postagem de 01 de Fevereiro de 2021

Saúde mental: o marketing a favor desta causa

Saúde mental: o marketing a favor desta causa
Como a comunicação pode colaborar com a disseminação de informação da importância em cuidar da saúde mental?

Em janeiro aconteceu a campanha Janeiro Branco, conhecido por abordar a importância dos cuidados com a saúde mental.

2021 é a 8ª edição da campanha e, com o lema “Todo Cuidado Conta”, a Agência Nacional da Saúde Suplementar chamou atenção ao falar da necessidade dos cuidados com a saúde mental, principalmente pelo fato de como a pandemia que vivemos no último ano (e ainda vivemos) afetou pessoas no mundo todo.

Em março de 2020, a Associação Brasileira de Psiquiatria publicou um artigo no Brazilian Journal Psychiatry alertando sobre a onda de doenças mentais que viria por conta da pandemia, e foi o que aconteceu.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil está em segundo lugar em número de pessoas com depressão, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.

Mundialmente falando, a depressão é uma doença que afeta 4,4% da população e o Brasil é o país com maior número de pessoas que sofrem com ansiedade e também da síndrome do esgotamento profissional, conhecida como Burnout.

Vamos falar um pouco mais sobre saúde mental e como o marketing tem se posicionado a favor desta causa? Acompanhe o artigo até o final!

A saúde mental durante a pandemia

Viver em meio a uma pandemia não vem sendo uma tarefa fácil. O home office e o isolamento social não foram nada gentis com a mente e saúde das pessoas, porém, ainda sim, viver este momento trouxe um ganho: a consciência da necessidade em cuidar da saúde mental.

Prova disso é uma pesquisa divulgada pela Global Web Index, mostrando que uma grande parte dos usuários das redes sociais estavam mais preocupados sobre os impactos que a pandemia poderia trazer para sua saúde mental, do que com a vacina.

E mais: o isolamento social potencializou em grandes escalas casos de depressão e ansiedade na população mundial, o que colaborou com a quebra de tabu existente em cima da realização de terapias e acompanhamento com profissionais da área da psicologia.

O que antes era visto como sinal de fraqueza, começou a ser tratado com outros olhos a partir do momento em que grande parte das pessoas entenderam que pedir ajuda é um grande sinal de força de vontade de estar bem e fazer o bem aos que estão ao seu redor, se preocupando.

“Uma vez que se torna menos tabu discutir saúde mental, há menos uma linha entre saúde física e mental – existe uma saúde”, é o que Jeff Ruby, fundador e CEO da Newtopia, plataforma de gestão em saúde com sede em Toronto, afirma.

“Uma vez que o grau de conforto do consumidor com o assunto cresce, o marketing se torna mais e mais ousado. A pandemia se torna um catalisador que ajuda nesse sentido”, complementa.

O marketing a favor da saúde mental

A comunicação tem um grande papel na hora de influenciar e levar informações aos consumidores e hoje, mais do que nunca, aos usuários de internet e redes sociais.

É uma grande responsabilidade e que precisa ser utilizada com sabedoria e, por isso, cada vez mais companhias estão realizando campanhas publicitárias com foco em evidenciar como a preocupação com a saúde mental é necessária.

Confira algumas campanhas a favor da saúde mental:



  • Janeiro Branco: Todo Cuidado Conta



O Janeiro Branco busca conscientizar a humanidade, assim como as autoridades governamentais e legislativas do mundo, a respeito da importância de estratégias e de políticas públicas voltadas para a promoção da Saúde Mental nas sociedades, nas vidas dos indivíduos e das instituições sociais.

O Janeiro Branco de 2021, Todo Cuidado Conta, teve como principal destaque a necessidade de discutir a saúde mental em tempos de pandemia.



  • Campanha Amil



Ainda em 2020, empresas já vinham se posicionando a favor da causa. Logo no início da pandemia em 2020, a Amil lançou uma campanha sobre saúde mental nas redes sociais.

Com a proposta de trazer aos consumidores uma reflexão sobre a importância da saúde mental em todas as fases da vida, a campanha foi desenvolvida através de estatísticas e com diversas dicas para cuidar da mente, através da colaboração de especialistas na área.

De acordo com Raony Araújo, gerente de marketing digital Amil, a campanha complementa um tema iniciado pela companhia em 2018, com o lançamento de um programa de saúde mental que oferece aos seus clientes, atendimento multidisciplinar com médico de família, psiquiatra, psicólogo e assistente social.

De maneira leve e acolhedora, a campanha ganhou vida com um vídeo de 1’30’’ e a descrição “Um sorriso, uma respiração desacelerada, uma dose de calma: a vida pede que a gente pegue leve. Cuidar da nossa saúde mental é também achar espaço para aquilo que nos faz bem. Por isso, no meio de tanta correria, fazemos questão de lembrar a você que pegue leve todos os dias.”

Como cuidar da saúde mental?

Cuidar da saúde física e mental parece ser algo impossível em tempos de isolamento, mas saiba que não é.

Este pode ser um momento para se dedicar a você mesmo, buscando atividades que te façam bem, consumir conteúdos que acalmem sua mente e tragam coisas boas.

Que tal dar um tempo do excesso de informações das redes sociais e assistir aquele filme que você tanto gostava quando era mais novo? Ou então ler um livro que te traga paz! Meditação e técnicas que tragam paz para a sua mente podem ser praticadas.

Não existe fórmula mágica para manter a saúde mental em dia, mas sim pequenas técnicas que, gradualmente, podem trazer benefícios aos nossos dias. E não se esqueça, profissionais da área de saúde e a terapia podem ser nossos grandes aliados neste momento!

Cuidar da saúde mental é mais que um ato responsável, é um ato de amor a si mesmo e também ao próximo, portanto, cuide-se!

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Benetton Comunicação

Por: Laís Amorim

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.


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