postagem de 21 de Outubro de 2021

O que é psicologia do consumo?

O que é psicologia do consumo?
Conheça a nova área que está tomando conta do mercado

Já parou para pensar no que levou um consumidor a tomar uma decisão de compra? Ou porque um lead decidiu seguir determinada marca nas redes sociais mas não outra? Isso é o que estuda a psicologia do consumo, uma nova área que analisa o comportamento do público e como utilizar essas informações para trazer resultados para a empresa.

O que a psicologia tem a ver com marketing?

Tudo! Muito do que se sabe de marketing hoje veio da psicologia ou que tiveram um aprimoramento feito por ela e temos certeza que você já conhece ou ouviu falar de algumas:

  • Na construção de marca é necessário entender a personalidade da empresa e a persona que vai adquirir o seu produto, ou seja, pensar em comportamento e personalidades.

  • Estratégias de marketing são complexas e hoje em dia existem milhares de caminhos que podemos seguir, mas todas envolvem analisar o que deu certo e porque deu certo.

  • Os gatilhos mentais vieram 100% de estudos psicológicos para entender o comportamento das pessoas diante de certos anúncios, frases ou situações, hoje esses conhecimentos são um dos maiores pilares do marketing.


O que é psicologia do consumo?

O conceito surgiu nos EUA, por volta das décadas de 50 e 60 onde o consumo precisava ser incentivado pelas indústrias e lojas pois se produzia mais do que se consumia, essa foi a primeira relação em que a psicologia contribuiu com o marketing.

O processo diz respeito à entender como o consumidor se comporta, buscando compreender as suas necessidades, suas motivações, seus gostos e até mesmo os seus sentimentos, tudo isso visando aplicar e gerir essas informações para levar o consumidor a tomar decisões que beneficiem a empresa dentro de uma estratégia de marketing ou de negócios.

Como aplicar a psicologia do consumo?

A psicologia do consumo pode ser utilizada de diversas maneiras, desde a análise ou elaboração de estratégias como em criação de peças textuais e designs, ou seja, uma pessoa que estuda psicologia do consumo pode escolher uma segunda área de especialização ou não e atuar em praticamente todos os setores de marketing.

O que estudar?

Tudo depende do que o profissional quer seguir, há pessoas que são multitarefas e entendem um pouco de tudo e outras que preferem um cargo específico. Se você está procurando entender mais sobre universo da psicologia do consumo, hoje existem diversos cursos de curta e média duração que abrangem o tema como um todo, assim com graduações e especializações, mas você também pode buscar entender os temas separadamente, aqui alguns dos assuntos que recomendamos:

  • Gatilhos mentais;

  • Copywriting e escrita criativa;

  • Construção de marca (tom de voz de marca, persona, identidade visual etc);

  • Neurociência e neuromarketing;

  • Comportamento do consumidor.


Quer saber mais sobre o assunto? No blog da Benetton estamos sempre compartilhando dicas e conteúdos ricos que vão te ajudar nesta empreitada!

Se identificou com o conteúdo?

Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.

Benetton Comunicação

Por: Karyna Rosa

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade