postagem de 29 de Janeiro de 2021

Blog Especialista: UX writing, a experiência do usuário em palavras

Blog Especialista: UX writing, a experiência do usuário em palavras
Entenda como essa prática pode fortalecer sua marca no mercado

Falar sobre consumidores exigentes não é nenhuma novidade, não é mesmo?

É fato que as marcas já perceberam que não basta criarem produtos de qualidade, com um valor justo e marcarem presença em redes sociais. Cada vez mais os usuários e consumidores buscam consumir de marcas e empresas que possuam ideais iguais aos seus, defendam as mesmas causas e que, principalmente, estejam dispostas a se comunicarem com ele de maneira clara, sem burocracias.

Mas como se aproximar assim do seu usuário?

O UX writing é uma prática que carrega a mesma ideia de UX design, mas ao invés de falarmos de design, estamos falando das palavras. UX nada mais é do que a experiência do usuário, ou seja, o processo de dar suporte ao seu comportamento por meio da usabilidade, utilidade e conveniência, no design geralmente oferecidas na interação com um produto, site, interface de sistemas ou aplicativos, etc.

Trabalhar essa experiência em palavras tem o objetivo de trazer uma comunicação mais eficaz, simples e clara com o usuário.

De maneira fácil para compreensão, o UX writing envolve um conjunto de itens para melhorar a experiência do usuário no contato com a empresa através de palavras e diálogos, como em chatbots, por exemplo, além de colaborar com o fortalecimento da voz da sua marca.

Como aplicar UX writing na sua comunicação?

Com toda certeza você já deve ter conversado com um chatbot, seja no próprio site da empresa, WhatsApp Business, SMS, Messenger ou até mesmo nas directs do Instagram. As mensagens robotizadas, por mais que sejam pré-programadas através de fluxos de conversa desenvolvido com base em conversas reais, existem para que a experiência do usuário seja mais eficaz, para que ele não precise esperar um humano para atendê-lo. Porém, quando esses fluxos não são preparados com base em públicos-alvos específicos e muito bem definidos, o que era para ser algo bacana pode se tornar uma experiência desagradável ao usuário.

Este é apenas um exemplo de situação que pode fazer com que a sua estratégia de UX writing vá por água abaixo, portanto, alguns requisitos precisam ser cumpridos na hora de pensar em como aplicar o UX writing na sua comunicação, como:

  • Clareza


A clareza talvez seja o principal requisito para o UX, tanto no design quanto no writing, afinal, nada adianta ter um layout atraente, mas que não passe a mensagem à primeira vista.

E com um design que passa uma mensagem clara, as palavras devem seguir a mesma ideia! Portanto, procurar usar palavras simples e usadas no dia a dia do seu público alvo pode ser uma estratégia para que ele se sinta mais próximo da sua empresa.

Uma dica: evite usar termos técnicos, infelizmente eles são "chatos" aos olhos do usuário e, às vezes, o uso em excesso pode ser considerado como certa arrogância por parte da empresa, que ao invés de se preocupar em passar sua mensagem para qualquer pessoa, quer apenas mostrar sua expertise.

Como evitar: usar termos técnicos é necessário, então tente criar uma espécie de documento prático e simples com o significado de todos esses termos. Assim o usuário sentirá que a preocupação da sua empresa está em passar sua mensagem, e não em apenas mostrar sua expertise.

  • Objetividade


Como já dizia Giovanni Improtta em Senhora do Destino, o tempo ruge e a Sapucaí é grande!

O tempo que o consumidor tem hoje para procurar informações sobre o que ele deseja é curto, então é importante ser objetivo em sua comunicação, apresentando o que de fato é essencial ao usuário de maneira objetiva.

Vamos deixar os textões para declarações nas redes sociais pessoais ou por WhatsApp, combinado? Use palavras objetivas, textos curtos e diretos ao usuário, preferencialmente usando verbos no imperativo, modo verbal que se expressa uma ordem, pedido, desejo, súplica, conselho, convite, sugestão, recomendação, solicitação, orientação, alerta ou aviso.

  • Informações importantes


De que vale uma comunicação efetiva, padronizada se quando o usuário faz uma pergunta na rede social, a resposta é: chamamos você inbox.

Não, o seu usuário/consumidor não quer ser chamado inbox. Seus seguidores não querem que você tenha segredos com outros usuários. Essa é uma estratégia utilizada principalmente por e-commerces em redes sociais, mas que pode ser um tiro no pé, afinal, que informação é essa que um usuário pode saber, mas o outro não?

É aqui, nas informações importantes, que você unirá palavras claras e objetivas para informar o que realmente importa ao seu usuário, para que ele gaste seu pouco tempo sendo convencido a realizar a compra com a sua empresa.

Não é preciso nem falar, mas o uso de palavras corretas, maiúsculas e minúsculas aplicadas corretamente, pontuação e a gramática certinha fazem um grande diferencial.

Não Escreva Assim. Isso não muda nada na leitura ou importância das palavras, pelo contrário, só vai deixar seu usuário confuso e pensando “por qual motivo essas palavras estão com iniciais maiúsculas no meio do texto?”.

Pensar no seu usuário/consumidor é mais que uma estratégia essencial para o sucesso, é um ato de empatia e, mais do que nunca, as pessoas precisam dessa empatia, desse carinho e cuidado.

Cuide do seu usuário, pense nele com carinho. <3

Por: Laís Amorim

Foto: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


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