postagem de 08 de Agosto de 2019

Consumo 2019: preço e qualidade são as exigências dos consumidores

Consumo 2019: preço e qualidade são as exigências dos consumidores
157 milhões de consumidores, cerca de 81%, estão ainda mais atentos com a qualidade dos produtos

Em meio ao consumo brasileiro, a maior parte está atenta sim, a qualidade dos produtos. O Brasil soma 157 milhões de consumidores, adicionando os gastos das famílias brasileiras, em 2019, já consumimos R$ 4,4 trilhões! A pesquisa “O varejo pelo olhar do consumidor”, realizada pelo Instituto Locomotiva, diz que os brasileiros já não se importam tanto com os três 'Bs': bom, bonito e barato. Os dados foram recolhidos entre os dias 15 e 28 de junho, com 1,5 mil pessoas, entre 18 anos ou mais, por todo o Brasil (margem de erro de 2,5 pontos porcentuais).

Apesar do preço ser um diferencial, os consumidores não abrem mão da qualidade: 81% dizem que estão mais atentos à qualidade dos produtos do que antes. Nas categorias alimentos em supermercados, bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, móveis, produtos de higiene e beleza e roupas, a qualidade é o item que vai dar aquele 'empurrãozinho' para realizar a compra.

“O consumidor, hoje, tem se proposto mais a experimentar marcas que não ocupam lugar de liderança no mercado, e nessa busca tem descoberto novas possibilidades. ” “Por outro lado, para que as marcas líderes continuem tendo poder de competitividade, o varejo teve de reduzir as margens de lucro. Com a descoberta das novas possibilidades que a crise proporcionou, as marcas líderes encontrarão dificuldade para se restabelecerem na retomada da economia. ”, analisa Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, segundo o site Meio & Mensagem.

O custo x benefício tem guiado os consumidores nas compras e ajudado a aumentar os canais de compras. 70% dos entrevistados dizem ter feito compras na última semana em três ou mais canais (supermercados, hipermercados, mercadinhos de bairro, farmácias e lojas de comércio de rua). Renato mais uma vez afirma “O consumidor está em busca de boas oportunidades, independentemente do canal. Outro aspecto é que procuram propostas de valor mais claras”

Mais um detalhe importante confirma a pesquisa e junto, traz um alerta para todos: 43% dos entrevistados não se identificam com nenhuma marca do varejo, ou seja, quase metade dos entrevistados não se sentem representados! “São 68 milhões de brasileiros que não se veem representados pelas marcas. É um dado que mostra a clara falta de empatia das empresas varejistas. É necessário pensar com a cabeça do consumidor. Programar ações e estratégias com base no senso comum pode conduzir as empresas ao erro. O consumidor quer muito mais do que preço, quer também qualidade e se ver representado”, diz Renato.


Fonte: Meio & Mensagem

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