Não é segredo algum que a chegada da pandemia fez com que diversas empresas buscassem novas alternativas para se organizar dentro do mercado de trabalho. Você mesmo deve conhecer alguns exemplos de segmentos que foram diretamente afetados por essas condições, caso o seu próprio negócio não tenha sido.
Segundo dados do Censo Agências 2022 da plataforma Operand, 49% das agências de marketing acabaram migrando para o home office durante a pandemia. Mesmo assim, esses ambientes continuam sendo acolhedores e descontraídos – verdadeiros espaços ideais para o trabalho remoto.
Deu vontade de saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para entender como funciona a relação entre produtividade e acolhimento on-line.
Você pode esquecer o arquétipo dos locais de trabalho com políticas totalmente formais e rígidas, já que por aqui, o ambiente é bastante diferenciado. As agências de Marketing contam com a presença de colaboradores mais jovens, com diversos níveis de formação e experiência. A faixa etária dos membros do Time Laranja, por exemplo, varia de 20 a 60 anos de idade!
Por serem ambientes mais acolhedores e bastante diversificados, as agências estimulam muito a criatividade. Afinal, todos querem consumir e produzir conteúdos diferentes, que se destaquem no meio da multidão. Por isso, toda forma de inovação e referência é sempre bem-vinda. Você precisa ser capaz de pensar fora da caixinha, e uma ótima forma de fazer isso é através do estudo de referências variadas, como filmes, música, literatura etc.
Dê uma olhadinha nesse blog aqui para entender qual a ligação entre as séries de mais sucesso do momento e o que elas podem te ensinar sobre estratégia de marketing. As técnicas são surpreendentes!
Apesar do ambiente mais descontraído e receptivo, as agências de Marketing Digital também precisam ensinar seus colaboradores a lidar com uma rotina bastante acelerada, repleta de prazos a serem cumpridos.
Por isso, a comunicação é a chave do sucesso. Manter sua equipe sempre alinhada, através de reuniões periódicas, pode te ajudar a garantir que os objetivos da empresa e do time estejam totalmente em sincronia. Dar feedbacks com frequência e priorizar por relações de trabalho mais saudáveis são ótimos exemplos do resultado dessa prática.
Com o tempo, é possível aplicar algumas mudanças internas no processo organizacional e na cultura do seu negócio, que podem alcançar um impacto muito positivo no senso de pertencimento de cada um dos colaboradores. Por exemplo:
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Benetton Comunicação
Por: Mariana Romeira
Fotos/Créditos: Envato
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