Para distribuir conteúdo, as newsletters e e-mail marketing são ferramentas essenciais. Mas, para sua efetividade, o campo de “assunto” deve ser trabalhado com carinho pois é um fator crítico para aumentar a taxa de abertura e, consequentemente, de leitura dos conteúdos do e-mail.
Segundo dados do Campaing Monitor, a taxa média de abertura fica entre 15 a 25% e esses números mudam de acordo com o segmento da sua empresa. Por exemplo, a Educação tem taxas de abertura maiores (31,9%). Já a indústria automotiva, por exemplo, tem uma taxa um pouco menor (17,7%).
Conteúdo bem escrito faz com que esse percentual possa subir e por isso, separamos algumas dicas para escrever um bom assunto de e-mail. Olha só :
1. Crie um senso de urgência
O assunto precisa dar um motivo para que o leitor queira abrir sua mensagem, sentindo medo de perder alguma informação importante.
Para que isso aconteça, o ideal é que se crie um senso de urgência no usuário. Alguns bons exemplos são: “Faltam dois dias para o evento, não perca”, ou então: “Criamos um conteúdo imperdível para você”.
Essa característica faz parte de um clássico da publicidade, chamado de “act now”, ou também o famoso “call to action”, que não apenas criam esse senso de urgência, mas também indicam as ações que devem ser tomadas.
Deixamos aqui mais alguns famosos para usar: baixe, inscreva-se, reserve, peça e compre.
2. Não use frase com MAIÚSCULAS
Na internet é comum que palavras escritas somente com letras maiúsculas sejam interpretadas como gritos. Afinal, é assim que normalmente nos comportamos em conversas do WhatsApp por exemplo, ou quando fazemos algum desabafo no Twitter.
Há um tempo, acreditava-se que assuntos com todas as palavras em maiúsculas teriam mais destaque na caixa de entrada. Mas, devido a esse comportamento que temos nas redes sociais, as letras maiúsculas demonstram um sentimento zangado e no e-mail não seria diferente.
Por isso, se você quer destaque, invista na escolha de palavras adequadas e não elevando o tom de voz ;).
3. Seja breve
Assim como tudo que consumimos, os e-mails também vem sendo mais abertos pelo celular. Cerca de 77%. Por isso, presume-se que com uma tela mais estreita, o ideal é que o assunto tenha no máximo 50 caracteres.
Quem cria conteúdo sabe que nem sempre é fácil passar toda mensagem num espaço tão curto. No entanto, nossa dica é: tente transmitir a essência da mensagem nas primeiras quatro ou cinco palavras.
4. Escreva primeiro assunto!
Pode parecer exagero, mas esquecer de editar o campo do assunto pode acontecer, principalmente quando você duplica um e-mail enviado para ganhar tempo, edita o corpo da mensagem e se esquece de editar o título, fazendo com que ele passe despercebido.
Por isso, sempre escreva o assunto do e-mail primeiro!
Sabemos que esse é um conteúdo voltado para os assuntos de e-mail, mas aqui também vamos deixar uma dica sobre um primo dele: o remetente.
Primeiramente você deve saber como seu público te conhece. Se ele conhece o nome da sua empresa ou o nome de pessoas da sua empresa.
Depois de ter essa informação fundamental, você escolhe quem será o remetente da sua mensagem. Lembre-se: o nome mais lembrado deve ser o que aparece como remetente.
No geral, deu para perceber que essas dicas prezam pela objetividade, foco e credibilidade! Por isso, tenha sempre em mente o que você quer falar, para quem e com quem.
Dicas como essas nos ajudam a conseguir criar um conteúdo de impacto mesmo naqueles dias em que a criatividade resolve não dar as caras ;)
Benetton Comunicação
Por: Gabriele Fernandez
Fotos/ Créditos: Envato
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