Você com certeza já deve ter ouvido a famosa frase “gentileza gera gentileza”. Mas você realmente sabe o que isso quer dizer? Por mais clichê que possa parecer, fique sabendo que a gentileza é essencial para o convívio harmônico entre as pessoas em qualquer ambiente, especialmente no de trabalho.
A gentileza no trabalho é fundamental para aprimorar vários aspectos, entre eles: a cultura organizacional da empresa, o clima entre as pessoas, a performance das equipes, o engajamento do colaborador, entre outros motivos importantes que tornam o ambiente muito mais prazeroso para se estar e trabalhar.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância da gentileza, especialmente neste momento em que vivemos cheio de mudanças e transformações constantes.
Boa leitura!
Como lidar com a desmotivação no trabalho?
Estamos vivendo em plena pandemia mundial de saúde, causada pelo surgimento do novo Coronavírus. As pessoas estão assustadas e estressadas, afinal, foram muitas as mudanças que aconteceram neste ano.
E esse estado emocional e psicológico acaba refletindo em diversas áreas da vida de uma pessoa, especialmente quando falamos em ambiente de trabalho, onde muitos tiveram seus salários e jornadas reduzidas, outros precisaram mudar o estilo de serviço para home office, e claro, tantos outros perderam seus empregos.
Aqueles que se mantiveram trabalhando, além da pressão de tentar manter seus cargos, clientes e negócios, também se depararam com um “novo mal”, resultante principalmente da pandemia: a desmotivação.
Com um ano “fora do eixo”, muitas são as pessoas que sentem dificuldades para enxergar além do momento atual. E isso afeta tanto suas relações pessoais quanto as profissionais.
No trabalho, muitos são os gestores que estão lidando com a desmotivação de uma equipe. E essa é uma realidade presente no dia a dia de muitas empresas. A desmotivação, por si só, desencadeia problemas no desempenho profissional de uma pessoa, mas, em tempos nos quais as cobranças são maiores e a competição entre funcionários se torna algo natural, é comum que casos de estresse dos funcionários aumentem.
Porém, essa realidade não é algo novo no mercado de trabalho brasileiro. Em 2015, por exemplo, o número de casos de assédio moral no Brasil cresceu 28%, segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho.
Afinal, muitos são os casos de colegas de trabalho agindo de forma rude uns com os outros – e isso pode impactar todos os níveis hierárquicos de uma empresa de forma negativa, afinal a “grosseria também gera grosseria”.
E o que isso tem a ver com gentileza?
Gentileza nada mais é do que o ato de ser gentil e amável para os outros ao seu redor. Não sei vocês, mas por aqui não conhecemos ninguém que não gosta de ser bem tratado e respeitado, especialmente no ambiente de trabalho, onde geralmente estão reunidas pessoas com pensamentos, opiniões, costumes e crenças diferentes uma das outras.
Assim, promover a gentileza no trabalho para que esses pontos de vista diferentes sejam respeitados é essencial para garantir que as equipes mantenham sintonia e continuem alcançando altas performances.
E como saber se sua empresa precisa promover a gentileza no trabalho? Segundo o site Endomarketing.tv, você precisará fazer uma breve reflexão:
Se as suas respostas para essas perguntas foram “sim”, está na hora de repensar as regras básicas de convivência dentro da empresa. E como fazer isso? Não se assuste, a gentileza começa nos pequenos atos, mas o principal deles é se importar com esse tema.
8 ensinamentos sobre gentileza no trabalho
Para te ajudar separamos algumas dicas para praticar a gentileza no ambiente de trabalho, com foco no endomarketing (marketing institucional interno) para com os seus colaboradores:
É importante ter em mente que aquela frase clichê que mencionamos lá no começo deste artigo sobre sermos gentis, apesar de parecer papo motivacional barato, é verdadeira!
Seja no âmbito pessoal, onde a gentileza nos ajuda a enxergar melhor quem somos e o que podemos oferecer para o próximo, considerando nossas forças e limitações.
Como no ambiente profissional, onde a gentileza estimula a colaboração, o respeito à diversidade, a tolerância aos erros e a empatia entre os gestores, líderes e colaboradores.
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Benetton Comunicação
Por: Jacqueline Fernandes
Fotos/Créditos: Envato
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