postagem de 11 de Novembro de 2020

Storytelling: você conhece essa técnica?

Storytelling: você conhece essa técnica?
Entenda a importância de aplicar esse método nas estratégias de marketing da sua empresa

O avanço tecnológico vivenciado pela sociedade nas últimas décadas mudou as relações interpessoais, a interação do público com o conteúdo e as formas de consumo.

Assim, desde o surgimento e democratização da internet e ferramentas para acessá-la, o público adquiriu o poder de interagir com o conteúdo.

Antes disso, o receptor apenas assistia os programas televisivos ou radiofônicos, sem o poder de interação com o conteúdo exibido pelas mídias tradicionais.

Agora, além de ter o poder de decisão sobre o que consumir ou não, o público também pode interagir e gerar novos conteúdos.

E neste contexto, as pessoas buscam, cada vez mais, conhecer as empresas que oferecem algum produto ou serviço antes de gastar seu dinheiro.

Além disso, com a facilidade de criar conteúdo que a internet proporcionou, os telespectadores ganharam um espaço de fala, e muitas causas ganharam visibilidade na rede, as minorias tiveram voz e a luta contra o preconceito, machismo, segregação entre outros temas importantes foram evidenciadas.

Dessa forma, os consumidores de hoje procuram comprar de empresas que atuem em prol de uma sociedade melhor, e promova ações pontuais, pensando nas minorias e mostrando que se importam mais do que apenas com os lucros: que se importam com pessoas!

O que é storytelling?

Para conquistar esse novo público, mais ativo, exigente e preocupado com causas sociais, as empresas tiveram que buscar soluções, para mostrar que elas se importam com as pessoas.

Ainda seguindo essa linha de raciocínio, áreas de marketing e publicidade pensaram em técnicas mais efetivas para expressar a preocupação das empresas com o público, melhorar a imagem das organizações e o relacionamento com os consumidores.

Assim surgiu o Storytelling! Que é uma técnica que se destaca pela capacidade de aproximar uma marca de seu público-alvo, e foi criada pelos setores de marketing e publicidade, com o objetivo de contar histórias que utilizem recursos audiovisuais, além das palavras.

Empresas utilizam os métodos de storytelling para contar histórias, tendo em vista que elas geram emoção, conexão e identificação.

É uma maneira de criar um relacionamento assertivo com o público, promovendo confiança e estabelecendo uma comunicação.

As histórias revelam um pouco mais sobre a marca, de maneira íntima e carinhosa, e podem ser contadas por seus stakeholders, sejam eles do público interno ou externo, mostrando para os futuros consumidores a experiência positiva da marca em suas vidas.

Por que você deve aplicar o storytelling nas estratégias de marketing da sua empresa?

A mudança que ocorreu no perfil do consumidor, em consequência dos avanços tecnológicos vivenciados pela sociedade, fez com que ele buscasse consumir de empresas que atuem de acordo com seus ideais.

Quando as empresas falam sobre suas marcas através de uma história, utilizando recursos audiovisuais pensados na aproximação com o público, as pessoas conseguem se identificar com o conteúdo e encaixá-lo dentro de suas próprias ideias e experiências.

O conteúdo transmitido em forma de narrativa ganha mais atenção das pessoas e gera identificação, com a história e com a marca.

Quando o público se identifica com a marca, além de consumir seus conteúdos, produtos e serviços, ele irá propagar, através da mídia orgânica, sua experiência enquanto consumidor daquela empresa, de forma positiva, agregando valor e referência para a organização.

Agora que você compreende isso, está esperando o que para aderir às técnicas de storytelling em suas estratégias de publicidade e marketing?

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

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