postagem de 27 de Outubro de 2020

Qual a importância de identificar os stakeholders da sua empresa?

Qual a importância de identificar os stakeholders da sua empresa?
Você sabe o que significa stakeholders?

O termo stakeholder é utilizado em diversas áreas do mundo corporativo e, quando trazemos ao seu sentido literal, significa partes interessadas.

Em palavras simples, os stakeholders são as pessoas e organizações que podem ser afetadas por uma empresa ou projeto, de forma direta e indireta, positiva ou negativamente.

Definir quem são essas partes é fundamental para o planejamento de estratégias de comunicação dentro de uma empresa, de modo que as ações sejam assertivas e pensadas em cada stakeholder.

Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe nosso artigo até o final, é uma leitura rápida!

Qual a importância dos stakeholders para uma empresa?

O funcionamento de uma empresa é impossível sem seus stakeholders, afinal, estamos falando também sobre os colaboradores, gerentes e, até mesmo, os donos do negócio.

Identificar esses grupos e definir o grau de importância que cada um deles possui para a empresa é mais que uma etapa, é uma estratégia necessária para compreender amplamente o modelo de negócio e otimizar os processos da organização.

Após definir os stakeholders, é possível o desenvolvimento de planos de ação com o foco na otimização de relacionamento com cada público, sempre transmitindo a missão, visão e valores da empresa de maneira sólida e genuína em seu discurso, materiais e ações.

Essa é uma estratégia que também pode ser utilizada para conhecer intimamente a concorrência. Levantar quais grupos compõem os stakeholders do adversário, torna possível conhecer as ameaças e fraquezas da outra organização, e usá-las para fortalecer as forças e oportunidades da sua empresa.

Quais são os públicos de uma empresa?

Há quatro tipos de públicos que devem ser considerados na hora de definir os stakeholders de uma empresa, são eles:


  • Público Interno;

  • Público externo;

  • Público Misto;

  • Público Potencial;

Quais são os stakeholders de cada público?

Após definir os públicos de uma empresa, fica mais fácil pensar nos stakeholders pertencentes a cada um deles, veja no exemplo abaixo:


  • Público interno: sócios, gerentes, funcionários temporários e fixos e familiares dos colaboradores.

  • Público externo: clientes, imprensa, comunidade externa e empresas concorrentes.

  • Público misto: investidores, fornecedores, investidores e empresas de serviços.

  • Público potencial: órgãos governamentais, possíveis investidores e políticos locais.

Este exemplo apresenta as partes envolvidas mais comuns e o público ao qual elas pertencem. Claro que a organização de stakeholders pode variar de acordo com o seu modelo de negócio, e aí é importante fazer uma análise minuciosa.

Nos modelos de negócios B2C (Business to Consumer), os consumidores compõem o público externo, já os negócios B2B (Business to Business) tem como cliente final outra empresa, e essa diferença nas atividades de uma organização influencia no levantamento dos stakeholders.

Como melhorar o relacionamento com os stakeholders da sua empresa?

O primeiro passo para um plano de comunicação em qualquer empresa é estabelecer as partes interessadas, feito isso, a identificação pode ser realizada seguindo algumas etapas:

1 – Classifique os stakeholders: liste todos os grupos que possuem um relacionamento com a empresa, é importante que nesta etapa todas as partes sejam consideradas;

2 – Separe-os por público: defina qual é o público que cada stakeholder pertence;

3 – Pense nos interesses de cada stakeholder: tente definir de qual forma as partes interessadas são afetadas pela sua empresa ou projeto;

Pode ser interessante classificar os públicos afetados de forma positiva e negativa;

4 – Defina o grau de influência e a importância dos stakeholders: A influência deve ser pensada na capacidade que determinado público tem para impulsionar ou dificultar a viabilidade do seu projeto;

Já a importância têm foco em compreender quais stakeholders são mais e menos relevantes para o projeto, e descobrir em quem os esforços da empresa deve se focar mais para alcançar.

Depois de pontuadas as etapas de identificação e classificação das partes interessadas, fica muito mais simples para a empresa realizar um plano de ação que alcance todos os stakeholders.

Esse alinhamento permite que a comunicação seja assertiva, focando suas ações nos públicos mais importantes e influentes, e utilizando uma linguagem acessível para cada tipo de stakeholder de acordo com suas especificidades.

A atenção com os públicos da empresa garante vantagens competitivas no mercado, pois além de melhorar os relacionamentos entre as partes envolvidas em um processo, permite compreender a estrutura da concorrência, quando a análise dos públicos do adversário é realizada.

Esse procedimento também permite a identificação de possíveis investidores ou parcerias, garantindo oportunidades de sucesso no mundo corporativo.

Agora que você compreende a importância da identificação de stakeholders, que tal fazer um levantamento das partes interessadas que compõem a sua empresa?

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Crédito: Divulgação

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