postagem de 20 de Janeiro de 2021

Racismo: como grandes marcas estão combatendo o preconceito racial?

Racismo: como grandes marcas estão combatendo o preconceito racial?
Conheça algumas campanhas que as marcas estão utilizando para eliminar o racismo

Fomos condicionados por muito tempo a consumir propagandas ofensivas para determinadas minorias, sem questionar a mídia tradicional.

Esse tipo de propaganda serviu para reforçar preconceitos e estereótipos, e ajudar a reproduzi-los na sociedade.

Mas, com a possibilidade de interagir com os conteúdos, oferecida por meio do avanço tecnológico, da internet e das redes sociais, as pessoas começaram a questionar mais, e o consumidor deixou de ser passivo diante das mídias.

Essa mudança no perfil do consumidor foi fundamental para que as grandes marcas acordassem, e enxergassem que, nesta nova fase, as pessoas estão mais criteriosas e exigentes na hora de consumir, e não irão aceitar campanhas que seguem os velhos estereótipos machistas, racistas, homofóbicos ou outros.

A possibilidade de interagir na internet fez com que a luta das minorias alcançasse mais pessoas, e hoje, a sociedade compreende a necessidade de um mundo igualitário, e luta por isso.

As marcas que entenderam isso, hoje produzem campanhas para eliminar o preconceito reproduzido ao longo dos anos, e pensam em estratégias que contribuem para um mundo melhor, além de alcançar os consumidores que se importam com essas causas.

Veja algumas campanhas pensadas para eliminar o racismo

As propagandas racistas reforçam o preconceito estrutural da sociedade, e por isso algumas marcas também realizam campanhas com foco em eliminar o racismo desde sua base.

A Rede Magazine Luiza propôs um programa de trainee somente para candidatos negros, como uma forma de corrigir a desigualdade no mercado de trabalho brasileiro, em que negros (pretos e pardos) ocupam somente 30% dos cargos de chefia, apesar de serem mais da metade da população, de acordo com dados do IBGE.

Com esse tipo de ação afirmativa e de inclusão no mercado de trabalho, a Rede Magazine Luiza teve como objetivo promover uma sociedade mais igualitária.

A rede de lojas de cosméticos Sephora, após encomendar estudo sobre preconceito racial no varejo, também está buscando maneiras para eliminar o racismo em suas lojas, transformando seu marketing, portfólio e treinamentos.

De acordo com a matéria publicada pelo site Meio&Mensagem, a Sephora irá dobrar seu sortimento de marcas de propriedade de empreendedores negros, e também terá uma aba dedicada à essas marcas em seu website.

A Sephora também irá incrementar seu sistema de recepção de clientes para que estes sejam mais conscientes, e também melhorará os treinamentos da sua equipe, entre outras ações inclusivas.

Essas campanhas oferecem mais oportunidades para negros, pretos ou pardos, e tornam os ambientes mais inclusivos e diversificados.

Propagandas sobre o racismo para conscientizar a população

Além das campanhas estruturais, as empresas compreendem o potencial das propagandas, que antes eram utilizadas para disseminar mais estereótipos, e hoje podem ser uma estratégia na luta contra o preconceito.

Por isso, separamos algumas propagandas que abordam o racismo, e são exemplos de mídias que fortalecem a consciência social, assistam:

Ninguém Nasce Racista. Continue Criança. – Criança Esperança (Rede Globo)

Aliados Pelo Respeito – Bradesco

Dez Expressões Racistas Que Você Fala Sem Perceber – VEJA

E aí? Ficou emocionado(a)?

As propagandas possuem a capacidade de nos tocar, e é por isso que são estratégias fundamentais na luta contra o racismo.

A sociedade mudou, essas mudanças nos permitem questionar e agir para transformar o mundo, portanto, comece transformando as campanhas da sua empresa, siga os exemplos que citamos, e não aceite o racismo.

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.

Leia também:

- Como todos nós podemos combater o racismo?

- Precisamos falar sobre o racismo na comunicação

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos: Magazine Luiza/Divulgação

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade