postagem de 14 de Outubro de 2017

Com inteligência artificial, Danone evita desperdício com iogurte!

Com inteligência artificial, Danone evita desperdício com iogurte!
Novo sistema permite controlar quantidade de vendas x prazo de validade dos produtos. A empresa já reduziu as perdas em 6%!

Em vários lugares a inteligência artificial deixou de ser ficção e passou a fazer a diferença. A Danone, por exemplo, instalou um novo sistema para ter melhoras no relacionamento com os varejistas, e diminuir a perda e aumentar as vendas.

Com esse novo programa, a empresa consegue oferecer pedidos mais certos aos varejistas, assim os produtos não faltam nas prateleiras, mas também não estragam por excesso de estoque.

Para a Danone, encontrar um equilíbrio nos produtos que são enviados é essencial. Os iogurtes da marca tem pouco prazo de validade, por isso se não forem comprados rapidamente eles estragam. E com isso, se o consumidor não encontrar o produto da marca, ele parte para outra concorrente e a empresa perde uma venda.

“Para nós, acertar no estoque nas lojas é muito importante. Como é um produto com poucos dias de vida, é difícil vender no tempo certo, o que complica a atuação da varejista”, diz Xavier Serres Escoda, diretor de TI da Danone, segundo o site Exame.

Esse sistema foi desenvolvido pela Tevec, empresa de inteligência artificial para a cadeia logística. A ferramenta também é usada pela Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau, Gerdau, Baterias Moura, Ipiranga, entre outras empresas. O sistema já está no ar há 3 anos, e recebeu um investimento de 12 milhões de reais.

Antes do sistema ser instalado, os pedidos de compras eram mais manuais. A equipe da Danone ia até o local e checava as prateleiras, os estoques e as câmeras frias. Com base nisso, eles calculavam as vendas naquele período e criavam o pedido de compras, e com isso dependia muito da experiência do vendedor de fazer um pedido acertado, afirma Escoda, também pelo site Exame.

Já o novo sistema é mais automático. A primeira mudança foi feita em relação aos varejistas. O sistema de estoque foi colocado no banco de dados da Danone, que sabe automaticamente como foram as vendas em cada ponto de venda.

Com essas mudanças, a Danone já reduziu as perdas em 6% e conseguiu aumentar as vendas em 10 pontos de vendas em que o sistema foi instalado! O programa já está em 370 lojas do país e o plano é que chegue em 700 até o final do ano.

ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade