postagem de 19 de Julho de 2019

O meme e sua influência na linguagem da sociedade

O meme e sua influência na linguagem da sociedade
GloboSAT e Consumoteca realizaram um estudo que mostra os efeitos do meme na sociedade e como isso está em nosso dia a dia

Se você acessou alguma mídia social hoje, provavelmente já se deparou com algum 'meme' sobre algum assunto e, se esse assunto rendeu boa repercussão, a taxa de meme deve ter sido ainda maior. Essa “forma” de comunicação está cada dia mais presente na sociedade, e para trazer dados mais aprofundado do assunto, a GloboSAT e Consumoteca realizaram um estudo que trazem informações sobre o mundo dos memes.

Na pesquisa, podemos encontrar uma pergunta comum que pode ser respondida de uma forma geral: o que é meme? E, segundo o #MUSEUdeMEMES aqui temos uma resposta: “Meme é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma coleção de textos, imagens, comportamentos difundidos, desafios ou memórias compartilhadas. ” Sabe a expressão: “Eita, o forninho caiu” ou a famosa imagem da Nazaré Tedesco que sempre acompanha um texto diferente? Pois é, você já passou alguma vez pelo caminho dos memes!

É claro, como a internet é um meio muito grande, os próprios usuários acabam realizando uma seleção do que é relevante ou não para se destacar. Cada pessoa é atingida de uma forma, com contextos diferentes, e é aí que acontece a divulgação e o ciclo infinito de memes que são criados e recriados.

E aqui está uma informação que talvez não fosse tão esperada (ou até fosse): cerca de 73% das pessoas já foram informados através de um meme! Com isso, percebemos a importância dessa forma de divulgação na atual sociedade, já que, além de uma diversão para o dia, ela também acompanha temas debatidos ao redor do mundo.

Os memes, muitas vezes, se encaixam perfeitamente com o tema e possuem a estrutura de divulgação, dando suporte às vontades de expressar-se, como muitas pessoas buscam hoje em dia.

A pesquisa mostra fatos interessantes, além de dados da eficiência que o meme tem hoje nos meios de comunicações. Cerca de 46% das pessoas compartilham conteúdos que revelam seus problemas pessoais, já que as imagens/conteúdos carregam boas doses de ironia, o que permite um desabafo da realidade.

E não é só de notícia que um bom meme é feito! A pesquisa mostra que ele também é uma boa opção de comunicação entre os usuários: 54% das pessoas que estão no estudo dizem que o meme possibilita um diálogo diferente, 45% usam para 'quebrar o gelo' e 43% usam nas indiretas!

É aqui, meus amigos, que a pesquisa nos deixa um recado importante: independentemente do público, os memes estarão lá, e se você quer uma boa comunicação e estar na atualidade, esta é uma aposta e tanto. :) E claro, se você é um bom apreciador de memes, deve saber: ninguém faz memes como o brasileiro!

O estudo foi realizado com mil pessoas de todo o Brasil, das classes A, B e C, com 53% mulheres e 47% homens.

Confira os dados da pesquisa no site do GloboSAT.

Fonte: Geek Publicitário | GloboSAT


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade