postagem de 19 de Janeiro de 2022

Marketing Digital de Pai para Filho

Marketing Digital de Pai para Filho
Saiba como fazer marketing com eficiência dos baby boomers a Geração Z

A análise detalhada de cada persona vai mostrar a necessidade de uma estratégia diferente para se relacionar com as pessoas que compõem cada faixa etária.

Neste contexto, tentar explicar as novas funcionalidades de um forno elétrico por um canal no TikTok envolto em dancinhas de apresentação, não seria tão interessante quanto um anúncio segmentado no Facebook, com boas imagens que conduzissem a um blog elegante e explicativo, por exemplo.

Vem com a gente neste artigo e saiba mais sobre os perfis etários das personas no marketing digital e como eles se relacionam com a estratégia de marketing para cada um.

Baby Boomer (“Quando chegamos a internet era só mato”)

São considerados baby boomers as pessoas que nasceram entre a segunda metade da década de 40 e a primeira metade da década de 60.

Eles são filhos da época pós-segunda Guerra, quando houve um grande aumento populacional no mundo. Hoje, compõem a terceira idade, fase em que a maioria está disposta a usar a internet, embora para alguns a rede ainda seja uma terra desafiadora e desconhecida.

Para se relacionar melhor com a família ou se aproximar de antigos amigos, essas pessoas costumam estar bastante presentes no Facebook e também porque o Facebook pode ser considerado um ‘filho’ do antigo Orkut, a primeira plataforma de rede social a dar as caras como um meio para aproximar as pessoas no ambiente virtual.

Por conta disso, é lá que devem estar anúncios para esse pessoal. Lembrando de terem uma tipologia maior e bem clara visualmente (seria óbvio citar o uso dos óculos?).

Em paralelo, oferecer suporte que contemple também telefones e e-mails cai bem.

Geração X

Os filhos dos baby boomers, são considerados parte da Geração X que vai mais ou menos de 1965 até 1980.

Valorizam a educação formal, a estabilidade na carreira e costumam fazer gastos planejados. Por conta dessas características, um bom relacionamento que ofereça excelente experiência com produtos e serviços, sendo ainda fácil de usar canais de comunicação e de compra atraem esta geração.

É a primeira geração que mostra interesse nos canais de videos, então use-os para criar fidelização e autoridade.

Outra ação que costuma funcionar bem é usar políticas de recompensa do tipo: “Para cada x produtos, você ganha mais um”.

Engajando os Millenials

Vieram ao mundo a partir do começo da década de 80 até metade da década de 90. Conheceram a internet na adolescência ou um pouco depois, então já estão acostumados a ela na fase adulta da vida.

Não costumam confiar nas mídias tradicionais, nem na publicidade, então cultivar a confiança por meio de conteúdos online bem feitos e que cumprem o que prometem, seja em formatos textos ou videos, é essencial para os millenials.

Outro ponto importante é estabelecer essa confiança com base nas provas sociais, divulgando pesquisas de satisfação e relatos de quem realmente gosta do seu produto/serviço.

Chegamos aos “Z”

A primeira geração que nasceu com a internet rolando, os nativos digitais.

Para eles, o mundo virtual e real são quase a mesma coisa, estão sempre conectados e são exigentes quando se trata de consumir, valorizando o propósito da marca, ética e sustentabilidade.

A forma de se comunicar com este público e apoiando causas importantes para eles, usando influenciadores digitais e propondo customização para produtos e serviços.

Vendas omnichanel e conteúdos que conversem em todas as plataformas são ações essenciais para quem vende para a Geração Z.

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Benetton Comunicação

Por: Ludmila do Prado

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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