Você pode nem ser tão apaixonado pelo que comprou, mas o atendimento é tão bom, inclusive depois da compra, que você pensa “eles não queriam me conquistar só para vender, afinal, eu já comprei e continuam me tratando bem” e acaba comprando mais vezes no mesmo lugar.
No final das contas, todo mundo ama ser mimado, não é mesmo? Ainda mais após gastar seu dinheiro.
E é assim que as empresas que usufruem de boas estratégias de pós-venda fidelizam clientes e saem na frente da concorrência.
Quer aprender a criar um bom relacionamento e fidelizar seus clientes? Vem com a gente e leia este artigo completo.
O que é o pós-venda e qual sua importância?
Muitas empresas investem fortunas em estratégias de marketing para captar novos clientes e acabam deixando de nutrir os que já possuem e, de acordo com estudos sobre vendas, é muito mais fácil e certeiro manter um cliente do que captar um novo, portanto, o pós-venda precisa ser ainda mais valorizado.
Como o pós-venda pode ajudar sua empresa?
Se você deseja se destacar no mercado como uma empresa atenciosa, profissional e responsável, a melhor maneira de fazer isso é através de um trabalho minucioso de pós-venda.
Fidelização e atração
Quando você cria um bom relacionamento com seus clientes, além de aumentar a probabilidade deles comprarem novamente com você a boa imagem do seu negócio é transmitida para outras pessoas, e você alcança novos clientes.
Credibilidade no mercado e na mídia
A reputação positiva da sua empresa também pode contribuir para ajudar a sair mais facilmente de crises de imagem ou eventuais problemas financeiros, pois a confiança do público fará seu negócio ter credibilidade no mercado e na mídia.
3 dicas para realizar um pós-venda de qualidade
Agora que você já sabe que o pós-venda é fundamental, está na hora de conhecer estratégias para deixá-lo ainda mais assertivo, portanto, se liga nas dicas que selecionamos:
Recolha feedbacks
É muito importante mostrar interesse em saber a opnião do cliente após realizar uma compra de produto ou serviço, essa atitude deixa claro que sua empresa se preocupa com a experiência do cliente e está disposta a melhorar de acordo com os feedbacks recebidos.
Envie presentes em data especiais
Para realizar essa estratégia é necessário, antes de mais nada, conhecer o seu cliente, suas informações pessoais, gostos e preferências. A partir daí você pode formular ações legais para presenteá-lo, como no aniversário, por exemplo.
Mostrar ao público que, para a sua empresa, ele é especial e merece ser presenteado é uma ótima estratégia para ganhar consideração e fidelizá-lo.
Crie um programa de fidelidade
Como eu implanto estratégias de pós-venda no meu negócio?
Se você nunca fez nenhuma estratégia de pós-venda e leu este artigo mas não sabe por onde começar, ajudaremos você.
Basicamente, no pós-venda, você faz com que a experiência do seu cliente com a sua empresa seja a melhor possível, e para isso é necessário conhecê-lo muito bem.
Afinal, não é legal mandar um presente de natal para alguém que não comemora essa data, não é mesmo? Ou enviar o presente de aniversário no dia errado, ninguém gosta disso, certo?
Para começar, invista em maneiras de colher informações do seu público e, após conhecê-lo bem, coloque em prática as estratégias que compartilhamos acima.
Se você não souber muito bem como dar forma a elas, não tem problema, o time de especialistas da Benetton pode te ajudar, basta entrar em contato conosco.
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Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato
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