postagem de 04 de Novembro de 2021

Como aplicar a psicologia das cores em sua marca?

Como aplicar a psicologia das cores em sua marca?
Cada cor nos transmite uma sensação diferente, são essas combinações, baseadas em estudos, que potencializam as vendas quando bem usadas

Se você acha que quando escolhe comer no Mc Donald´s é só por causa do Big Mac e do molho especial, vamos fazer um convite para rever essa ideia.

Não é à toa que quando pensamos em fast food, rapidamente vem à mente a letra amarela em um fundo vermelho, não é verdade?

Isso significa que essa área vem sendo estudada há tempos e que, sim, é importante usar tonalidades que ‘conversem’ com seu público e se harmonize com suas mensagens.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a psicologia das cores.

Quente/Frio

Voltando ao exemplo do restaurante de fast food, uma cor que é unanimidade para chamar a atenção é o vermelho.

Ninguém precisa ser especialista para linkar vermelho com paixão, fome, como também a um alerta, por isso a cor usada para o sinal de pare no semáforo.

No espectro oposto, tons de azul e verde remetem a uma mensagem de serenidade, por isso são combinações muito usadas em empresas do mercado da saúde, por transmitir confiança e tranquilidade necessárias para cuidar bem de vidas.

Aqui a intenção é apenas dar exemplos práticos para ilustrar a importância de ter, pelo menos, um ideia das melhores escolhas, dependendo da mensagem que deseja transmitir para suas personas.

Claro, assim como as outras áreas de conhecimento da psicologia, a que estuda cores também tem técnicas e uma literatura vasta.

Mas, para ir se aprofundando aos poucos, temos aqui no blog dois posts que você precisa ler: um deles sobre psicologia do consumo e outro sobre as variadas aplicações da psicologia das cores no marketing, ambos valem muito a pena!

Paleta certa

Aqui na Benetton, temos profissionais da área de psicologia e designer para fazer essa definição precisa para os brandings que construímos.

Alguns fatores que são levados em consideração nesta escolha são:

Proporções combinadas: não é porque o verde ‘fala’ bem com seu público que tudo será verde, outras combinações serão usadas em proporções, 60% da cor predominante, 30% de uma cor secundária e 10% de uma cor para acabamento, essa é uma harmonização bastante usada no design de interiores.

Funcionalidades: assim como uma loja infantil não terá uma marca escrita em marrom, uma outra de comida orgânica não vai combinar vermelho, estes tipos de testes são feitos pela equipe para encontrar, literalmente, o tom certo para a comunicação.

Há muito conhecimento por trás dessas escolhas, o importante é não se basear em ‘achismo’ e procurar atendimento especializado para fazer o investimento certo.

Para saber mais sobre o assunto, um livro muito interessante é "A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão".

Nele, a autora Eva Heller, mostra como as cores estão tão enraizadas no nosso imaginário e, consequentemente, em partes do cérebro, a ponto de afetar diretamente em nossas decisões de compra.

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Benetton Comunicação

Por: Ludmila do Prado

Fotos/Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido, desde que citada a fonte.


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