Diversas marcas e as próprias redes sociais estão ampliando o seu foco no relacionamento entre as pessoas, com conversas e interações. Isso está cada vez mais estabelecido no mercado e chegando a proporções maiores.
Quando uma marca está bem posicionada no mercado, ela costuma interagir com assuntos quentes e do momento, já que grande parte da população digital está nesse meio e essa é também uma forma de interagir com seus seguidores/clientes. Normalmente, uma marca segue esses dois contextos:
1. Ser uma marca que demonstre interessse em seus seguidores, iniciando conversas (conversation starter)
2. A marca ter a relevância (necessária) para entrar em assuntos específicos. A segunda questão é a que mais percebemos.
E é nessa questão que precisamos ver os detalhes, e entender até onde sua marca pode chegar. Mesmo que ela esteja bem posicionada, é possível participar de todos os assuntos do momento? Vale entrar em uma “disputa” de likes e interações com outros concorrentes, para ter a devida atenção do usuário? Ah, lembrando que isso deve ser analisado em todos os meios de comunicação!
Quando envolvemos a marca com assuntos do momento, precisamos, antes de tudo, analisar sua estratégia e pautar o conteúdo (brand content). Com isso, envolvemos também a edição, e juntando tudo isso com o posicionamento, analisamos o que podemos trazer de diferente com aquele assunto, se for relevante para a marca ou não e, até mesmo, se vale o desenvolvimento de algum projeto com o tema. Assim, é essencial avaliar todos os pontos, a relevância, o posicionamento e o que vai ser feito.