postagem de 26 de Novembro de 2021

As 3 perguntas mais importantes para saber a 'dor da persona' B2B e B2C

As 3 perguntas mais importantes para saber a 'dor da persona' B2B e B2C
Seja vendendo para outra empresa ou para consumidor final é fundamental que seu produto/serviço seja a solução que elas querem

B2B é a abreviação dos termos em Inglês, Business to Business, que são empresas que vendem para outras empresas.

Como exemplos podemos citar empresas de atacado, autopeças, de softwares ou serviços terceirizados.

B2C é abreviação de Business to Consumer, que são aquelas que vendem diretamente ao consumidor final, ou seja, todas as demais.

O que elas têm em comum, além da necessidade de vender é que precisam ser a solução para seus clientes, precisam entender onde estão suas necessidades e atendê-las melhor do que a concorrência.

E como identificar a ‘dor’ destes clientes para saber exatamente como ser a solução deles?

É preciso responder, pelo menos, 3 questões importantes e vamos dizer quais são neste artigo.

Qual é a diferença que este meu produto/serviço fará para o cliente?

Ao responder esta pergunta você estará tornando mais claro o propósito da sua marca.

E como clareza, atrai mais clareza, ao saber descrever exatamente como é a vida de seu cliente sem você e como será a vida dele após comprar de você, ficará mais fácil ter a segurança necessária para que ele compre essa ideia.

Vamos colocar deste jeito: aqui na Benetton temos uma equipe especializada em fazer outras empresas venderem por meio de sua presença na internet.

Para isso, colocamos à disposição do cliente um time que pensa no que será dito nas redes, para quem (quais canais de comunicação), de que forma, com qual visual, em determinada frequência e com certo tipo de linguagem.

Pois bem, toda empresa quer vender pela internet, mas ela poderia nos perguntar algo como: “Eu sei fazer posts e anúncios nas redes sociais, o que me faria pagar para que vocês façam isso por mim?”

E a resposta de nossa parte seria objetiva: “Porque um negócio só funciona bem quando fazemos o que temos experiência para fazer melhor. Como o marketing digital exige experiência, tempo e qualificação, enquanto você estaria desperdiçando energia tentando colocar em prática e deixando de fazer bem o que faz, (não dá para fazer tudo ao mesmo tempo) nós já estaríamos fazendo por você e te entregando resultados em mais clientes, mais vendas e mais dinheiro”.

Simples assim. É isso o que fazemos.

Quais problemas ajudo a resolver?

Para facilitar, podemos seguir neste mesmo raciocínio do exemplo.

Desta forma, o que a Benetton é capaz de ajudar a resolver é desobrigar o cliente de ter que se dedicar a um trabalho no qual, na maioria das vezes, não tem tempo para fazer; tornar-se um ‘braço’ a mais na equipe fortalecendo as vendas, sem que o cliente tenha que arcar com custos de contratações internas e assumindo as responsabilidades por essa entrega, ou seja, mostrar o motivo de anunciar nesta mídia e não naquela outra, explicando os resultados obtidos, explicar na prática qual a consequência de cada decisão referente ao marketing.

Se pensarmos em uma agência de viagens que vende para consumidor final, esta resposta poderia ser: oferecer novas e agradáveis experiências.

Especialmente em um cenário pós-pandêmico as pessoas precisam voltar a poder relaxar, a ter válvulas de escape que a ajudem a manter a saúde mental em dia e viajar pode ser uma delas.

Por que meu cliente precisa desta solução?

Note que estar ausente da internet não é uma opção para uma empresa. Então, não importa o tamanho da organização, ela precisa aparecer nas redes de algum jeito, mesmo que seja apenas em um site (o que não é a solução correta, é claro).

As empresas precisam do marketing digital profissional de qualquer jeito, porque atualmente não há outra que substitua.

Já no caso de comprar uma viagem, a resposta pode vir se citarmos o fato de que investir em algo prazeroso é investir em saúde mental e emocional - bens preciosos a qualquer momento, além de ter uma empresa que vai cuidar de toda parte administrativa, digamos assim, que é reserva em hoteis, compra de passagens aéreas/rodoviárias, reserva de passeios, indicações e tudo o que precisar.

Ficou fácil compreender a importância de ter na ponta da língua as respostas para estas 3 perguntas?

Se quiser se aprofundar mais um pouquinho, convidamos a ler um outro artigo aqui do nosso blog que é Marketing de conteúdo para leads B2B e B2C: entenda as diferenças!

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Benetton Comunicação

Por: Ludmila Prado

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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