postagem de 12 de Dezembro de 2019

Por que a PANTONE elegeu o azul clássico como a nova cor de 2020?

Por que a PANTONE elegeu o azul clássico como a nova cor de 2020?
Depois de um ano que pareceu uma década, a PANTONE decidiu trazer um pouco de calmaria

Foram muitas coisas para prestar atenção nesse ano. Cenário político e econômico, desastres ambientais, lutas sociais e muita informação para digerir. No meio disso tudo parece que um tempo ao ar livre, vendo o céu noturno do entardecer é uma boa ideia e foi exatamente isso que motivou a PANTONE a escolher o Azul Clássico 19-4052 como a cor do ano de 2020.

É um azul atemporal. Ele é denso e sólido, mas também tranquilo, sereno, elegante e humano. Se a sociedade vive mesmo num ritmo cada vez mais acelerado, isso faz com que ela também procure por mais momentos de quietude. Encontrar essas cores no conforto do lar, no meio da cidade ou nas roupas é capaz de mudar esse espírito de aceleração que vem consumindo energias. Tudo isso porque o tom é identificado pela nossa mente como uma cor tranquila, trazendo uma sensação de proteção ao espírito e levando equilíbrio aos pensamentos. Além disso, o tom foi identificado como atemporal e resistente... o primeiro traz uma tradição e o segundo representa algo que o brasileiro sabe bem o que é.

A nova cor representa acessibilidade

O que também motivou a escolha da nova cor pela PANTONE foi o fato de ela ser universal, ou seja, ela transcende culturas, gêneros e estações. Isso faz com que ela seja acessível e desejável para diferentes pessoas ao redor do mundo.

Por isso, já que, tradicionalmente, a cor do ano é assimilada no mundo inteiro e por indivíduos totalmente diferentes, a empresa decidiu tornar a experiência multissensorial e conectar as pessoas de formas menos convencionais.

Cada um dos cinco sentidos oferece uma experiência distinta e quando a informação passa pela visão, olfato, audição, paladar e toque ela faz com que as pessoas se conectem com elas mesmas, mas também com os outros e com o mundo de maneiras diferentes. Por isso, a ideia da PANTONE de intensificar o poder do Azul Clássico é oferecer a oportunidade para que diversas pessoas se envolvam com o tom de uma forma única.


O que é a cor do ano?

A PANTONE é uma das principais referências mundiais quando o assunto são as tendências e as técnicas referente as cores. Desde os anos 2000 ela elege a cor do ano com o objetivo de educar os usuários sobre o poder da cor e começar a escrever uma história em cima dela.

O PANTONE Color Institute, responsável por fazer a escolha, elegeu a Cerulean como a primeira cor do ano e do milênio, há 20 anos atrás. O azul claro lembra o céu e traz uma mensagem de tranquilidade. Além disso também é um pedido para que as pessoas olhem para cima buscando paz em momentos difíceis.

Nesse primeiro momento, a PANTONE não era uma marca reconhecida pelo fenômeno do consumo, por isso as primeiras classes a aderirem ao movimento foram os designers e fashionistas. Hoje, a tendência impacta diretamente as criações de quem trabalha no mundo da moda, comunicação e decoração.


Apesar de estar presente em diversos produtos, ela não tem um objetivo comercial e sim de inspirar, por isso a escolha deve traduzir o momento que o mundo está vivendo e impactar as pessoas, em sua maioria, positivamente.

Dando adeus pra Living Coral e dando olá pro Azul Clássico. Pode chegar, 2020!

Benetton Comunicação

Por: Gabriele Fernandez

Fotos/ Créditos: Divulgação

O material poderá ser reproduzido, desde que citado fonte.

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