Desde a última virada de século, a sociedade vem experimentando diversas transformações no cenário social, proporcionadas pelo avanço tecnológico.
No decorrer do século XX, estávamos acostumados com a presença da televisão e do rádio como maiores ferramentas de acesso à informação.
No final do mesmo século, fomos surpreendidos com a presença dos computadores e da internet, que foram sendo otimizados cada vez mais com o passar dos anos e apresentando novas possibilidades, como as redes sociais, os notebooks, celulares, smartphones, aplicativos, inteligência artificial e ferramentas que hoje, em 2020, ainda estamos conhecendo.
Essa evolução dos causou mudanças significativas nos diversos tipos relacionamentos, no acesso à informação, nas formas de venda e consumo, na comunicação e na interação entre público e empresas.
Podemos chamar esse processo de Transformação Digital.
Quando o rádio e a televisão ainda eram nossos principais meios de comunicação, tínhamos pouca ou nenhuma possibilidade de interação com o conteúdo.
Nossa parte como receptores da informação se resumia em mudar de canal para decidir qual agradava mais, e as grandes mídias ainda dominavam a comunicação, propagando conteúdos de acordo com suas próprias ideologias.
Com a internet e a transformação digital, essa relação entre emissor e receptor foi modificada, o espaço virtual nos deu a possibilidade de interagir com o conteúdo, além de definir o que desejamos consumir.
A web se tornou um espaço livre e democrático, onde podemos expor nossos posicionamentos e conhecer outros pontos de vista, além de fortalecer trocas de cultura, experiências e informações.
A ideia de democracia refere-se a uma participação coletiva, então quando falamos que o ambiente virtual se tornou um espaço democrático, nós referimos a inserção de todos para consumir e produzir conteúdo na web.
Mas, na verdade, para que isso aconteça de fato, precisamos entender e implementar a acessibilidade digital, termo que tem sido mais explorado com as transformações tecnológicas.
A ideia de acessibilidade surgiu no século passado, para incluir pessoas com necessidades especiais no espaço público, e inicialmente a ação visava principalmente a adaptação do espaço urbano para contemplar a população como um todo.
A transformação digital proporcionou que o termo “acessibilidade” fosse difundido, e a luta dos movimentos sociais pelas pessoas com deficiências ganhassem visibilidade.
Além disso, a inovação tecnológica trouxe outra demanda: a necessidade da acessibilidade no meio digital.
Para que o ambiente virtual se torne realmente democrático e inclusivo, ele precisa ser acessível para todas as pessoas, independente da sua capacidade, idade ou deficiência.
Em um outro artigo do nosso blog, apresentamos informações sobre um estudo, revelando que dos 14 milhões de sites brasileiros analisados, 99% ainda não está acessível para pessoas com deficiência.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE , um a cada quatro brasileiros possuem algum tipo de deficiência, e essas pessoas também precisam interagir na web.
Além disso, para as empresas que não possuem um ambiente inclusivo, a exclusão dessa parcela da população pode significar uma perda significativa de consumidores.
A transformação digital também modificou as formas de consumo, hoje em dia as pessoas não consomem mais como uma grande massa.
Agora, além de poder decidir o que comprar, os consumidores pesquisam sobre a empresa e suas ações antes de gastar dinheiro.
Sendo assim, o consumidor não se preocupa apenas com o produto, mas ele quer saber também se os princípios da organização combinam com os seus, e se a instituição se preocupa com a sociedade.
As empresas que possuem ambientes inclusivos, além de incluir no seu público-alvo as pessoas que possuem alguma deficiência, ainda são bem vistas no mercado por todos os consumidores e adquirem vantagens competitivas em relação a concorrência.
Viu só? Todo mundo sai ganhando com a acessibilidade digital!
Agora que você sabe tudo isso, está na hora de tornar seu site um ambiente inclusivo!
Gostou do conteúdo?
Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.
Leia também:
- Acessibilidade digital: o que é?
- Por que a acessibilidade digital é um ato de empatia?
- O surgimento da acessibilidade digital
Benetton Comunicação
Por: Débora Leite
Fotos/Créditos: Divulgação
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.