postagem de 04 de Fevereiro de 2021

Omnichannel: como essa estratégia funciona no marketing?

Omnichannel: como essa estratégia funciona no marketing?
Conheça as vantagens do marketing omnichannel para o seu negócio

O consumidor de hoje possui um contato íntimo com a internet e o mundo virtual, e é através desse contato que ele se informa e questiona cada vez mais antes de efetuar uma compra.

Além disso, a internet possibilitou que os usuários trocassem experiências sobre determinado produto ou serviço, por isso, os consumidores valorizam o bom atendimento e a experiência de compra.

Os avanços tecnológicos que proporcionaram as mudanças no perfil dos consumidores tornando-os mais exigentes, também possibilitaram as transformações nas formas utilizadas para comprar um produto.

Há algum tempo, os universos de compras online e off-line eram distintos, não conversavam ou interagiam. Hoje essa realidade mudou, o cliente pode ir até uma franquia de fast food, por exemplo, e pesquisar o cardápio no site da empresa antes de fazer seu pedido.

Pensando nisso, o marketing omnichannel busca proporcionar uma boa experiência ao consumidor em todos os pontos de contato, seja físico ou online, e nas diferentes plataformas, o foco é o mesmo: atrair, converter, encantar e fidelizar.

Neste artigo nós explicamos melhor como essa estratégia funciona e quais são as vantagens para o seu negócio. Vem com a gente até o final!

Como é o processo do marketing omnichannel?

A estratégia omnichannel visa integrar diferentes canais, e no marketing tem o intuito de utilizar essa integração de forma assertiva para que impacte os consumidores da melhor maneira, e de acordo com cada plataforma.

Essas integrações dos canais de contato com os clientes permitem que a comunicação seja mais efetiva e consistente, além de aproximar as pessoas das marcas, por marcar presença em diferentes plataformas. A boa comunicação com o público oferece maior possibilidade de uma compra ser efetuada, e o bom relacionamento das pessoas com as marcas, resulta na otimização das experiências de compra e fidelização.

Para auxiliar neste processo, há softwares e ferramentas de atendimento que armazenam o histórico de interação com os consumidores, para entender seus gostos e padrões, o que permite oferecer as melhores opções de atendimento de acordo com cada perfil. Esse tipo de informação é de grande valor para as empresas, pois mapeia detalhadamente seu público.

Mas afinal, qual a vantagem do marketing omnichannel para a sua empresa?

Quando o marketing omnichannel é bem elaborado e atinge seu foco de utilizar todos os canais para melhorar o contato com os clientes, é possível:


  • Compreender melhor as necessidades dos consumidores e oferecer produtos e serviços adequados para cada perfil;

  • Realizar um atendimento personalizado para cada cliente, independente do canal utilizado;

  • Possibilita a criação de estratégias de venda mais elaboradas e personalizadas;

  • Aproxima a marca do seu público;

  • Identifica quais canais de comunicação são mais utilizados pelos clientes e, portanto, que merecem mais investimentos ou atenção;

  • Aumenta o nível de satisfação dos clientes e fidelização;

  • Melhora a imagem da marca;

  • Detecta as maiores dificuldades do público;

  • Aumenta a lucratividade da empresa.

E agora, você já se convenceu da importância dessa estratégia no seu negócio?

Vivemos em constante evolução, e nessas mudanças precisamos nos adaptar aos novos cenários. Atualmente a sociedade possui uma relação muito próxima com a tecnologia, e todos os canais virtuais, além dos físicos, precisam ser bem estruturados na hora de conversarem com os clientes desta geração, que são muito mais informados e exigentes.

As empresas precisam se motivar na evolução social para buscar inovar e fidelizar seu público, para assim, garantir vantagens competitivas no mercado.

Agora que você conhece a estratégia omnichannel no marketing, talvez seja o momento de pesquisar ferramentas que te auxiliem na introdução deste processo no seu negócio.

Fique por dentro desta e de outras dicas acompanhando nossas publicações! ;)

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

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