ONG mostra que a obesidade não é uma doença que vem de uma hora para outra. É algo construído ao longo da vida e que deve ser combatida desde a infância.
Quando uma pessoa é obesa, certamente ela não adquiriu aquela condição de uma hora para outra. O histórico infantil, a má alimentação durante longos anos, a falta de exercícios físicos e a própria isenção da família colaboram para que isso ocorra.
A ONG Strong4Life, que é composta de médicos ligados ao Hospital Infantil de Atlanta, luta para reverter a epidemia de obesidade infantil que assola os Estados Unidos. E de que forma o fazer, se não for para chocar? Parece que esta foi a formula encontrada!
No último filme da ONG, "Rewind The Future", o personagem de Jim, que tem 32 anos e 136kg esta sofrendo um ataque cardíaco enquanto os médicos se perguntam como ele chegou neste ponto. Daí por diante cenas com flashs de sua vida mostram os motivos que o levaram a estar ali.
Diabetes não controlada, fast-foods, falta de exercícios e todos os maus hábitos que começaram na infância, inclusive incentivado pela família, que para acalmar o choro do bebê dava a batata frita que ele queria ou mesmo o presenteava com doces quando as notas eram boas na escola.
Uma crítica importante ao papel das famílias na prevenção da doença e um alerta mostrando que obesidade não vem de uma hora para outra.
Chocante as cenas, não acham?
[video]