Já falamos muito sobre criatividade aqui na Be Orange, como ela é importante e como é uma das principais ferramentas para um bom profissional de marketing, mas o que ainda não falamos é como você pode exercitar isso no seu dia-a-dia.
Não é de hoje que escutamos frases como “nada se cria, tudo se copia” e “ não há nada de novo debaixo do sol”, talvez a regra universal da criatividade seja sobre consumo, precisamos consumir materiais que possam despertar interesse, curiosidade e inspiração, mas onde podemos encontrar isso?
Se você trabalha em algo e acha que está bem consumindo apenas o que profissionais da mesma área tem a dizer, já identificamos o principal erro. Precisamos nos colocar em posição de aprendizes constantes e pensar que todos ao nosso redor tem algo para ensinar, com essa mentalidade é mais fácil de absorver novos conhecimentos e melhorar o nosso desempenho.
Provavelmente o mais óbvio e esperado seja a leitura, mas talvez seja interessante pegar livros de pessoas que não trabalham na mesma área que você, como por exemplo, livros de profissionais de moda falando sobre branding e construção de de marca, escritores de ficção explicando seus processos de escrita, psicólogos escrevendo como o consumidor pensa.
Existem diversos livros de áreas diferentes da que você atua, mas que podem te ajudar e impactar a forma como você faz e vê seu trabalho.
Hoje, mais do que nunca, temos a facilidade de encontrar conteúdos relevantes sobre qualquer assunto. Com a nova era digital vemos diversas pessoas que atuam no mercado disponibilizando materiais incríveis online, como: palestras, vídeos, podcasts, a lista é infinita e o melhor é que além do fácil acesso, muitas vezes o conteúdo está sendo disponibilizado gratuitamente.
Você pode fazer um curso de pintura e descobrir novos padrões e cores que ajudarão no seu próximo design, ou participar de um clube do livro e descobrir novas maneiras de solucionar problemas ou, quem sabe, fazer um curso de fotografia e ter uma nova ideia para o seu próximo projeto.
Sair da rotina e aprender coisas novas é um grande estimulante para a nossa criatividade e pode ser o ponto de virada para a sua próxima “explosão mental”.
Caso seja novo nisso pode começar com pequenas anotações, ou separando 5 minutos do seu dia para escrever sem parar, você também pode optar por fazer um brainstorming.
O importante no fim das contas é escrever, depois que pegar este hábito e reler as coisas que escreveu é provável que você tenha insights, ideias e novos pontos de vista sobre o assunto.
Existem várias outras formas de exercitar a criatividade, é importante manter a cabeça aberta para todas as opções e não se cobrar ao executá-las, às vezes tudo que precisamos é dar um tempo e respirar um pouco.
Ser criativo é um trabalho constante e, muitas vezes, cansativo, é necessário consumir, observar, analisar e aprender coisas, mas também é importante relaxar e aproveitar seus momentos de descanso. Ideias não costumam marcar hora para aparecer, o que faz todo o processo ser bem mais divertido.
Gostou do conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Benetton Comunicação
Por: Karyna Rosa
Fotos/Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.