postagem de 06 de Maio de 2021

5 empresas que usam memes na comunicação

5 empresas que usam memes na comunicação
Descubra os benefícios de usar os memes na sua comunicação

Lembra quando você comprava algum produto influenciado pelos comerciais da televisão?

Os tempos mudaram, e hoje, você pode usar a internet para pesquisar o que deseja comprar e sua marca.

Essa mudança ocorreu no perfil dos consumidores em geral, e as empresas perceberam que precisavam mudar suas estratégias de comunicação, com foco em se aproximar dos clientes.

As organizações entenderam que a melhor forma de se aproximar, seria aderindo uma linguagem leve, amigável, divertida e até mesmo íntima, com o propósito de estabelecer um relacionamento.

Para tornar essa comunicação ainda mais gostosa, algumas empresas inseriram memes em seus conteúdos, por serem populares na internet e divertirem ainda mais qualquer diálogo.

Mas você sabe o que são memes e conhece empresas que os utilizam? Acompanhe nosso artigo até o final, vamos te contar tudinho!

Como surgiram os memes?

De acordo com o blog da Paçoquita, o termo meme foi usado pela primeira vez no livro “O Gene Egoísta”, escrito por Richard Dawkins, em 1976. Ele afirmava que meme era uma unidade de informação no cérebro, capaz de se multiplicar facilmente de pessoa para pessoa. Basicamente: uma ideia capaz de se tornar viral facilmente.

Na internet, meme é uma ideia que se espalha muito rapidamente, seja por meio de vídeo ou foto - na maioria das vezes em forma de humor.

Você lembra da “Luiza, que está no Canadá”?

Esse foi um dos primeiros memes que viralizou on-line e offline, após um comercial de televisão veiculado em 2012, que mostrava uma família reunida e o pai dizia que apenas a Luiza não compareceria, pois ela estava no Canadá.

O meme viralizou, e não se falava em outra coisa que não fosse a estadia da Luiza no Canadá.

O cantor Lenine, por exemplo, em um de seus shows agradeceu o público, menos a Luiza, que está no Canadá.

Desde então muitos memes repercutiram na Internet, alguns ultrapassaram fronteiras, culturas e idiomas, e mostraram o poder do humor.

O poder do brasileiro quando o assunto é criar memes

Falou de memes, falou de Brasil! O que não falta nesse país é criatividade e bom humor.

Seja na política, na saúde, na economia ou nos programas de TV, os brasileiros estão sempre prontos para criar um novo meme e viralizar ele, algumas vezes até em outras nações.

O meme da Nazaré confusa é um exemplo disso, a vilã mais cômica de todos os tempos da telenovela brasileira foi descoberta pelo mundo e diversas pessoas de outros países compartilharam sua imagem, em meio a fórmulas matemáticas, nas redes sociais.

A Cuca, personagem brasileira criada por Monteiro Lobato também ficou famosa internacionalmente, usada nas redes sociais dos gringos como o “jacaré de peruca”.

Outro exemplo de propaganda que virou meme, assim como a Luiza do Canadá, foi a Betina, que aos 22 anos acumulou 1 milhão.

Essa propaganda foi veiculada em publicidades no YouTube, e ficou famosa na internet. Muitas pessoas postaram em suas redes sociais “Oi, meu nome é Betina e eu tenho…”, na continuação adicionavam posses bem diferentes da moça da propaganda, como: problemas, contas e pouco dinheiro.

Não são poucas as contribuições humorísticas dos brasileiros para o mundo, e mesmo que nem todos enxerguem oportunidades neste dom do brasileiro, quem entende e faz bom uso dos memes sai ganhando, como é o caso de algumas empresas que falaremos no próximo capítulo.

Empresas que utilizam memes em sua comunicação

Às vezes um meme fala mais do que mil palavras, e é apostando nisso que as empresas que desejam se atualizar e criar uma relação com os consumidores apostam neles. Conheça algumas delas:

Netflix Brasil

A plataforma de streaming é conhecida pela linguagem íntima e humorística utilizada com os internautas nas redes sociais, e para compor essa comunicação, o que não falta são memes.

Um dos casos mais conhecidos, foi quando a Netflix Brasil convidou a Inês Brasil para participar de um episódio da série Orange Is The New Black. Inês é um meme ambulante para os brasileiros desde seu vídeo de inscrição para o Big Brother Brasil, em 2012, no qual ela expõe sua personalidade icônica, humorística, e também seu lado “paz e amor” e (muito) sensual da vida. A partir deste vídeo, sua vida mudou surgindo memes, gifs, paródias nacionais e internacionais, entrevistas públicas e promoções suas como cantora e atriz.

Outro meme que a Netflix viralizou foi a clássica cena de "Pulp Fiction", em que o personagem Vicent, interpretado por John Travolta está confuso, virou piada nas redes sociais - 20 anos depois do lançamento do longa.

O objetivo da brincadeira era mostrar situações em que as pessoas ficam confusas, como quando não lembram onde estacionaram o carro.

Hershey’s

A marca de chocolates, utilizou um dos membros da popular banda brasileira, Raça Negra, para atuar na propaganda segurando uma barra de chocolate, e fazendo referência a uma de suas músicas que possui a seguinte letra: então me ajude a segurar, essa barra que é gostar de você.

Cemitério Jardim da Ressurreição

Por mais estranho que possa parecer, esse cemitério em Teresina, Piauí, é famoso por suas publicidades inovadoras e senso de humor.

Quando muitas pessoas começaram a publicar na internet a brincadeira “como você está em uma escala de 0 a.…” o cemitério entrou na piada, fotografou algumas expressões de suas estátuas, numerou e deixou que o público escolhesse qual número representava seu estado no momento.

Decolar

Quando o meme da Luíza no Canadá estava em alta, a decolar apostou no destino para brincar em suas redes sociais. Em algumas publicações a empresa oferecia pacotes especiais para quem desejasse conhecer o Canadá e, claro, visitar a Luiza.

McDonald’s

Falamos de um meme antigo, e agora vamos falar de um meme novinho e quentíssimo para você.

O McDonald’s transformou suas redes sociais em passarelas, com a hashtag “MequiLookDelivery” brincando com a famosa expressão “Não tenho nem roupa pra isso”.

O McDonald’s diz que vale qualquer figurino para buscar o seu pedido na porta de casa. Criada pela agência DPZ&T, a campanha #MéquiLookDelivery vai promover um desfile nas redes sociais do McDonald’s e os seguidores mais estilosos terão seus inesquecíveis minutos de fama.

Por que utilizar memes na comunicação da sua empresa?

Com o Cemitério Jardim da Ressurreição vimos que qualquer empresa pode ousar e trabalhar com memes, mesmo se não atuar em uma área inovadora e popular.

As pessoas possuem familiaridade com as redes sociais hoje em dia, e navegam para encontrar coisas que gostam, e quem não gosta de dar risada?

Embora os brasileiros amem memes, vimos nos capítulos anteriores que os gringos também tem senso de humor, e os memes não tem limites.

Ao utilizar esse tipo de comunicação no seu negócio, você atrai a atenção do público, gera visibilidade para o seu negócio através dos memes que viralizaram e consegue estabelecer um relacionamento com o consumidor atual.

Mas, se você não sabe muito bem por onde começar, que tal contratar uma equipe de especialistas que está sempre por dentro do que rola na internet e pode te ajudar a inovar suas redes sociais? Fale com o time de especialistas da Benetton!

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Benetton Comunicação

Por: Débora Leite

Fotos/Créditos: Envato.

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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