problema real. Faça pesquisas por meio de questionários, por exemplo, com seus possíveis consumidores. Assim, fica fácil compreender se eles realmente se interessam por comprar, utilizar e recomendar seus serviços ou produtos. Afinal, uma ideia inovadora precisa representar a dor de alguém e não deve parecer útil apenas para um número extremamente restrito de pessoas.

5º Esteja por dentro das tendências

É fato que na era da internet as tendências surgem a todo e qualquer momento. Por isso, é importante estar sempre atento e disposto a filtrar quais delas podem representar mercados promissores. Se jogue nas notícias, comentários, pesquisas, artigos e blogs focados não só no seu nicho, mas sim nas atualizações sobre o mercado. Descubra quais são as tendências específicas de um grande público consumidor, mas que possuem pouca ou nenhuma oferta.

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Benetton Comunicação

Por: Mariana Romeira

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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