postagem de 08 de Março de 2021

SaaS: descubra o que é, benefícios e as principais dúvidas

SaaS: descubra o que é, benefícios e as principais dúvidas
Saiba como facilitar e atualizar os processos da sua empresa com um software online

Você já ouviu falar em SaaS? A sigla significa “Software as a Service”, que na tradução literal pode ser compreendida como “Software como serviço”.

Em palavras claras, podemos resumir o que um sistema SaaS é: a disponibilização de um software pela internet, como um serviço.

No caso do SaaS marketing, esses softwares são voltados para quem trabalha com comunicação ou marketing, e utiliza de ferramentas para potencializar suas estratégias.

Agora você deve estar se perguntando o motivo dessa ferramenta estar se popularizando, quando ainda podemos comprar e instalar os bons e velhos softwares.

Nós já te adiantamos que estamos vivendo um cenário de transformação, e as empresas que trabalham oferecendo SaaS enxergam, neste momento, a oportunidade de facilitar ainda mais os processos de utilização de ferramentas. Acompanhe nosso artigo até o final e entenda melhor!

O que é e como funciona o SaaS funciona?

O modelo SaaS, é um sistema comercializado como serviço, e não como produto. Dessa forma não é necessário a instalação de nenhum programa, e os clientes podem acessar tudo através da internet.

Alguns exemplos de SaaS que atendem rotinas pessoais e profissionais, como apresentado no blog Panorama Positivo, são o Gmail (versão gratuita) e o Office 365 (versão paga). Há ainda alguns outros que podemos citar, como: Dropbox, Salesforce, Paypal, Google Analytics etc.

Sim, os softwares são incríveis e facilitam nossas vidas, permitindo que tiremos do papel ideias incríveis.

Mas, sem o modelo SaaS, além de comprar, instalar e assinar licenças de uso, precisamos ceder um espaço considerável da memória de nossas máquinas, realizar manutenção e atualização periodicamente. Resumindo: temos que nos preocupar.

E atualmente, em um mundo cada vez mais tecnológico, transformado pelo cenário de pandemia que levou tantas empresas a aderirem o home office, os profissionais precisam de soluções rápidas, acessíveis e que não tirem o foco de suas tarefas do trabalho. É neste contexto que o SaaS está ganhando espaço!

Este serviço permite que o cliente usufrua do potencial dos softwares sem ocupar a memória da sua máquina, conectando-se de qualquer lugar e em qualquer momento, de maneira fácil, rápida e segura.

Para isso, basta comprar a solução de software disponibilizada em uma base paga conforme o uso por um provedor de serviço de nuvem, conectar-se à internet e pronto: você ou sua equipe conseguem acessar toda a infraestrutura!

Vantagens de aplicar o SaaS no seu negócio

Conhecendo melhor as funcionalidades do SaaS, você já deve ter percebido que essa ferramenta veio para facilitar a vida de todo mundo.

Além das vantagens de acessibilidade dos softwares, que podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer momento, vale ressaltar que a sua máquina e dos seus colaboradores terá menos desgaste, ainda mais quando se trabalha com comunicação, sabemos que a capacidade e memória do computador são muito valiosas!

Em uma crescente procura do mercado por sistemas SaaS, empresas responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta seguem se atualizando e agregando valor ao produto, oferecendo cada vez mais opções otimizadas e de acordo com as principais necessidades do mercado.

Você e sua equipe também não precisam se preocupar com muita coisa, nada além de realizar o trabalho de vocês corretamente, pois a manutenção da ferramenta e qualquer eventual erro será de responsabilidade da empresa prestadora de serviço.

Implementando o SaaS: principais dúvidas

Agora que você conhece melhor o conceito SaaS, vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre esse modelo.

Qual a vantagem financeira de obter o SaaS?

Trabalhar com softwares instalados em máquinas, requer um investimento periódico em atualizações e manutenções dos programas, mas quando você contrata um serviço SaaS, pode descartar esse gasto.

Além do modelo ocupar menos memória das suas máquinas e reduzir os custos com desgaste, a empresa prestadora de serviços fica atenta a todas novidades para oferecer o melhor para os seus clientes, o que também agrega vantagem competitiva para o seu negócio no mercado, e aumenta os lucros.

Quais são os principais benefícios que o modelo SaaS proporciona?


  • Facilidade de acesso;

  • Custos menores;

  • Segurança de dados;

  • Atualização constante de acordo com o mercado.

Por que investir no modelo SaaS no seu negócio de marketing?

Esse modelo promete realizar mudanças significativas nos processos das empresas, reduzindo os índices de retrabalho através da eficiência dos programas, diminuindo os custos com manutenção, e agilizando as etapas de trabalho em consequência da sua facilidade de acesso.

As empresas que trabalham com comunicação e marketing precisam estar em constante sintonia entre os colaboradores, atuar de forma rápida e eficiente, além de estar sempre atualizada no mercado.

O SaaS é o modelo perfeito para otimizar os processos dentro desse tipo de negócio, além de descomplicar a implementação e utilização dos programas.

Se você deseja melhorar o rendimento da sua equipe e investir na otimização dos processos da sua empresa, o SaaS será um bom investimento. Para ter certeza disso, você pode solicitar um período de teste, e utilizar a estrutura por um tempo para analisar os prós e contras sentindo na pele como tudo funciona, que tal experimentar?

Se você gostar, depois é só contratar o serviço e utilizar!

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.

Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato.

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade