postagem de 29 de Março de 2022

Já pensou escrever uma palavra errada em um título importante?

Já pensou escrever uma palavra errada em um título importante?
Mais do que corrigir textos, o revisor te ajuda a construir uma imagem de autoridade e zelo com o seu negócio

O Dia Mundial do Revisor e Diagramador foi comemorado em 28 de março. Nós, da Benetton Comunicação, sabemos como a presença destes profissionais se torna um fator essencial para agregar valor e maximizar o destaque dos conteúdos da sua estratégia.

Você sente que suas ações digitais expressam a devida autoridade e geram total confiança perante seu público-alvo? A verdade é que para conquistar uma gama de ávidos leitores, todas as suas produções textuais precisam possuir uma linguagem clara, abordar temas relevantes e contar com uma boa estrutura. Afinal, na era da internet, qualquer deslize ortográfico pode ser capaz de diminuir consideravelmente a credibilidade da sua marca.

É justamente aí que entra o importante papel do revisor. Esse profissional, além de apontar, realizar e acompanhar as correções gramaticais necessárias, é o principal responsável por enriquecer os conteúdos de uma estratégia, atingindo o público desejado e sanando todas as dúvidas, dores e possíveis problemas da sua persona.

Quem são e o que fazem os revisores de conteúdo?

Não basta apenas ter facilidade com português para se tornar um bom revisor. É preciso estudar, experienciar e se manter constantemente atualizado sobre as tendências do mercado atual. É por isso que certos cursos de graduação, como Marketing, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Letras podem ser ótimos nichos de futuros revisores. Essa galera tem um enorme potencial na área!

Isso porque, além de conferirem todo o texto, os revisores também confirmam se os dados e materiais apresentados estão corretamente alinhados com a identidade da marca, em termos de tom de voz e valores utilizados por cada cliente. Em certos casos, diversas adequações textuais deverão ser feitas, para que seja possível aperfeiçoar e enriquecer ainda mais as produções; beneficiando o trabalho de SEO, ou seja, de otimização para visibilidade nos mecanismos de busca.

Nesse sentido, existem 3 principais focos que estão sempre presentes na rotina dos revisores:

Autoridade e relevância

Para promover a sensação de autoridade e conquistar seu público através da internet, é imprescindível que a sua empresa seja capaz de apresentar todos os conteúdos de maneira adequada: com bastante clareza, coesão e coerência. Um post com desvios ortográficos, gramaticais ou de concordância pode causar a impressão de descaso e falta de atenção. Esse fator acaba dificultando o desenvolvimento da relação de parceria e proximidade com seus consumidores, que por sua vez, deixam de captar as mensagens necessárias pois não conseguem exercer a interpretação textual de forma correta.

Para que o seu negócio entregue conteúdos relevantes, cabe ao revisor garantir que o material produzido esteja devidamente direcionado para a persona que se busca atingir, oferecendo informações úteis para ela. Portanto, o seu texto não pode ser muito raso, trazendo verdades apenas do senso comum, e muito menos rebuscado demais, pois assim a persona não chega nem a compreender o que foi produzido.

Adequação à estratégia

Nessa etapa, o revisor deve se atentar ao estágio do funil em que o seu leitor se encontra. Mesmo que o texto esteja completo, bem escrito e bastante informativo, caso tenha sido produzido como conteúdo de meio quando a estratégia pedia um conteúdo de topo, será necessário refazê-lo. É nesse ponto que o revisor atua: analisando produções que se encaixam como topo, meio e fundo de funil, sempre se baseando no quão próxima a persona em questão está de fechar a compra e não na profundidade dos conteúdos.

Aqui também entram alguns aspectos fundamentais de SEO, como o uso de palavras-chave e link building, ou seja, a construção de uma rede de links de redirecionamento para o seu website. Por isso, é muito importante que o seu revisor tenha profundos conhecimentos sobre as estratégias de Marketing Digital. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Fizemos uma matéria totalmente voltada para os principais termos e técnicas de marketing utilizadas pelas empresas – clique aqui para conferir!

Análise de formalidade

É fundamental que a sua estratégia conte com textos escritos de maneira clara e concisa. Afinal, a credibilidade perante seus clientes só pode ser conquistada através da abordagem de informações relevantes e soluções criativas. Para tal, o revisor precisa realizar certas modificações nos conteúdos produzidos, até que todas as ações estejam livres de termos que podem confundir o entendimento do público.

Além disso, este profissional também deve estar sempre atento às estruturas de frases, solicitando melhorias e aperfeiçoamentos quando necessário, de forma a priorizar a fluidez e o bom ritmo do texto. Uma dica muito utilizada pelo Time Laranja é partir do princípio de que nada é óbvio, por mais que pareça. Nem todos os visitantes do seu site ou seguidores das redes sociais possuem as mesmas formações, origens, referências ou níveis de experiência, mas o seu conteúdo precisa ser capaz de dialogar com todos.

Curtiu o conteúdo? Entre em contato conosco. Nossa equipe está sempre ligada nas tendências do mercado que podem aumentar suas vendas e aprimorar o seu sucesso.

Benetton Comunicação

Por: Mariana Romeira

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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