postagem de 23 de Novembro de 2020

Por que a comunicação da sua marca deve ser acessível?

Por que a comunicação da sua marca deve ser acessível?
Conheça a importância de promover ações inclusivas na sua empresa

Já falamos sobre o avanço tecnológico por aqui antes, e sobre como esse processo transformou as relações interpessoais e formas de consumo.

A evolução por meio da tecnologia proporcionou uma reestruturação na sociedade e modificou o perfil comportamental das pessoas.

Os consumidores, que antes eram passivos diante das propagandas divulgadas pelas mídias tradicionais, rádio e televisão, tornaram-se ativos na web e, consequentemente, mais exigentes.

A possibilidade de pesquisar sobre uma marca antes de gastar dinheiro, além do espaço de fala conquistado pelas minorias na internet, foram fatores fundamentais para que os consumidores adquirissem um perfil mais meticuloso e preocupado com as ações sociais das marcas que consomem.

Não basta oferecer promoções, as empresas precisam compreender a causa das minorias, exercer um papel ético e respeitoso diante das suas lutas, além de promover ações para transformar o mundo em um lugar melhor, sejam elas sociais, ambientais ou culturais.

Neste contexto, oferecer um ambiente inclusivo, que abranja todas as pessoas, independente das suas necessidades, faz com que sua empresa seja acessível. Este é um ato que mostra preocupação por igualdade no acesso à informação e aumenta seu público-alvo, abrangendo além dos consumidores que exigem uma marca humanitária, às pessoas com necessidades que são excluídas em empresas não acessíveis.

A empatia é verdadeira ou apenas estratégica?

Abraçar uma causa social precisa ser uma ação verdadeira, realmente voltada para o bem, e não apenas visando o lucro, ou esse esforço pode acabar dando errado.

Falamos sobre marketing de causa por aqui antes, e sobre como essa ação não pode ficar apenas em posts.

As empresas precisam pensar em estratégias reais para ajudar determinadas causas, de preferência que sejam voltadas ou represente os princípios da marca, pois assim fica mais fácil se empenhar verdadeiramente naquela ação.

Além disso, como já destacamos, quando sua empresa defende uma causa social, ela acaba se tornando mais humanizada, assim o consumidor não compra apenas o seu produto, o consumidor passa a comprar a sua personalidade e humanização agregadas ao discurso da sua marca.

E quando um consumidor se familiariza com a marca, ele se torna um “evangelizador” das suas ações, e faz questão de transmitir suas experiências positivas para amigos, familiares e conhecidos, que se preocupam com as mesmas causas.

A melhor propaganda para uma empresa é a experiência de um cliente satisfeito.

Principalmente porque, agora, os consumidores também produzem conteúdo na web, seus comentários e feedbacks são relevantes e, no caso das ações sociais, impulsionam outras pessoas a lutarem pela mesma causa.

Acessibilidade: como abraçar a causa? E por quê?

Acessibilidade não é apenas para o meio digital, e deve estar presente no ambiente urbano, nos locais de trabalho, na forma como falamos, escrevemos, pensamos, agimos e nos comunicamos.

Por isso, antes das empresas começarem a pensar em acessibilidade digital e promover campanhas voltadas para esta causa elas precisam adequar seus espaços para incluir todos os tipos de pessoas, seja em seus escritórios, lojas, no espaço físico ou até mesmo nas ações promovidas pelo setor de recursos humanos.

Pautas como campanhas de feedback, comunicação afetiva, diversidade nas equipes, abertura para opinar, igualdade de oportunidades e outras, também são ações que tornam o ambiente inclusivo.

No espaço físico da organização algumas medidas também podem ser adotadas, como banheiros não binários, rampas para cadeirantes, ícones universais, pisos táteis e outros.

Após estruturar ações inclusivas fora do meio digital, também é necessário adequar o espaço corporativo na web, para que ele também seja acessível para todos, independentemente das suas necessidades, sejam elas permanentes ou situacionais.

De acordo com um estudo realizado em uma parceria do Movimento Web para Todos com a BigData, dos 14 milhões de sites brasileiros analisados, 99% ainda não está acessível para pessoas com deficiência.

Por isso, a empresa deve concentrar seus esforços em construir um site que abranja a todos, assim como as ações arquitetônicas.

Abraçar a causa da acessibilidade é, além de uma forma da empresa ajudar a melhorar o mundo, uma maneira de promover diversidade, incluindo todos os tipos de pessoas e seus diversos pontos de vista no mesmo espaço.

Qual o futuro da empresa que investe em acessibilidade?

A transformação digital que estava ocorrendo de forma rápida, foi potencializada com a pandemia, e a web tem se tornado um espaço cada vez mais utilizado.

Diversidade tem sido uma palavra muito explorada na internet, em consequência da luta das minorias que ganhou evidência neste espaço.

As pessoas procuram ambientes inclusivos e diversificados, por isso, as empresas que investem em acessibilidade só tendem a crescer, por mostrarem-se verdadeiramente preocupadas com uma causa de relevância social, e por promover diversidade ao se tornar um espaço acessível para todos, com seus diferentes pontos de vista.

Agora que você compreende como acessibilidade, diversidade e empatia estão interligadas e podem ser a receita para transformar o mundo em um lugar melhor, além de diferenciar sua empresa da concorrência, está esperando o que para colocar em prática?

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Leia também:

- Acessibilidade digital: o que é?

- Por que a acessibilidade digital é um ato de empatia?

- O surgimento da acessibilidade digital

- Acessibilidade digital é para quem?

- Acessibilidade é só para o digital?

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


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