Essa semana, a marca Barbie anunciou seu novo projeto, “Brecha do Sonho”, que tem como objetivo combater a diferença entre meninos e meninas em quesitos profissionais. Em um vídeo-manifesto, garotas do mundo todo trazem dados sobre a idade com que a maioria das meninas desistem de ser grandes profissionais. Além disso, elas abordam o fato de não ganharem brinquedos científicos e outros temas que refletem as diferenças de gênero.
A Mattel financia um projeto da Universidade de Nova York que visa auxiliar na redução dessa diferença, com foco em meninas de 5 a 7 anos. Em comunicado, a marca diz que apoiará pesquisas locais para conhecer garotas de diferentes regiões do mundo.
Pesquisas realizadas pelas universidades de Nova York, Illinois e Princeton, apontam que, nos primeiros anos de vida, as meninas sabem que podem ser tudo o que quiserem: astronauta, presidente, cientistas.... Porém, a partir dos 5 anos de idade, elas começam a perder essa confiança. Parte disso é responsabilidade dos estereótipos culturais, preconceitos implícitos e representações midiáticas que reforçam a continuidade desse problema.