Você sabia que quando estamos no processo de montar uma estratégia de marketing, calendários editoriais ou até mesmo campanhas de vendas, tudo é pensado de acordo com dois pontos essenciais: o negócio do cliente e datas comemorativas?
Não sabia? Pois agora você tá sabendo! Leia o resto da nossa matéria para descobrir ainda mais sobre como isso funciona.
Em uma tradução livre, o marketing seria um conjunto de ações focado em vendas e sazonal vem de tempo ou época específica.
Logo, o marketing sazonal se trata de uma estratégia de vendas que gira em torno de datas específicas. Mas como isso funciona na prática?
O marketing sazonal acontece praticamente o ano inteiro, especificamente durante algumas épocas do ano que são caracterizadas por atingirem um maior pico de vendas.
Ou seja, nos meses em que um produto ou serviço se encontra em alta.
Vemos esse tipo de estratégia o ano todo, como nos feriados do Dia da Mães e Natal, em datas comemorativas como a Black Friday ou o Dia dos Namorados e Halloween.
Além de outras épocas que acabam se tornando populares, como o mês do orgulho LGBTQIA+, o 4 de maio e as sextas-feiras 13.
Tudo depende do seu tipo de mercado, mas não dá para negar que esse tipo de estratégia, se bem explorada, pode trazer muitos benefícios para sua empresa, já que por si só já são épocas com pico de vendas e engajamento.
O importante é saber identificar os dias que podem ser explorados de forma mais interessante para a sua empresa e saber como conectá-la ao público. Para isso acontecer, não basta apenas sinalizar em um calendário quais são essas datas.
Contar com uma agência de marketing nessas horas pode ser fundamental, já que uma agência é especializada em realizar trabalhos mais profundos de entendimento da marca e relacionar ela com as épocas que fazem mais sentido para o empreendimento.
Com essa análise é possível elaborar campanhas de venda, peças e ações mais assertivas, além de contar com certa previsibilidade dos resultados a serem alcançados com essas ações.
Para entender quando usar do marketing sazonal é preciso entender o ramo da sua empresa primeiro, para isso reflita sobre as seguintes questões:
Entendendo a fundo essas perguntas e respostas, você passa a poder separar as datas mais interessantes para a sua empresa e elaborar um calendário de ações.
Seja criterioso com as datas escolhidas, se possível faça um brainstorming com as ideias e mensagens que você quer passar em cada campanha e não se esqueça que esse calendário deve conter todas as metas e métricas mais relevantes para o seu negócio conseguir medir os resultados.
A Benetton é uma agência de marketing especializada em resultados. Por aqui temos um time completo que planeja, elabora e executa as melhores campanhas orgânicas e pagas para o seu negócio.
Conte com um melhor custo benefício para a sua empresa e tenha estratégias de marketing sazonal o ano inteiro!
Entre em contato conosco para descobrir todos os resultados que podemos te oferecer.
Benetton Comunicação
Por: Karyna Rosa
Fotos/Créditos: Envato
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