postagem de 12 de Julho de 2019

Descubra por que a criatividade inspirada por dados é o futuro do marketing eficiente

Descubra por que a criatividade inspirada por dados é o futuro do marketing eficiente
Em uma das melhores épocas para ser um criativo, pensar grande e ter ideias poderosas faz toda a diferença.

O que já sabemos por intuição foi comprovado em uma pesquisa da Nielsen Catalina Solutions: a criatividade ainda é o principal elemento que faz as vendas aumentarem. Com mais plataformas, tecnologias e possibilidades do machine learning surgindo a todo momento, somos carregados de sinais e dados capazes de nos orientar a tomar decisões, e isso está acontecendo como nunca antes!

Quem usa dados e tecnologias consegue assumir mais riscos criativos, fazer melhores escolhas e comprovar o valor das suas ideias e, com base nisso, trouxemos três desafios criativos que podemos superar com o poder dos dados e da tecnologia.

1. O quanto você conhece seu público?

A maioria dos profissionais pensam que conhecem seu público, mas muitas vezes não, como apresenta uma pesquisa recente que nos mostra que 61% das pessoas disseram que as marcas que deveriam conhecê-las, na verdade não as conhecem.

Mas hoje, com tantos dados e ferramentas disponíveis para equipes de criação e estratégia, garantir que o marketing esteja alinhado a elas está mais fácil do que nunca. Como é o caso da Olay Skin Care, que mergulhou em dados do Google e do YouTube e descobriu que seu público ama futebol americano e filmes de terror. Isso os levou a criar a campanha #KillerSkin, que trouxe uma história única e sensacional em torno do Super Bowl, atraindo dezenas de milhões de espectadores e gerando um enorme crescimento nas buscas.

2. A personalização que está oferecendo, é em escala?

Uma pesquisa recente nos mostra que anúncios relevantes em vídeo recebem 3 vezes mais atenção das pessoas do que a média das propagandas. Um exemplo disso é a campanha da Abreva, que utilizou o Director Mix para gerar 119 versões de um anúncio, customizando os textos de acordo com os vídeos do YouTube que eles iriam aparecer. Assim foram atingidos os públicos certos com conteúdo envolvente.

Essa campanha gerou um aumento de 41% em ad recall e 342% no interesse das buscas do público-alvo no Google e YouTube.

3. E qual é o seu roteiro de experimentos?

A regra do trabalho criativo é que não existem regras, mas sim testes inteligentes e estratégicos que podem auxiliar no entendimento do que funciona e o que não funciona. Um belo exemplo é a união das marcas que se juntaram ao time do Unskippable Labs, do Google, para responder à seguinte questão: qual é o nível ideal de customização em uma campanha?

Com resultados variados e impressionantes, podemos fazer um pequeno resumo: a campanha da Cover Girl, da Coty, mostrou que anúncios com customizações apenas de texto performaram igual ou melhor do que a peça que, além de texto, tinha imagens customizadas. No caso da montadora Skoda, que utilizou vídeos longos, quanto mais customização, mais eram os números de ad recall.

A tecnologia e os dados são ferramentas que podem ser usadas para ampliar e enriquecer nosso trabalho, mas nunca vão substituir você e sua criatividade, por isso use as plataformas para fazer testes, observar o engajamento dos usuários e refinar sua abordagem, nenhuma máquina pode ocupar o lugar de uma pessoa com grandes ideais!

Fonte: Think With Google


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