postagem de 18 de Novembro de 2020

Qual a importância da gentileza no trabalho?

Qual a importância da gentileza no trabalho?
Mais do que nunca, empresas e colaboradores precisam estar em sintonia (e harmonia) para lidarem com os desafios atuais

Você com certeza já deve ter ouvido a famosa frase “gentileza gera gentileza”. Mas você realmente sabe o que isso quer dizer? Por mais clichê que possa parecer, fique sabendo que a gentileza é essencial para o convívio harmônico entre as pessoas em qualquer ambiente, especialmente no de trabalho.

A gentileza no trabalho é fundamental para aprimorar vários aspectos, entre eles: a cultura organizacional da empresa, o clima entre as pessoas, a performance das equipes, o engajamento do colaborador, entre outros motivos importantes que tornam o ambiente muito mais prazeroso para se estar e trabalhar.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da gentileza, especialmente neste momento em que vivemos cheio de mudanças e transformações constantes.

Boa leitura!

Como lidar com a desmotivação no trabalho?

Estamos vivendo em plena pandemia mundial de saúde, causada pelo surgimento do novo Coronavírus. As pessoas estão assustadas e estressadas, afinal, foram muitas as mudanças que aconteceram neste ano.

E esse estado emocional e psicológico acaba refletindo em diversas áreas da vida de uma pessoa, especialmente quando falamos em ambiente de trabalho, onde muitos tiveram seus salários e jornadas reduzidas, outros precisaram mudar o estilo de serviço para home office, e claro, tantos outros perderam seus empregos.

Aqueles que se mantiveram trabalhando, além da pressão de tentar manter seus cargos, clientes e negócios, também se depararam com um “novo mal”, resultante principalmente da pandemia: a desmotivação.

Com um ano “fora do eixo”, muitas são as pessoas que sentem dificuldades para enxergar além do momento atual. E isso afeta tanto suas relações pessoais quanto as profissionais.

No trabalho, muitos são os gestores que estão lidando com a desmotivação de uma equipe. E essa é uma realidade presente no dia a dia de muitas empresas. A desmotivação, por si só, desencadeia problemas no desempenho profissional de uma pessoa, mas, em tempos nos quais as cobranças são maiores e a competição entre funcionários se torna algo natural, é comum que casos de estresse dos funcionários aumentem.

Porém, essa realidade não é algo novo no mercado de trabalho brasileiro. Em 2015, por exemplo, o número de casos de assédio moral no Brasil cresceu 28%, segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho.

Afinal, muitos são os casos de colegas de trabalho agindo de forma rude uns com os outros – e isso pode impactar todos os níveis hierárquicos de uma empresa de forma negativa, afinal a “grosseria também gera grosseria”.

E o que isso tem a ver com gentileza?

Gentileza nada mais é do que o ato de ser gentil e amável para os outros ao seu redor. Não sei vocês, mas por aqui não conhecemos ninguém que não gosta de ser bem tratado e respeitado, especialmente no ambiente de trabalho, onde geralmente estão reunidas pessoas com pensamentos, opiniões, costumes e crenças diferentes uma das outras.

Assim, promover a gentileza no trabalho para que esses pontos de vista diferentes sejam respeitados é essencial para garantir que as equipes mantenham sintonia e continuem alcançando altas performances.

E como saber se sua empresa precisa promover a gentileza no trabalho? Segundo o site Endomarketing.tv, você precisará fazer uma breve reflexão:


  • Na sua empresa é comum haver atrito entre as pessoas por motivo de opiniões opostas?


  • Você já observou um colega sendo excluído por um grupo porque ele não estava “dentro dos padrões” de estilo, de comportamento ou até de características físicas?


  • Seus colaboradores ficam acanhados nas reuniões ou tentam ao máximo parecer “invisíveis”?

Se as suas respostas para essas perguntas foram “sim”, está na hora de repensar as regras básicas de convivência dentro da empresa. E como fazer isso? Não se assuste, a gentileza começa nos pequenos atos, mas o principal deles é se importar com esse tema.

8 ensinamentos sobre gentileza no trabalho

Para te ajudar separamos algumas dicas para praticar a gentileza no ambiente de trabalho, com foco no endomarketing (marketing institucional interno) para com os seus colaboradores:


  • Pratique a empatia no trabalho, isso irá garantir que as pessoas se comuniquem mais, trabalhem em conjunto e comemorem com as conquistas da empresa;


  • Lembre-se que a gentileza não está só no sorriso ou cumprimento, mas também na capacidade de conversar e ouvir a todos;


  • Crie um ambiente compartilhado, um mural de elogios por exemplo. Lá as pessoas poderão colar ou escrever recados para os colegas, elogiando ou agradecendo por algo;


  • Lembre-se que alguns dias são simplesmente piores do que os outros e tudo parece irritar. Não se entregue ao ódio e à raiva, pois estes são inimigos do bem-estar e, inclusive, da produtividade;


  • Ouça os seus colegas com mais frequência, contemplando o que eles trazem para você. Pense antes de se pronunciar, especialmente sobre a reação que a sua resposta pode trazer. Afinal, o sarcasmo e a ironia são destrutivos;


  • Lembre-se que um dia de trabalho pode representar uma série de intensas batalhas. Decida quais são as mais essenciais e as persiga. Quanto às outras, direcione-as para momentos mais calmos;


  • Uma maneira efetiva de tomar ações mais gentis no dia a dia está em buscar inspiração. Faça buscas por palavras que inspirem. Mostre as que você gostar para os seus colegas;


  • Ao observar o seu trabalho e o dos seus colaboradores, preste atenção no lado bom. Valorize os méritos, as forças no lugar das fraquezas. Pensar de maneira negativa piora o seu dia e o daqueles ao seu redor.

É importante ter em mente que aquela frase clichê que mencionamos lá no começo deste artigo sobre sermos gentis, apesar de parecer papo motivacional barato, é verdadeira!

Seja no âmbito pessoal, onde a gentileza nos ajuda a enxergar melhor quem somos e o que podemos oferecer para o próximo, considerando nossas forças e limitações.

Como no ambiente profissional, onde a gentileza estimula a colaboração, o respeito à diversidade, a tolerância aos erros e a empatia entre os gestores, líderes e colaboradores.

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Benetton Comunicação

Por: Jacqueline Fernandes

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


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