postagem de 20 de Outubro de 2020

Como gerar leads nas redes sociais?

Como gerar leads nas redes sociais?
Aprenda como gerar leads nas principais redes sociais para as empresas, como Facebook, Instagram e LinkedIn

Como já explicamos por aqui, é impossível falar de marketing digital sem mencionar a importância do lead e consequentemente da geração de leads para o seu negócio.

Essa é a estratégia principal que norteia um bom plano de marketing para sua empresa. Além disso, a produção de um conteúdo que agregue à experiência do consumidor é ponto principal para a geração de leads.

Já falamos neste artigo sobre como a geração de leads é importante para sua empresa, e também explicamos como utilizamos ferramentas capazes de automatizar o trabalho da equipe de marketing. Porém, se sua empresa ainda não tem “braço” ou verba suficiente para contratar um serviço de automação de marketing como a plataforma RD Station, por exemplo, fique sabendo que este serviço de produção de conteúdo também “manualmente” pelos principais canais de Marketing Digital, como redes sociais, e-mails, blogs, WhatsApp e muito mais!

Para te ajudar a entender melhor sobre este assunto nós preparamos um blog sobre este assunto. Confira!

Como gerar leads em redes sociais?

O mundo das redes sociais pode abrir muitas oportunidades para você e seu negócio. Por isso, é muito importante que sua empresa esteja presente nas redes certas para atrair e falar com o seu público-alvo.

Mas fique atento, estar presente nas redes não significa necessariamente que o trabalho acabou, pelo contrário, além de fazer parte da comunidade online, você precisa planejar sua comunicação e pautas que serão abordadas para o seu negócio, sempre com o propósito de gerar leads.

Mas afinal, como sua empresa pode gerar leads através do Facebook e Instagram, por exemplo? É preciso explorar as diversas possibilidades que as redes sociais têm a oferecer:

Facebook

Olhando num primeiro momento, o Facebook pode parecer mais adequado para negócios B2B, mas não se engane, é possível sim trabalhar boas estratégias de marketing para qualquer tipo de negócio utilizando essa rede social.

Para ilustrar, veja algumas formas de como gerar leads utilizamos as ferramentas do Facebook:

  • Transmissões ao vivo - com muito alcance no Facebook, as famosas lives, são um ótimo formato para engajar e conversar com seu público. Por exemplo, você pode convidar as pessoas que estão assistindo a baixarem um material de apoio, deixando um link pinado no topo dos comentários. Assim, você conseguirá captar informações necessárias para sua lista de contatos.


  • Chatbots - também é possível configurar nos bots do Facebook Messenger palavras-chaves que iniciam um diálogo ou fazem a oferta de algum produto ou conteúdo que seja relevante para seu público.


  • Infográficos - ao invés de oferecer apenas um post ou conteúdo raso e simplificado, você pode trabalhar com informações mais completas por meio de infográficos. Ao oferecer esse conteúdo que chama mais atenção ao seu público, você também pode incluir no copy do post um material para que o leitor se aprofunde ainda mais sobre o assunto.


  • Conversas nos comentários - mantenha o retorno ao seu cliente sempre em dia. Sempre que houver comentários nos posts, converse com a pessoa, tire suas dúvidas, agradeça, mas lembre-se quanto mais personalizada e humanizada essa conversa for melhor. O consumidor gosta de ser escutado e principalmente, respondido pela marca.


  • Grupos - os grupos do Facebook são ótimas oportunidades de você se reunir com pessoas que têm o mesmo gosto e preferências. Os grupos nada mais são do que verdadeiras comunidades online que reúnem pessoas interessadas em algum assunto em comum. Este canal é um verdadeiro gerador de leads.


  • Facebook ADS - essa é a opção paga de gerar leads pelo Facebook. Ela é muito usada, principalmente por aqueles que querem engajar leads através de dispositivos mobiles. Apesar de haver algumas limitações e regras para gerar anúncios no Facebook, ela proporciona a criação de campanhas capazes de captar informações importantes para sua rede de leads.


Instagram

Apesar de ainda não ser uma rede social com links clicáveis, o Instagram ganhou seu espaço na preferência do público, mais especificamente entre o público que compreende a faixa etária dos 18 aos 34 anos, segundo a We Are Social.

No Brasil já são mais de 70 milhões de usuários, o que coloca nosso país entre os 3 países que mais utilizam essa rede social. Por isso ela se configura como uma importante ferramenta para as empresas.

  • Link na Bio - com certeza você já deve ter lido nas legendas dos posts do Instagram “Link na Bio”, esse recurso é muito necessário pois como já falamos, essa rede social ainda não permite links clicáveis nas legendas, portanto, o link na bio pode direcionar o público para o seu site, landing page, formulário, blog entre outros.


  • Stories - o Stories é praticamente um canal a parte do Instagram para quem quer prospectar novos clientes. Além de possibilitar a criação de pequenas histórias com sequências de fotos e vídeos de até 15 segundos, essa funcionalidade torna muito mais fácil fazer as pessoas acessarem páginas externas.


  • Links nos Stories - essa ferramenta só é liberada depois que o perfil alcança a marca dos 10 mil seguidores na página. Porém, é um ótimo recurso que permite a geração de leads pelo Instagram.


  • CTA nas imagens - esse recurso tem a ver com o link na bio que citamos acima. Você pode inserir um call to action convidando o usuário a realizar essa ação no texto do post ou, até mesmo, na imagem. Avalie o que fica melhor e privilegie a qualidade da foto ou ilustração.


  • Influenciadores - faça parceria com influenciadores digitais. Eles possuem inúmeros seguidores na rede social e são capazes de gerar muita visibilidade para o seu negócio ou produto. As parceiras devem ser pensadas para atrair o público certo para sua empresa. Pesquise e alinhe com o profissional influencer.


  • Hashtags - usar hashtags e tags no Instagram pode tornar seus posts e fotos mais populares. As ferramentas funcionam como palavras-chave ou termos associados a uma informação ou determinado assunto e facilitam o acesso à eles.


  • IGTV e Reels - o IGTV e o Reels são ferramentas de vídeos do Instagram, elas podem ser acessadas e configuradas dentro da própria rede social. Gerando maior audiência. Neste formato é possível explorar pautas que impactam e engajam mais com seu público. O IGVT permite vídeos até 60 minutos. Já o Reels permite vídeos de até 30 segundos.


  • Instagram Ads - se o seu orçamento permitir, os anúncios do Instagram Ads são uma ótima opção para complementar sua estratégia e gerar leads. Por meio dos anúncios, você pode segmentar suas ofertas de forma bem personalizada. Além disso, é possível criar anúncio conectados diretamente com o Facebook, permitindo combinar os dois públicos.


LinkedIn

A maior rede social profissional do planeta não poderia ficar de fora dessa lista. O Linkedin está crescendo muito no Brasil e você pode ter tanto um perfil pessoal como profissional e gerar conteúdo na rede para seus contatos.

  • Geração de Conteúdo - a geração de conteúdo no Linkedin tem cada vez mais adeptos e sua principal vantagem é a qualificação do público que se encontra na rede. Importante, antes de mais nada, é ter um número bom de conexões e de seguidores. Cultive e nutre seus contatos com conteúdos de qualidade.


  • LinkedIn Ads - o anúncio no LinkedIn pode alcançar um público específico que não está em outras redes sociais. Esses leads podem ser muito segmentados.


  • Grupos - muito parecido com os grupos do Facebook, os grupos no LinkedIn são voltados exclusivamente para a área profissional, garantindo leads cada vez mais segmentados.


Outras mídias sociais

Você também pode usar gerar leads trabalhando com Marketing Digital através de blogs, e-mails marketing, WhatsApp entre outras redes.

O importante é sempre focar na produção de conteúdo qualificado e que impacte e agregue a experiência do seu público.

O próximo passo após a geração de leads é saber como gerar leads qualificados.

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Benetton Comunicação

Por: Jacqueline Fernandes

Fotos/Crédito: Envato

O material poderá ser reproduzido desde que citado fonte.


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