postagem de 08 de Fevereiro de 2022

Quais os principais pontos de uma estratégia de marketing?

Quais os principais pontos de uma estratégia de marketing?
Aprenda sobre os 5 tipos de benchmarking e o que é branding de qualidade

Para que seja possível criar uma marca bem reconhecida, que conquiste e domine seu devido espaço no mercado de trabalho, já sabemos o quanto é fundamental investir na presença digital do seu negócio. Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, o blog que publicamos no dia 28 de janeiro pode te ajudar a entender melhor tal necessidade. Clique aqui para ler a matéria completa.

Outro ponto muito importante a ser destacado quando se fala em marketing digital e construção de uma nova marca é o chamado planejamento estratégico. Esse processo conta com uma série de ações complexas, como o benchmarking e o branding, que por sua vez, são personalizadas para atender a realidade de cada tipo de negócio.

Benchmarking: faça sua pesquisa de mercado

Essa poderosa ferramenta de gestão estratégica, traduzida ao pé da letra, significa “avaliação comparativa” e trata-se da análise das melhores práticas ou referências em comum utilizadas por várias empresas que façam parte da mesma área. O estudo do benchmarking nada mais é do que o entendimento do padrão de consumo. Dessa forma, fica fácil de compreender se seus processos, produtos e serviços estão com um bom desempenho entre os concorrentes e consumidores.

Atenção! Apesar de parecidos, não confunda os seguintes termos:

Benchmark – é a referência, aquela empresa com um posicionamento digital muito claro e estruturado, na qual as concorrentes querem se inspirar mesmo que involuntariamente.

Benchmarking – análise comparativa feita entre empresas do mesmo segmento, tomando como base as marcas de referência ou benchmarks.

Benchmarketing – essa expressão é constantemente utilizada por brasileiros que misturam o consagrado termo “marketing” como o atual “benchmarking”, mas na verdade, essa fusão não existe.

Os 5 principais tipos

Agora que você já sabe sobre as definições de cada um dos termos, chegou a hora de conhecer os cinco tipos mais populares de benchmarking.

1º- Competitivo: é o primeiro que vem em mente quando se fala em pesquisa de mercado. Aqui, os concorrentes são utilizados como parâmetro dentro de uma análise competitiva, como acontece em uma corrida, por exemplo. O intuito dessa pesquisa é mensurar o posicionamento de marca, produto e estratégia entre aqueles que possuem a mesma gama de público-alvo.

2º- Genérico: de forma semelhante ao primeiro, esse segundo tipo visa comparar empresas que tenham processos similares, mas que não necessariamente ofereçam o mesmo produto ou façam parte do mesmo segmento dentro do mercado. Portanto, essa comparação é feita com a intenção de encontrar e delimitar alguns pontos de melhoria.

3º- Interno: tal tipo de benchmarking, como o próprio nome já diz, está voltado para uma análise específica, feita dentro de cada empresa, sem envolver a participação de concorrentes. Trata-se de um monitoramento de processos existentes nas diferentes áreas de uma mesma companhia. No caso da Benetton, por exemplo, são realizadas reuniões de alinhamento diário entre os colaboradores, para que todas as equipes estejam sempre na mesma página.

4º- Funcional: diferente dos tipos 1 e 2, aqui existe uma busca por processos gerais que devem ser aplicados em todo e qualquer empreendimento, mesmo que não haja uma disputa direta de público ou similaridade. É o caso do atendimento ao cliente, da gestão de colaboradores e da administração do setor financeiro, por exemplo. São tarefas essenciais que devem ser executadas da melhor forma possível sempre que estiverem presentes.

5º- Cooperativo: ocorre quando não há competitividade e sim parceria entre duas ou mais empresas, a fim de proporcionar benefícios mútuos para todos os envolvidos, através da troca de informações e experiências. É exatamente o que a Benetton faz pelo seu negócio: entende a sua necessidade e aplica as estratégias ideias para aumentar suas vendas, assim, ambos crescem em conjunto e se popularizam como verdadeiras benchmarks.

Branding: o que é e qual a sua importância?

Depois de realizar a sua pesquisa de mercado ou benchmarking, é extremente importante que você saiba posicionar a sua marca de forma a despertar sensações e criar conexões (tanto conscientes quanto inconscientes) com o público que deseja atingir. Todo esse processo é chamado de branding e conta com diversas ações específicas, devidamente elaboradas por uma equipe especializada em marketing digital.

São considerados todos os caminhos que uma marca deve percorrer para se fixar na mente de futuros clientes, desde a criação de um logotipo até a escolha da fonte, discurso, tom de voz... aqui, todos os mínimos detalhes têm um peso gigante! Afinal, queremos que sua marca deixe uma ótima primeira impressão em todos que tiverem contato com ela.

Um termo super interessante que merece destaque dentro do processo de branding é o brand trust, ou seja, a confiança de marca. Não é segredo que as pessoas se sentem mais confortáveis em consumir produtos e serviços nos quais confiam, porém, precisam ser muito bem incentivadas para chegarem nesta etapa final. É aqui que as ações do brand trust entram: com base nos valores e visões da sua marca, essas ações são elaboradas para conquistar feedbacks positivos de leads e clientes.

Ficou perdido no meio de tantos termos técnicos ou não sabe por onde começar o planejamento estratégico do seu negócio? Entre em contato conosco. Temos uma equipe que está sempre disposta a trocar informações e priorizar o seu sucesso.

Benetton Comunicação

Por: Mariana Romeira

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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