postagem de 14 de Dezembro de 2020

Como utilizar técnicas de storytelling para conquistar seu público?

Como utilizar técnicas de storytelling para conquistar seu público?
Conheça estratégias para melhorar suas campanhas de marketing

Já falamos sobre storytelling por aqui antes e sobre como essa técnica é importante para fazer os consumidores se identificarem com as marcas.

Por conta das mudanças geradas pela tecnologia, as pessoas se tornaram muito mais exigentes e sentimentais, o que vem mudando o processo de consumo.

O público é atingido diariamente por diversas propagandas e, para chamar sua atenção, as empresas precisaram repensar em suas estratégias, levando em consideração o novo perfil do consumidor.

Atualmente, o público é muito mais preocupado com ações sociais, como diversidade, inclusão e meio ambiente, também é mais crítico e exigente, pois possui maior facilidade para pesquisar sobre determinada questão e se posicionar em relação a ela.

Para alcançar essas pessoas, as equipes de marketing de grandes marcas se deram conta de que precisariam trabalhar o lado sentimental de suas campanhas, para que assim, conquistassem os consumidores pelos sentimentos e identificação.

Foi assim que a ideia de storytelling cresceu, tomou forma e ganhou espaço na publicidade.

Quer compreender melhor como utilizar essa estratégia na sua empresa? Vem com a gente e leia este artigo!

O que é storytelling?

Storytelling significa contar histórias, de maneira envolvente, para cativar o público, despertar seus sentimentos e fazer com que ele se conecte e se identifique pela marca. É uma técnica que se destaca pela capacidade de aproximar uma marca de seu público-alvo, e foi criada pelos setores de marketing e publicidade, com o objetivo de contar histórias que utilizem recursos audiovisuais, além das palavras.

Para isso, quanto mais recursos você utilizar ao seu favor, melhor!

É comum que essa estratégia seja utilizada em vídeos, pois há maior possibilidade de trabalhar elementos envolventes, como voz, imagem e legendas.

É importante criar narrativas interessantes, que atraiam as pessoas e mostre a relevância da sua marca.

A história em si não precisa ser necessariamente sobre a empresa, o foco pode ser alguém que teve a vida transformada pela marca, ou que, em algum momento crucial da sua jornada, contou com algum produto ou serviço fundamental.

Como começar a fazer storytelling?

Há algumas técnicas que você precisa se atentar na hora de produzir uma história. Mas relaxe, vamos te ensinar todas elas!

1. Reúna informações sobre a marca

Essa etapa é muito importante, porque mesmo se a história não falar diretamente da marca, é necessário que a missão, visão e valores da empresa sejam transmitidos, mesmo que indiretamente.

2. Foque nas partes relevantes

Você precisa produzir uma narrativa interessante, mas também é preciso ter objetividade e transmitir uma mensagem para a audiência, que evidencie a importância da sua empresa.

3 . Pense no meio onde vai transmitir sua mensagem

Se você for fazer uma storytelling em vídeo, por exemplo, você precisa pensar nas peculiaridades daquele meio de comunicação.

A ideia é que a história seja contada da forma mais natural, e por isso há alguns recursos que podem te ajudar.

No vídeo atente-se ao tom de voz do narrador e valorize o contato visual.

No texto use a pontuação adequada e dê ritmo à história.

4. Proporcione identificação com o público.

Há algumas formas clássicas de se produzir uma história, elas são:

· A jornada do herói;

· A viagem ou missão de aventura;

· A conquista pessoal.

Todas elas podem ser trabalhadas para que o público se identifique. Na jornada do herói vale colocar os problemas e desafios também, afinal, na vida real não vivemos só dias de glória, e isso faz com que as pessoas se sintam contempladas.

5 – Crie narrativas visuais

Engana-se quem pensa que criar narrativas visuais é um recurso que pode ser utilizado apenas em vídeos.

Há essa possibilidade na escrita também, quando o escritor compõe as frases de forma que coloca o leitor para imaginar aquela cena, isso é muito comum no jornalismo literário.

No vídeo você também pode trabalhar essa técnica, com cenários, figurinos e atuação corporal bem elaborada.

Com essas dicas você já pode começar seu storytellyng!

Veja alguns storytelling de sucesso para se inspirar!

Conheça histórias contadas por grandes marcas, que promovem identificação e despertam sentimentos nos consumidores:

· Os últimos desejos da Kombi

· Always: Lute Como Uma Garota

· Colgate: Sorrir Faz Sorrir

Depois de ler nossas dicas e assistir esses exemplos de cases de sucesso utilizando técnicas de storytelling, você está pronto para conquistar seu público promovendo campanhas incríveis e contando histórias sensacionais!

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Leia também:

- Storytelling: você conhece essa técnica?

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


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