postagem de 28 de Maio de 2021

4 empresas que usaram sua influência a favor da saúde

4 empresas que usaram sua influência a favor da saúde
Entenda o motivo das empresas criarem campanhas de conscientização sobre a vacinação.

Como a pandemia mudou sua vida?

Essa é uma pergunta universal, que podemos fazer para qualquer pessoa. Muitas vidas foram transformadas e, entre tantas mudanças, surgiu a esperança: a vacina.

Sabe quando você tem um pesadelo e deseja acordar para se ver livre do que te assusta? Foi mais ou menos assim que a vacina foi assimilada pelas pessoas, mas, não por todas.

Mesmo parecendo a salvação, houve quem temesse a imunização e, por isso, marcas criaram campanhas apoiando a vacinação, e oferecendo benefícios para quem topasse furar o bracinho com o tal do imunizante.

Quer saber quais campanhas foram essas? Leia nosso artigo completo e fique por dentro.

As fake news promovem desinformação sobre as vacinas

O Isolamento social foi proposto para diminuir os casos de Covid-19, mas houve algo que cresceu: as fake news.

E elas ainda estão com tudo, viralizando, principalmente, nas redes sociais.

De acordo com o site SanarMed, no mês de maio, apenas 18 notícias falsas tratavam do tema das vacinas. Em junho, o número subiu para 50 e no mês seguinte, julho, chegou a 87 conteúdos falsos sobre as vacinas para covid-19.

A pesquisa divulgada pela UPVacina revelou a maior parte das publicações está relacionada aos: possíveis perigos e ineficácia das vacinas (24,52%), teorias da conspiração (27,10%), alteração de DNA humano (15%) e ao empresário americano Bill Gates (14%), um dos fundadores da Microsoft e financiador de pesquisas e vacinas.

As notícias falsas assustam e confundem a população, e dificultam, ainda mais, que as coisas voltem ao normal.

Por que marcas se posicionaram a favor da vacinação?

As marcas entendem o potencial que sua visibilidade nas redes oferece para falar sobre qualquer assunto, e aproveitaram isso para se posicionar sobre o tema do momento: a vacinação.

Os consumidores atuais estão em busca de empresas engajadas com causas sociais, portanto, se posicionar sobre este assunto também é uma forma de representar seu público.

Além disso, todos esperam que o isolamento social acabe, e as empresas enxergam a vacinação como o meio mais eficaz para isso acontecer.

Não é atoa que algumas campanhas, como a da Pfizer, por exemplo, carrega em seu slogam a frase “Vacina: Tomar para Retomar”. O objetivo é estimular a população brasileira a tomar as vacinas de acordo com as datas organizadas pelo Programa Nacional de Imunizações e, assim, provocar a retomada da rotina, do trabalho, dos encontros e de outras tantas atividades de forma ainda mais rápida.

Quer conhecer outras marcas que estão promovendo campanhas em prol da vacinação? Vem com a gente!

4 Marcas que criaram campanhas para apoiar a vacinação

Fique por dentro do que as empresas prepararam para estimular as pessoas a se imunizarem.

Uber

Para apoiar a vacinação e combater a Covid-19, o maior aplicativo de transporte do mundo criou uma campanha de apoio ao trabalho da Cruz Vermelha Brasileira, oferecendo 70 mil viagens gratuitas para a organização internacional.

As corridas serão acessíveis por códigos promocionais para a entidade utilizar com profissionais, voluntários e pessoas em situação de vulnerabilidade. Cada código dará viagens gratuitas de ida e volta aos locais de vacinação no valor máximo de R$ 30, e precisa ser adicionado no aplicativo da Uber antes de a viagem ser confirmada.

Tinder

Desde o começo da pandemia o aplicativo realizou ações para ajudar a sociedade a passar por esse momento, disponibilizando o recurso Passaporte, que permitia que pessoas de diferentes partes do mundo conversassem pela plataforma.

E agora, para apoiar a vacinação, o Tinder oferece recursos para os vacinados, abrangendo desde stickers personalizados até a oferta de recursos exclusivos para contas premium para quaisquer contas gratuitas que pertençam a pessoas que já tomaram suas doses.

Facebook

A rede do Mark Zuckerberg não ficou de fora, e sua campanha na Índia, que passa, atualmente, pela pior fase da Covid-19, transmite uma mensagem de esperança e conscientização.

O filme, produzido pela própria agência de criação do Facebook, possui seis minutos e foi lançado ao longo do último dia do Ramadã, com uma mensagem universal e atemporal de altruísmo e bondade, e mostra como vale a pena insistir com aqueles que ainda se mostram receosos com a vacinação contra a Covid-19.

Pfizer

A indústria farmacêutica norte-americana, também realizou uma campanha para conscientizar os brasileiros, usando a imagem do apresentador Tiago Leifert.

Criada em parceria com a agência Ogilvy Brasil, a campanha “Vacina: Tomar Para Retomar” terá inserções em televisão, rádios e sites de notícias e entretenimento, além de também estar nas páginas da Pfizer e de Tiago Leifert em redes sociais, Facebook e Instagram.

O que essas campanhas nos ensinam sobre visibilidade de marcas?

É claro que estamos falando de empresas grandes e consolidadas no mercado, com um vasto público e visibilidade nas redes sociais.

Mas não basta ter visibilidade nas redes e não se atualizar, os consumidores esperam que suas marcas se posicionem, que orientem as pessoas e mostrem que se importam com a sociedade.

Neste caso, as empresas citadas realizaram grandes campanhas de apoio à vacinação, e mostraram que, para elas, a imunização é fundamental para que as coisas voltem ao normal.

Abraçar uma causa social não apenas conscientiza mais pessoas, como fortalece o relacionamento com seus clientes e conquista novos públicos.

E sua empresa, ela já se posicionou sobre alguma questão social?

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/ Créditos: B9

O material poderá ser reproduzido por terceiros, desde que citada a fonte.


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