postagem de 14 de Janeiro de 2021

Como consolidar o nome da sua marca no Instagram?

Como consolidar o nome da sua marca no Instagram?
Conheça estratégias para dar visibilidade ao seu perfil profissional no Instagram

O Instagram surgiu em 2010, e provavelmente, você que está lendo esse texto, tem bastante familiaridade com a rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários.

Atualmente o “insta” é considerado a rede social que mais cresce em todo o mundo.

De acordo com o infográfico compartilhado pela Opinion Box, essa rede conta com 1 bilhão de usuários ativos, e mais de 500 milhões acessam a plataforma todos os dias.

Pensando no seu potencial para alcançar pessoas, as marcas investem em divulgar suas publicidades por lá, e construir um perfil consolidado que seja referência.

Mas, para ganhar reconhecimento no Instagram é necessário que as marcas compreendam o comportamento dos usuários que, dependendo das estratégias, se tornarão consumidores.

Vem com a gente e leia este artigo completo para entender melhor o comportamento dos usuários do Instagram, e as estratégias que sua marca pode utilizar para conquistar esse público!

O comportamento dos usuários no Instagram

Ainda de acordo com a pesquisa da Opinion Box, 47% dos usuários que utilizam a rede social, gostam de acompanhar e curtir o conteúdo de marcas e empresas.

Além disso, a pesquisa aponta que 50% dos usuários acessam a rede social várias vezes ao dia.

Sobre o relacionamento com as empresas no Instagram, o infográfico evidencia que 82% das pessoas ativas na rede seguem alguma marca ou empresa, e 52% já comprou produto ou serviço indicado por alguém do Instagram.

Essas porcentagens evidenciam que as pessoas estão muito ativas nesta rede social, e enxergam o Instagram como um meio para ficar informado, atualizado e até mesmo realizar compras.

Como consolidar um perfil no Instagram?

Principalmente durante a pandemia, o Instagram se tornou um espaço de muita interação, diversas empresas e influenciadores digitais utilizaram a rede social para realizar transmissões ao vivo para contribuir com entretenimento das pessoas e manter o isolamento social.

Esses conteúdos produzidos e compartilhados gratuitamente para o público agrega visibilidade aos perfis, e gera engajamento entre os usuários.

Por isso, antes mesmo da pandemia, influenciadores e empresas já compreendiam que, produzir conteúdo no Instagram, sobre determinado assunto, que eles possam oferecer a voz de um especialista para falar com propriedade daquilo, é fundamental para consolidar um perfil na rede social.

Como produzir conteúdo para as redes sociais?

Pensando no potencial que os conteúdos no Instagram oferecem para a visibilidade do perfil, e consequentemente da marca, empresa ou profissional, é importante tomar cuidado nesta etapa, caso contrário, o resultado pode ser oposto.

Em primeiro lugar, você precisa ter propriedade no que está falando, seja como influenciador digital fazendo resenha de suas experiências com produtos ou serviços, como profissional de determinada área que está dando dicas, ou enquanto empresa que fornece conteúdo sobre seus produtos e soluções.

Se você não é especialista nesse assunto, é válido pesquisar e compartilhar com os seguidores suas referências, mas sempre transmitindo verdade no que está dizendo.

Também é válido especificar seu público, e trabalhar apenas em conteúdo que se relaciona com seu negócio e seguidores.

Fique atento também às especificidades do seu perfil, por exemplo, um médico tem que tomar alguns cuidados com os conteúdos que divulga no Instagram e a forma como faz isso.

Vejamos aqui algumas das particularidades que um perfil de médico no Instagram precisa ter:


  • Os conteúdos devem ser informativos e não ressaltar o trabalho do médico;

  • Não é permitido o uso de termos como “melhor médico” ou “melhor tratamento”;

  • Não pode ser informado valores de consultas e preços de procedimentos;

  • Não é permitido a realização de promoções ou informar descontos;

  • Expor casos de pacientes e fotos de antes e depois é proibido.

Esses cuidados variam de acordo com cada ramo, mas devem ser considerados, para que o perfil da sua marca ganhe visibilidade e seja reconhecido pelos conteúdos de qualidade.

Maneiras de melhorar o alcance das suas publicações

Quanto mais pessoas você alcança no Instagram, maior a possibilidade de encontrar quem se identifique com a sua marca. Conheça algumas dicas para melhorar o alcance das suas publicações:


  • Crie posts que gerem engajamento;

  • Mantenha uma frequência de postagens;

  • Descubra o melhor horário para postar;

  • Interaja com os seguidores;

  • Faça anúncios;

  • Use Hashtags;

  • Faça vídeos;

  • Meça os resultados.

Essas ações podem te ajudar a entender melhor o seu público e o tipo de conteúdo que gera mais engajamento, além de alcançar novos seguidores.

Além disso, lembre-se sempre de produzir conteúdo que respeite as pessoas e tenha empatia, afinal de contas, a ideia é que o público se familiarize com sua marca.

Todas essas ações são fundamentais para consolidar seu perfil no Instagram, e proporcionar que sua visibilidade cresça, assim como essa rede social tão popular.

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte


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