Muitas pessoas sentiram o impacto da pandemia transformando suas rotinas de trabalho, momentos de lazer e relacionamentos sociais.
Provavelmente você foi uma delas, e na incerteza do que vem por aí, a habilidade de se adaptar é uma das mais necessárias.
Todos os ramos de trabalho mudaram de diferentes formas para lidar com esse momento, e quem trabalha no mundo das artes, seja qual for o ramo, pode confirmar isso.
Criação demanda criatividade e referências, e trabalhar de home office dificultou esse processo, afinal, não é qualquer um que se sente inspirado dentro do quarto e longe de uma equipe que contribua para lapidar ideias.
O isolamento social também interferiu no funcionamento de museus, exposições, eventos e outros espaços de interação artística e, pensando neste cenário, trouxemos para você algumas dicas de plataformas para buscar referências e trabalhar sua criatividade sem sair de casa. Acompanhe nosso artigo e fique por dentro!
Se você trabalha com criação de conteúdos ou pratica por hobby, compreende que tudo gira em torno da criatividade. É através dela que conseguimos ter ideias incríveis e transformá-las em artes encantadoras!
Uma criança que tem sua criatividade estimulada torna-se um adulto muito mais seguro, e no mercado de trabalho acontece o mesmo.
Os profissionais criativos se destacam, apresentam soluções, inventam produtos e inspiram outras pessoas.
Você já ouviu a frase “nada se cria, tudo se copia”? Bom, ela está errada. A verdade é que: nada se cria, tudo se transforma!
É possível sim ter ideias surpreendentes que saiam da sua cabeça, mas é claro que você pode buscar referências!
Somos formados por referências de coisas que experimentamos, e isso compõe nossa identidade, portanto, parte dessas referências são expressas no nosso trabalho, mas transformadas de acordo com as nossas peculiaridades.
Se você já foi em algum evento da sua área, museus ou exposições, você sabe que, além de se inspirar, parece que o clima artístico contagia, e você sai desses lugares motivado para criar.
Inspirar e respirar arte é incrível, e em meio a referências artísticas, isso fica bem mais fácil!
O novo cenário impossibilitou muitas coisas, mas o ser humano tem uma capacidade incrível de adaptação, e graças a ela encontramos soluções para muitas questões.
Conheça algumas plataformas que permite que você se inspire e busque referências sem sair de casa:
A Pinacoteca de São Paulo tem um tour virtual que você pode acessar de onde estiver, e visualizar obras incríveis da antiga exposição permanente no museu.
Esses trabalhos artísticos podem servir de inspiração e referência para quem atua no ramo de criação, além de motivar suas produções. Vale a pena conferir!
O Google também possui uma plataforma de grande valor artístico, em que o internauta pode visualizar obras e movimentos de arte, eventos históricos, e, recentemente também foi adicionado uma exposição de música eletrônica, que abrange seu desenvolvimento histórico até artistas atuais.
Essa plataforma foi desenvolvida em parceria com museus, e também oferece visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo, proporcionando que os visitantes sejam contemplados com criações artísticas de todos os tipos de culturas e de diferentes períodos históricos.
Se você não dispõe de muito tempo livre, e quando não está trabalhando acaba se distraindo com a televisão ou celular, o aplicativo DailyArt é perfeito para inspirar e motivar você a retomar suas criações.
Com este app gratuito você tem acesso a obras de arte clássicas e um pequeno resumo sobre elas todos os dias, basta configurar o melhor momento para receber notificações e suas preferências.
Se você possui esses dois pontos, já pode se considerar sortudo. Alguns dizem que criatividade é um dom, mas na verdade é a capacidade de pensar em coisas novas, de apresentar ideias e soluções, e todos podem trabalhar isso.
Já as referências estão inseridas na nossa personalidade, nas músicas que ouvimos, nas cores que gostamos, nos livros que lemos e em tantas outras coisas sutis que fazem parte de nossas vidas, mas também podem ser trabalhadas na experimentação de coisas novas.
O importante é sempre buscar o novo, se atualizar e procurar inspirar através de suas produções.
Trabalhar com criação é produzir, através da sua criatividade e referências, para também tornar-se uma referência.
Portanto, capriche! Se atualize, faça cursos digitais, visite museus online, ouça músicas novas e crie usando todas as suas experiências e deixando a criatividade fluir.
Agora que você conhece as plataformas ideais para buscar inspiração, que tal começar?
Gostou do conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Leia também:
Como estimular a criatividade em equipe?
Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Envato.
O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.