postagem de 21 de Julho de 2021

3 dicas para fazer um pós-venda de qualidade e fidelizar clientes

3 dicas para fazer um pós-venda de qualidade e fidelizar clientes
Conheça a importância do pós-venda e quais benefícios oferece para a sua empresa

Você pode nem ser tão apaixonado pelo que comprou, mas o atendimento é tão bom, inclusive depois da compra, que você pensa “eles não queriam me conquistar só para vender, afinal, eu já comprei e continuam me tratando bem” e acaba comprando mais vezes no mesmo lugar.

No final das contas, todo mundo ama ser mimado, não é mesmo? Ainda mais após gastar seu dinheiro.

E é assim que as empresas que usufruem de boas estratégias de pós-venda fidelizam clientes e saem na frente da concorrência.

Quer aprender a criar um bom relacionamento e fidelizar seus clientes? Vem com a gente e leia este artigo completo.

O que é o pós-venda e qual sua importância?

Muitas empresas investem fortunas em estratégias de marketing para captar novos clientes e acabam deixando de nutrir os que já possuem e, de acordo com estudos sobre vendas, é muito mais fácil e certeiro manter um cliente do que captar um novo, portanto, o pós-venda precisa ser ainda mais valorizado.

A busca por novos clientes não é totalmente deixada de lado, é claro, mas para o sucesso é essencial criar uma cultura de fidelização. Quando um consumidor que compra pela primeira vez e tem uma boa experiência em todos os pontos de contato e, principalmente, se o relacionamento continuar após a compra, ele tem grandes chances de voltar para fechar mais negócios e, ainda, é muito provável que ele indique sua empresa.

O pós-venda é constituído por um conjunto de estratégias de marketing que objetiva manter um relacionamento comercial com o cliente já conquistado. Investir nessa retenção é importante para que o consumidor volte a realizar novas compras, conheça os lançamentos e promoções, sinta-se tratado de forma personalizada e divulgue positivamente a sua marca entre os amigos.

Como o pós-venda pode ajudar sua empresa?

Se você deseja se destacar no mercado como uma empresa atenciosa, profissional e responsável, a melhor maneira de fazer isso é através de um trabalho minucioso de pós-venda.

Fidelização e atração

Quando você cria um bom relacionamento com seus clientes, além de aumentar a probabilidade deles comprarem novamente com você a boa imagem do seu negócio é transmitida para outras pessoas, e você alcança novos clientes.

Credibilidade no mercado e na mídia

A reputação positiva da sua empresa também pode contribuir para ajudar a sair mais facilmente de crises de imagem ou eventuais problemas financeiros, pois a confiança do público fará seu negócio ter credibilidade no mercado e na mídia.

3 dicas para realizar um pós-venda de qualidade

Agora que você já sabe que o pós-venda é fundamental, está na hora de conhecer estratégias para deixá-lo ainda mais assertivo, portanto, se liga nas dicas que selecionamos:

Recolha feedbacks

É muito importante mostrar interesse em saber a opnião do cliente após realizar uma compra de produto ou serviço, essa atitude deixa claro que sua empresa se preocupa com a experiência do cliente e está disposta a melhorar de acordo com os feedbacks recebidos.

Envie presentes em data especiais

Para realizar essa estratégia é necessário, antes de mais nada, conhecer o seu cliente, suas informações pessoais, gostos e preferências. A partir daí você pode formular ações legais para presenteá-lo, como no aniversário, por exemplo.

Mostrar ao público que, para a sua empresa, ele é especial e merece ser presenteado é uma ótima estratégia para ganhar consideração e fidelizá-lo.

Crie um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma estratégia para se aproximar ainda mais dos clientes entregando alguma recompensa ou benefício. Além de atribuir experiências mais relevantes e personalizadas com a marca, o programa de fidelidade torna possível coletar ainda mais dados sobre os clientes, que podem ser usados para personalizar e adaptar recomendações.

Como eu implanto estratégias de pós-venda no meu negócio?

Se você nunca fez nenhuma estratégia de pós-venda e leu este artigo mas não sabe por onde começar, ajudaremos você.

Basicamente, no pós-venda, você faz com que a experiência do seu cliente com a sua empresa seja a melhor possível, e para isso é necessário conhecê-lo muito bem.

Afinal, não é legal mandar um presente de natal para alguém que não comemora essa data, não é mesmo? Ou enviar o presente de aniversário no dia errado, ninguém gosta disso, certo?

Para começar, invista em maneiras de colher informações do seu público e, após conhecê-lo bem, coloque em prática as estratégias que compartilhamos acima.

Se você não souber muito bem como dar forma a elas, não tem problema, o time de especialistas da Benetton pode te ajudar, basta entrar em contato conosco.

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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