postagem de 04 de Fevereiro de 2022

Captação de leads

Captação de leads
As diversas facetas do marketing inbound

Nunca de se falou tanto em lead como depois da pandemia, onde os meios de contato físico com os públicos-alvo das empresas foram afetados.

As empresas voltaram seus olhares para o marketing digital e encontraram um pouco de tudo dentro dessa nova disciplina mercadológica. Opções intermináveis, promessas de 7 dígitos, estratégias mirabolantes e muito, mas muito aventureiro sem o mínimo conhecimento necessário para um trabalho estruturado.

O marketing digital firmou-se como ciência exata, onde as técnicas deixaram de ser invencionices para serem estatística e inteligência de mercado.

O caminho que deve ser percorrido descola do “ser criativo” somente e soma-se a conhecimento dos meios digitais, capacidade de estudar e determinar as diversas personas dos públicos-alvo e principalmente domínio das ferramentas de investimentos em Ads, de captação de leads, impulsionamentos e de nutrição adequada para cada lead adquirido. E ainda vem de reboque a falta de capacidade das equipes comerciais tratarem o lead vindo através do inbound, normalmente adaptadas e treinadas para o outbound.

Fases do processo inbound e a transformação digital das empresas

O mais importante no processo do marketing digital é saber para onde se quer ir. Senão, como diz o ditado, qualquer lugar serve.

A clareza dos objetivos determina as necessidades de investimentos e ações necessárias para alcançá-los e é importante usar a Inteligência de Negócios para alavancar resultados. O papel da assessoria de marketing digital é gerar resultados para os clientes.

Construir um Playbook de vendas para alinhar os atores aos objetivos estratégicos da empresa, aos valores por ela cultivados e ao método que ela opera, nunca foi tão necessário.

Através da captação de informações e dados sobre o seu consumidor ou possível cliente, realiza-se ao longo do caminho diversas análises com base em métricas recolhidas nas redes sociais, formulários, landing pages, entre outros, trazendo vantagem competitiva ao negócio, que poderá atingir os objetivos traçados com muito mais assertividade e clareza.

Dentro do processo de inbound no marketing digital temos:

Tráfego

O nome já diz tudo! É exatamente instalar o seu negócio em local muito movimentado e fazê-lo aparecer e se destacar. E conhecer e dominar ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, de SEO (Search Engine Optimization), Web Analytics e B.I Content.

Engajamento

É o passo seguinte após a instalação do seu negócio no ponto movimentado. Agora é conquistar um espaço no concorrido mercado e trazer engajamento para o produto. Público engajado é público comprador. E no engajamento é feito o Inbound Marketing, trazendo à luz todo aquele público que frequenta seus meios digitais e não se sabia quem era. E as ferramentas são o Web Design, as Landing pages, a Implementação de loja virtual, quando é o caso e todas as técnicas de Design e UX (User Experience).

Conversão

Essa fase é a porta de entrada para a venda. Trazer o prospect para condição de lead e iniciar um relacionamento que desemboca na venda. E isso o Desenvolvimento de relacionamento (Copywriting) é um determinante, com a aplicação e Controle de Vendas Omni-Channel e o uso adequado da Mídia Programática.

Retenção

Por fim, o processo de retenção, pois a pergunta é: Quando termina o processo de vendas? E a resposta: Quando o cliente compra novamente.

A retenção tem um papel fundamental para que as empresas não precisem “matar um leão por dia” e muitas ferramentas como E-mail Marketing, Remarketing, Social Media e CRM devem ser usadas de maneira adequada para que a retenção e recompra aconteçam.

Vamos falar sobre Captação de leads?

Estamos lançando uma enquete para mensurar quantas pessoas gostariam de participar de um Webinar para discutir esse assunto. Se você tem interesse, clique no link abaixo e deixe seus dados.

https://marketing.benettoncomunicacao.com.br/webinar-captacao-de-leads

Vai ser muito legal compartilhar experiências com você.

Benetton Comunicação

Por: Fernando Costa

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade