postagem de 30 de Setembro de 2021

Criatividade na pandemia

Criatividade na pandemia
A democratização das redes

Os consumidores de criatividade que, por motivos profissionais - ou mesmo ociosos, foram relegados ao isolamento social, tiveram tempo de sobra para se empapuçar com a enxurrada de material que inundou as redes sociais no período pandêmico.

Trancados em casa por imposição de um vírus que só está cumprindo sua missão de extermínio de grande parte da humanidade, esses consumidores têm tido a oportunidade de testemunhar, diariamente, um fluxo interminável de coisas muito boas, realmente criativas. E também de coisas não tão boas, embora de visual inegavelmente atraente – mas completamente esvaziadas de boas ideias.

Muita gente, por exemplo, insiste em citar, ad nauseam, Star Wars, Joker, Alien, universos Marvel e DC etc., como se outras opções criativas, originais e autênticas não fossem possíveis. Felizmente, no geral, para quem está disposto a explorar a infinidade de opções oferecidas, do passado e do presente, o cosmo virtual oferece um cardápio para lá de saboroso, que inclui memes, ilustrações, fotografias, colagens, textos, vídeos etc.

O melhor de tudo é poder conhecer o trabalho de gente criativa até então desconhecida, que estava abaixo do limbo do subsolo do underground. Gente que veio à superfície, encontrando espaço para compartilhar e divulgar ideias. É esse ambiente de democratização criativa que esquenta e engrossa o caldo que alimenta as cabeças mais receptivas a novas descobertas.

Enfim, muita coisa do que é, até despretensiosamente, jogado na Babel on-line merece ser conhecida (e reconhecida) por quem trabalha com criatividade. Tudo, de certa forma, indica alguma alternativa de caminho para o futuro, que, como sabemos, não existe. Não dá mais pra engolir o papo furado de que “o futuro já está aqui”, a desgastada retórica dos arautos da obsolescência programada. Se a coisa está aqui, agora, é porque é produto do presente em que vivemos. Afinal, como disse o saudoso Joe Strummer, fundador de uma das bandas de rock mais criativas do planeta, o futuro não está escrito.

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se na nossa newsletter e fique de olho nas nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá.

Benetton Comunicação

Por: Maurício Meleiro

Fotos/ Créditos: Envato

O material poderá ser reproduzido por terceiros, desde que citada a fonte.


ei, você do celular

nos diga seu e-mail e fique sabendo tudo que rolou na semana!
somos resultados, estratégia, gestão, design e ux.

aliás, desejamos que sua experiência no site laranja seja inspiradora! ;)

Benetton Comunicação
Política de
privacidade